06/02/10

Novidades e Curiosidades – Compressor

Meu “estúdio” ainda não tá pronto (na verdade, não estou fazendo nada nele, só que tem um monte de equipamento jogado atravancando), e por isso não estou conseguindo atualizar da forma que gostaria.

Porém venho com algumas novidades.

Vou fazer uma série de posts só sobre equalização, chamada “Série Equalizadores” (duh!?), falando sobre diferentes equalizações p/ correção de ambientes, efeitos sonoros e efeitos de captação de instrumentos. Como sempre, estarei postando e aprendendo junto com vcs! Portanto, a participação da galera é super importante.

Outra coisa que pretendo fazer também é vender aqui no blog os plugs e adaptadores em que falo tanto. Isso por que em alguns lugares é difícil encontrar esses cabos, sem contar que eu estarei vendendo exatamente o que eu uso. E vcs estarão vendo os resultados que tiro com esses acessórios. Nunca gostei de explorar ninguem, então não vai ser tentando ajudar a galera que vou começar! O que acham da idéia?

Bom, pro post não ficar sem conteúdo, venho aqui postar um vídeo interessante. É ingles, mas dá pra aproveitar algo! rs

::VIDEO::


:::Resumo:::
Bom, basicamente os parâmetros do compressor são:

Treshold: o nível em dB a partir do qual o compressor vai começar a agir. Um treshold regulado em -20 dB vai fazer com que todo o audio que ultrapasse o nível de -20dB seja afetado pelo compressor. Aí entram os outros parâmetros.

Ratio: é o nível de compressão. É representado na forma X:/Y (X para Y), e significa quantas vezes (Y) o audio que ultrapassar o treshold será comprimido em relação ao nível original (X). Um RATIO de 3:1 significa que o audio vai ser diminuído em 3 vezes em relação ao audio original a partir do nível de treshold. Utilizando o exemplo acima, apartir de -20dB o audio vai ser reduzido em 3 vezes o seu valor.

Attack: É dado em ms (milésimos de segundo) e indica em quanto tempo o compressor começará a agir a partir do momento que o audio atingir o treshold. Se o attack for alto, o audio vai ultrapassar o treshold e vai ser comprimido depois. Num surdo de bateria, vc teria o som do ataque da baqueta alto, e logo depois a ressonancia bem baixa, dependendo do nível do Ratio.

Release: É o tempo em ms (milésimos de segundo) que o compressor leva para voltar ao estado normal. Utilizando o exemplo do attack, caso eu tivesse um release e um attack altos, a primeira baquetada seria alta, o som do surdo seria baixo, e a segunda baquetada seria mais baixa, por que o compressor ainda estaria comprimindo o audio, não teria voltado ao estado zero.

———

É meio complicado de explicar! rsrsrs

Mas eu ainda vou postar sobre masterização e mixagem, e explicarei vários equipamentos mais detalhadamente, dando exemplos de audio.

Abraços!

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Comentários

    • Gabriel, o compressor “achata” a variação de dinâmica da guitarra. Em situações onde a guitarra pede um som mais constante, ele ajuda e muito.

      Um exemplo é o estilo “funk” (não o carioca, pelamordedeus!). Como é um estilo tocado com certa agressividade, muitos slides, muita palhetada, o som tende a variar quanto à dinâmica. Para que a “coisa” fique mais uniforme, o compressor é utilizado.

      Em solos de guitarra a mesma coisa. Quando o guitarrista deseja que o som do solo mantenha um volume médio, sem variação, ele liga o compressor.

      E por aí vai…

      Abraços!

    • Gabriel, o compressor “achata” a variação de dinâmica da guitarra. Em situações onde a guitarra pede um som mais constante, ele ajuda e muito.

      Um exemplo é o estilo “funk” (não o carioca, pelamordedeus!). Como é um estilo tocado com certa agressividade, muitos slides, muita palhetada, o som tende a variar quanto à dinâmica. Para que a “coisa” fique mais uniforme, o compressor é utilizado.

      Em solos de guitarra a mesma coisa. Quando o guitarrista deseja que o som do solo mantenha um volume médio, sem variação, ele liga o compressor.

      E por aí vai…

      Abraços!

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