10/03/10
Gravar Guitarra Gravando em Casa

Gravar Guitarra – Série Setup de Gravação – Parte 4

Muitos dos nossos visitantes nos procuram para saber sobre como gravar guitarra: qual a melhor opção de interface, se é possível gravar diretamente no computador, se precisa usar direct box ou pode ligar direto na mesa.

Resolvemos escrever este texto para tentar ajudar a sanar algumas destas dúvidas.

Gravar Guitarra – Quais opções

Existem vários meios de se gravar guitarra. Você pode:

Vantagens: Além de poder gravar o instrumento, você pode gravar simultaneamente um vocal. Esta interface te dá a possibilidade de gravar guitarra em 2 canais separados, ligados no computador via USB. Nenhum outro hardware é necessário (além, claro, de cabos, guitarra e microfone!);

Desvantagens: Se sua intenção é gravar mais do que uma guitarra e um vocal ao mesmo tempo, essa interface vai limitar seu trabalho. Se você pretende gravar uma bateria microfonada, você precisará de, no mínimo, uma mesa de som com a quantidade de canais adequada à sua necessidade.

  • utilizar um amplificador pequeno com saída de linha (line out) conectada na entrada de linha/microfone do PC ou notebook. Também poderá ser ligado à entrada de linha de uma mesa de som.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-135190572-amplificador-meteoro-nitrous-drive-15-c-reverb-e-distorco-_JM

Vantagens: Custo. Provavelmente todo guitarrista já possui um cubo de guitarra com uma saída de linha. Esses cubos de 15w e 30w são bem baratos. Quem possui mesa de som da Behringer, por exemplo, com a interface de audio Behringer UCA200, pode ligar o amplificador na entrada de linha da mesa e utilizar a interface de áudio para obter uma qualidade melhor de gravação, sem chiado.

Quem não possui, simplesmente vai precisar de um adaptador para transformar o cabo da saída de linha (que é o P10) em entrada pro computador (que é P2). Sem contar que, sem a mesa de som, também será impossível gravar mais instrumentos simultaneamente.

Desvantagens: qualidade inferior e dependência do cubo para ligar o instrumento. Acho que só isso. E se você souber como regular, nem será tão inferior assim. No caso de usar o cabo ligando direto à entrada de linha do PC, a qualidade é um pouco pior.

Gravando o instrumento

Para este post, utilizarei o segundo método de se gravar guitarra, por que me encaixo no grupo de pessoas que possuem a guitarra e o amplificador com saída de linha!

Equipamento utilizado:Amplificador Meteoro, mesa de som Behringer Xenyx 1202, interface Behringer UCA 200, cabos RCA e P10.

Software: Cubase 5, Amplitube v3
(nota: poderá ser utilizado qualquer software de gravação aqui. Só estou utilizando o Cubase por já ter intimidade com ele, e o AmpliTube é um simulador de amplificador. Mais adiante vou falar dele).

Não há segredo, mas vou postar exatamente como estou ligando tudo:

  • Cabo P10 ligando a guitarra na entrada do amplificador
  • Cabo P10 ligando a saída de linha do amplificador na entrada de linha da mesa de som
  • Cabo RCA ligando a saída REC OUT da mesa de som na entrada “input” da interface UCA200
  • Cabo RCA ligando a saída “output” da interface UCA200 na entrada “TAPE IN” da mesa de som

Resultado

Exemplo 1

Exemplo 2

PS: Eu não toco guitarra, meu instrumento é bateria! Também não sei regular timbre.

Fiz uns acordes, só pra galera ver como fica. Não usei nenhuma pedaleira ou pedal de efeito físico. Só software. O segundo exemplo é uma graça com uma música que eu gosto. Não quis colocar bateria nem arrumar certinho o tempo das gravações por que eu estava com preguiça é só pra mostrar como é o resultado de se gravar guitarra desta maneira.

Gravar Guitarra com AmpliTube 3

O AmpliTube é um VST que simula amplificadores de guitarra e baixo.

Oque é um VST?

VST são plug-ins de softwares DAW, que substituem os periféricos físicos. Em outras palavras, são processadores de efeitos e dinâmica virtuais. Podem ser compressores, reverbs, noise gates, expanders, delays, tudo o que você imaginar. Até simulador de amplificador de guitarra valvulado, transistorado, microfonado, como é o caso do AmpliTube.

O que o AmpliTube faz?

Pega o som da sua guitarra, que já está dentro do seu PC, em formato digital, e processa para que ele ganhe as características sonoras de amplificadores reais. Aí você pode regular como vai ser feita a microfonação desse amplificador, que pedais de efeito usar, qual vai ser os efeitos no rack de periférico, enfim. Você tem uma gama enorme de opções.

Vou postar aqui uns vídeos sobre o AmpliTube 3.

Detalhe: este software não é gratuito. Se quiser usar versões “genéricas”, use por sua conta e risco! Sou contra quem usa isso, principalmente para fins comerciais.

Videos

Este vídeo faz uma comparação entre o AmpliTube Fender e o amplificador de guitarra real que está sendo simulado no AmpliTube. MUITO igual!


Bom, é isso por hoje!

Um grande abraço a todos! Qualquer dúvida, só mandar por e-mail ou comentar. Respondo todo mundo!

Keep Recordin’
Michael Nascimento

Tags:, , ,

Artigos relacionados

Comentários

  1. Tudo bem amigão !!
    cara, use plugins de peso como o da waves, para masterizar, outra opção é o T-Racks 4 ou o Izotope Ozone !!
    eles estão muito práticos hoje em dia, no youtube tem diversas video aulas e técnicas de mixagem e masterização com eles !!
    boa sorte !!

  2. nessa caso, os plugins ajudam muito a tirar uma qualidade superior.
    pela a minha pouca experiência, a minha dica é, voce usar plugins do pacote da WAVES COMPLETE !!
    estude dele, os equalizadores, compressores, efeitos… para masterizar, tem o T-RACKS 4 que é muito eficiente !!! espero que isso possa somar positivamente em suas gravações ! Sucesso !!

  3. Opa, tudo bom cara? Espero que sim.
    Seguinte, eu por enquanto não posso comprar uma interface de áudio, por isso tô gravando usando o baixo/guitarra direto nas suas respectivas pedaleiras, e dps direto no pc com o P10/p2, eu uso o Reaper pra escrever as baterias, e pra gravar os instrumentos, pra te ser sincero não tá um som MUUITO ruim, mas eu queria melhorar (por exemplo, ao gravar o baixo, o som do bumbo perde um pouco a presença, você saberia oq eu posso fazer pra melhorar o som?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *