perm_identity event

Gravação Ao Vivo, dezenas de canais simultaneos

Galera, encontrei um video no site da empersa PreSonus (sim, estou viciado em PreSonus, sim, sou fã, sim vou fazer propaganda gratuita aqui!) no mínimo muito interessante!

Vc já se perguntou como é feita a gravação de um show ao vivo? Quantos canais são utilizados, como é microfonado a platéia, como ligar tudo, se é tudo gravado em PC ou em gravadores, qual mesa grava tantos canais simultâneos?

Pois eis aqui um vídeo que veio para dar uma idéia de como tudo é feito. Como sempre em inglês, mas mesmo sem entender (eu mesmo não entendo quase nada), vc entende! Entendeu?

Então vamos lá:

::Video::

:: Material Utilizado para gravar ::

Para facilitar o entendimento, vou citar o material utlilizado (parte dele) e como foi ligado (mais ou menos!).

Primeiro conjunto de equipamentos (First Rig)

Duas PreSonus Firestudio ligados em série (daisy-chained). Cada interface dessas possui 8 canais analógicos com pré amplificador XMAX top de linha da PreSonus, com mais 2 entradas ADAT, que possibilita a conexão com mais 16 canais digitais (8 canais pra cada entrada ADAT). Envia o sinal para o computador via FireWire 6 pinos.

Cada Firestudio desses está recebendo 16 canais, providos por 2 pré-amplificadores PreSonus Digimax FS. Esse pré-amplificador possui 8 pré amplificadores XMAX top de linha da PreSonus, e de ótima qualidade. Também possui uma saída ADAT, que envia o sinal desses 8 prés para o Firestudio.

Detalhe: todos os canais de microfone desses produtos possuem Phantom Power +48v.

Somamos então:

Firestudio 1 + dois Digimax FS  = 8 canais analógicos + 16 digitais = 24 canais.
Firestudio 2 + dois Digimax FS  = 8 canais analógicos + 16 digitais = 24 canais.
Tota = 48 canais!

Esse primeiro conjunto é ligado a um computador Mac.

Segundo conjunto de equipamentos (Second Rig)

Três interfaces PreSonus Firestudio Tube ligados em série (daisy-chained). Cada interface dessa tem a capacidade de gravar até 16 canais. Ela possui 2 canais frontais com pré-amplificadores valvulados, multiconectores neutrik (entrada para P10 e XLR, no mesmo jack), para ligar instrumentos e/ou microfones. No painel traseiro, 8 canais com pré amplificação transistorada XMAX, top da PreSonus. Todos os canais com entradas XLR possuem Phantom Power +48v.

Ainda no painel traseiro, mais 6 canais Line In completam o total de 16 canais nessa interface. Também possui um In/Out MIDI, enfim.

Aos cálculos:

3 interfaces de 16 canais = 48 canais.

Esta rig foi utilizada como um conjunto de gravação “reserva”, caso algo desse errado com a primeira rig. Foi ligada em um MacBook Pro.

————-

Espero que curtam!

Abraços!

TAGS:
Artigos relacionados