21/02/10

Gravação Ao Vivo, dezenas de canais simultaneos

Galera, encontrei um video no site da empersa PreSonus (sim, estou viciado em PreSonus, sim, sou fã, sim vou fazer propaganda gratuita aqui!) no mínimo muito interessante!

Vc já se perguntou como é feita a gravação de um show ao vivo? Quantos canais são utilizados, como é microfonado a platéia, como ligar tudo, se é tudo gravado em PC ou em gravadores, qual mesa grava tantos canais simultâneos?

Pois eis aqui um vídeo que veio para dar uma idéia de como tudo é feito. Como sempre em inglês, mas mesmo sem entender (eu mesmo não entendo quase nada), vc entende! Entendeu?

Então vamos lá:

::Video::

:: Material Utilizado para gravar ::

Para facilitar o entendimento, vou citar o material utlilizado (parte dele) e como foi ligado (mais ou menos!).

Primeiro conjunto de equipamentos (First Rig)

Duas PreSonus Firestudio ligados em série (daisy-chained). Cada interface dessas possui 8 canais analógicos com pré amplificador XMAX top de linha da PreSonus, com mais 2 entradas ADAT, que possibilita a conexão com mais 16 canais digitais (8 canais pra cada entrada ADAT). Envia o sinal para o computador via FireWire 6 pinos.

Cada Firestudio desses está recebendo 16 canais, providos por 2 pré-amplificadores PreSonus Digimax FS. Esse pré-amplificador possui 8 pré amplificadores XMAX top de linha da PreSonus, e de ótima qualidade. Também possui uma saída ADAT, que envia o sinal desses 8 prés para o Firestudio.

Detalhe: todos os canais de microfone desses produtos possuem Phantom Power +48v.

Somamos então:

Firestudio 1 + dois Digimax FS  = 8 canais analógicos + 16 digitais = 24 canais.
Firestudio 2 + dois Digimax FS  = 8 canais analógicos + 16 digitais = 24 canais.
Tota = 48 canais!

Esse primeiro conjunto é ligado a um computador Mac.

Segundo conjunto de equipamentos (Second Rig)

Três interfaces PreSonus Firestudio Tube ligados em série (daisy-chained). Cada interface dessa tem a capacidade de gravar até 16 canais. Ela possui 2 canais frontais com pré-amplificadores valvulados, multiconectores neutrik (entrada para P10 e XLR, no mesmo jack), para ligar instrumentos e/ou microfones. No painel traseiro, 8 canais com pré amplificação transistorada XMAX, top da PreSonus. Todos os canais com entradas XLR possuem Phantom Power +48v.

Ainda no painel traseiro, mais 6 canais Line In completam o total de 16 canais nessa interface. Também possui um In/Out MIDI, enfim.

Aos cálculos:

3 interfaces de 16 canais = 48 canais.

Esta rig foi utilizada como um conjunto de gravação “reserva”, caso algo desse errado com a primeira rig. Foi ligada em um MacBook Pro.

————-

Espero que curtam!

Abraços!

Tags:, , , , ,

Artigos relacionados

Comentários

  1. boa noite, tentei utilizar a presonus tube (16 canais) no sonar e apenas reconheceu oito canais, contudo no mix da própria presonus reconhece os 16 canais, nas configurações de áudio do sonar aparece a opção dos 16 canais, contudo somente permite habilitar 08, os demais ficam sem a opção de serem habilitados, somente constando que existem, poderia me ajudar a fazer o sonar reconhecer e permitir que eu habilite todos os canais, abraços e obrigado.

    • Fala, Oldair!

      Você tentou ligar essa interface em outro DAW? Será que não é a versão do seu Sonar, que só permite 8 canais de entrada? Eu não conheço o Sonar, mas sei que existem softwares em versão “demo” que tem algumas restrições.

      Se for crackeado, então o problema pode ser isso tbm.

  2. Oi. Valeu pelo post. Mas me diz uma coisa: se a firestudio não tem porta ótica, como é que ele fez a conexão das duas digimax (cuja saída é ótica) na firestudio? Se você puder esclarecer, agradeço.

    • Fala, Marcus! Vc precisa ver qual versão da FireStudio você está vendo. Existe uma versão, que se não me falha a memória é Lightpipe o nome, que tem entradas ADAT para ligar os prés digimax.

      A FireStudio Project, por exemplo, expande a quantidade de canais simplesmente ligando e linkando duas interfaces com um cabo FireWire.

      Um grande abraço!

  3. Oi bro Michael Nascimento. Meu nome é Gil, xto na africa em Moçambique, sou pianista duma banda afro “TUDúLOS” em primeiro lugar Kero parabenizar t e agradecer t pelas informçoes e dizer k tambem sou um amante de estudio e to a tentar criar o meu home studio e pra falar a verdade nunca vi esses ekipamentos (interface) d perto so na net….mas gostaria imenso d poder ter um e usalo em minhas gravaçoes…..como faço pra ter um interface? pode ser usado…..ai ta meu email kero ser teu amigo…Gilmarionordez@gmail.com

    • Fala, Gil! Tudo certo? Espero que sim!

      Que legal saber que nosso blog tem alcance internacional!

      Gil, para ter uma interface de audio eu recomendo que você procure uma loja de instrumentos musicais. Como você está começando, eu recomendo que compre algo simples, para iniciar seus testes.

      Se você já tem uma mesa de som, recomendo as Behringer UCA222. Se não tem, recomendo a compra de uma mesa Behringer XENYX USB, com a quantidade de canais que melhor te atenda.

      Um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *