perm_identity event

Gravação de banda Ao vivo

Bom, quase uma semana sem vir postar aqui, o blog não pode ficar abandonado assim! rs

Semana corrida, muitos compromissos, e preparação p/ gravação da minha banda. A gravação foi ao vivo, e não saiu do jeito que eu gostaria. Muitos problemas tecnicos, falhas, etc. Muito trabalho de mixagem e masterização do audio. Mas enfim, cheguei em uma qualidade razoável. Postei em dois lugares diferentes, pq aaaacho que o 4Shared não diminui a qualidade do arquivo, mas o Youtube carrega mais rápido.

::VIDEO::


Será (Legião Urbana Cover)

Video YouTube

Video 4Shared

—–

Como foi feita?

Bom, não há nenhum segredo nessa gravação. É som -> mesa -> PA & Interface UCA 200 -> computador.

Usei um MXL 990 pra pegar overall em cima da bateria, e um MXL 991 pra pegar o hi-hat. Estou besta com a qualidade desse MXL 991! Simplesmente amei o som que consegui tirar do hat!

Os amplificadores de guitarra foram ligados à mesa atravez de saída “cabinet extension”, que serve p/ ligar o amp em mais um conjunto de caixa acústica. Os dois amps eram Laney. Nem sei se é a mesma coisa que saída de linha, mas essa saída ajudou um pouco. Só que pequei em deixar o volume da guitarra muito baixo.

Já o volume dos vocais saíram extremamente alto. Isso pq o mesmo som que ia pra gravação também saía p/ as caixas de PA. Na hora do show, todos os instrumentos ficaram altos demais, e os vocalistas pediam volume o tempo todo. Eu tive que aumentar! rs

Bom, resumindo: liguei quase todos os instrumentos (com exceção do baixo, que foi captado pelo microfone dos vocais e pelo MXL 990) direto na mesa, e da mesa liguei a saída REC OUT na interface UCA 200. Usei a saída MAIN OUT para jogar o audio na potencia das caixas de PA.

A saída de audio da interface UCA 200 foi ligada na mesa de som, e a monitoração foi ativada no Adobe Audition. Ou seja, tudo o que eu estava ouvindo de monitoração era o que o programa estava gravando, exatamente. A latência usando driver ASIO é quase zero!

O audio foi tratado com um EQ de 31 bandas do Adobe, aumentando um pouco os graves, reduzindo o médio p/ que o vocal não ficasse muito alto e controlando os agudos, pq o hi-hat ficou encobrindo o som do resto.

Depois usei um compressor multibanda, do próprio adobe tbm, que ajudou a dar mais uma equalizada e controle na dinâmica. Esse compressor ajudou demais nos vocais, e deu um UP nas guitarras.

———————

Bom, qualquer dúvida, só mandar via e-mail ou comentarem! Gostaria também de sugestões! Adoro ouvir críticas, pois acho que é assim que consigo buscar melhorar sempre.

Espero que gostem!
Abraços!

TAGS:
Artigos relacionados