24/06/10
Como Escolher seu Microfone

Dúvidas para escolher seu microfone?

Já perceberam como são caros os microfones considerados “padrões” em grandes estúdios? Por que será? Por que pagar 500 reais num microfone SHURE SM-57, ou 3 mil reais em um SENNHEISER MD-421? Pra que gastar tudo isso ao invés de comprar um kit de microfones Samson, CAD ou Soundking?

E microfone do bumbo? Por que não usar um microfone de KARAOKE? Ou um daqueles que compramos em lojas de supermercado?

Na caixa eu posso usar um qualquer?

Você ainda faz esse tipo de pergunta? Então responda a si mesmo: você quer o supra sumo da qualidade, quer algo razoável ou só quer brincar de estúdio de gravação?

Assista a esses vídeos.

Você entenderá qual é a influencia dos microfones na qualidade de áudio, e, de quebra, poderá escolher entre algum que te agrade!

Dica: assista a todos os vídeos usando um bom fone de ouvido, na melhor qualidade possível (720p).

Microphone Shootout – Teste de microfone

Seguem os vídeos. Estou apostando que vocês irão assistir a todos, e depois ficarão espantados com a variedade!

Tem microfones nesta lista que você nunca ouviu falar, e veja a qualidade.

Após assistir a estes vídeos, você pode conferir mais dicas sobre gravação neste link.

Bumbo

Caixa

Tom

Surdo

Hi-Hat

Overhead

Room

Escolheu o seu? Compartilhe conosco quais microfones agradaram mais!

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Comentários

  1. boas michael
    é com enorme prazer e admiração que vi teus vídeos e tuas explicações
    gostaria que me desses algumas dicas sobre que fazer,lembrando que quero o mais simples possível

    apenas tenho uma bateria dtx explorer electronica e um amplificador drums também da Yamaha……tenho um bom som no quarto,mas queria mais

    minha duvida é-aconselhas-me comprar uma mesa simples amplificada,para poder microfonar o amplificador bateria,ou há alguma técnica que possa melhorar som
    ou estou para aqui dizer asneiras e melhor deixar tudo como está

    obrigada agradeço tuas explicações

    cumps.
    jose capelo

    • Fala, José! tudo certo? Espero que sim!

      Eu não compreendi bem qual é teu objetivo. Você quer melhorar o som da gravação ou quer melhorar o som da bateria na caixa de som?

      Um grande abraço!

  2. Oi Michael,

    Achei o link que eu queria, que fala sobre mid-side recording.

    Clique no link "Video 2: decoding mid-side in Cubase"

    Aliás esse site tem muitas informações interessantes e vários exemplos de gravações com diferentes microfones. Vale a pena conferir.

    Abraço!
    Igor

  3. Oi Michael,

    Achei o link que eu queria, que fala sobre mid-side recording.

    Clique no link "Video 2: decoding mid-side in Cubase"

    Aliás esse site tem muitas informações interessantes e vários exemplos de gravações com diferentes microfones. Vale a pena conferir.

    Abraço!
    Igor

  4. Fala Igor!!!

    Cara, que bom que vc gostou dos vídeos! Fico feliz em ver que temos aqui em comum a paixã pela microfonação! Isso pode gerar diversas discussões extremamente criativas e várias matérias e vídeos para nossos leitores rsrs

    Eu trabalhei um tempo com microfones condensadores em captação de voz (em um estúdio de dublagem). Lá, a gente usava 1 AKG 414 e 2 AKG C4000 B. Pra esse tipo de aplicação, os C4000 eram melhores na minha opinião. Mas o AKG 414 era MUITO, MUUUUITO mais sensível. Captava sons de fora do estúdio com facilidade. Em um ambiente adequado (o que não era bem o caso do estúdio onde eu trabalhei), esse fator seria uma vantagem.

    Esse tipo de microfonação mid-side que vc comentou é a microfonação que pretendo utilizar aqui no meu home-studio para captação de TUDO rs.. Desde voz até amplificadores. Só que o microfone fig-8 que pretendo usar será um de fita. Sua dica sobre os mics da Royer vai ser muito útil pra mim. Também recomendo a vc os microfones MXL. São de baixo custo e alta qualidade.

    Um grande abraço e espero vc sempre por aqui para discutir os temas do blog! E pode ter certeza que vou estar sempre rondando por aí também! rs

  5. Fala Igor!!!

    Cara, que bom que vc gostou dos vídeos! Fico feliz em ver que temos aqui em comum a paixã pela microfonação! Isso pode gerar diversas discussões extremamente criativas e várias matérias e vídeos para nossos leitores rsrs

    Eu trabalhei um tempo com microfones condensadores em captação de voz (em um estúdio de dublagem). Lá, a gente usava 1 AKG 414 e 2 AKG C4000 B. Pra esse tipo de aplicação, os C4000 eram melhores na minha opinião. Mas o AKG 414 era MUITO, MUUUUITO mais sensível. Captava sons de fora do estúdio com facilidade. Em um ambiente adequado (o que não era bem o caso do estúdio onde eu trabalhei), esse fator seria uma vantagem.

    Esse tipo de microfonação mid-side que vc comentou é a microfonação que pretendo utilizar aqui no meu home-studio para captação de TUDO rs.. Desde voz até amplificadores. Só que o microfone fig-8 que pretendo usar será um de fita. Sua dica sobre os mics da Royer vai ser muito útil pra mim. Também recomendo a vc os microfones MXL. São de baixo custo e alta qualidade.

    Um grande abraço e espero vc sempre por aqui para discutir os temas do blog! E pode ter certeza que vou estar sempre rondando por aí também! rs

  6. Oi Michael,

    Também estou me tornando um fanático por microfonação de instrumentos acústicos e amplificadores de guitarra e baixo.

    Queria te dar os parabéns pelos excelentes vídeos que são uma verdadeira aula. Cada pessoa tira uma conclusão com base em critérios próprios do som que julga mais adequado, e os vídeos certamente irão ajudar muitos amadores e profissionais em futuras aquisições, além do posicionamento de microfones.

    Gostei MUITO do som dos mics da Equation Audio, não conhecia essa marca. Gostei muito dos Neumann, mais até do TLM-127 do que o U87 (embora isso possa soar como uma heresia para muitos). Fiquei um pouco decepcionado com o som dos AKG-414, acredita?

    Numa próxima viagem quero comprar mais um SM57, outro Audix F5, um Audix I5 e estou querendo um mic com Figure-8 para poder testar uma gravação Mid-Side, vi um fórum que o cara mostra como gravar com 2 mics (sendo 1 figure-8), temos aí basicamente 2 trilhas mono, aí ele duplica a trilha do mic figure-8 e, no Cubase, inverte a fase, e faz o panning L em uma e R na outra. Somado à trilha do primeiro mic (de frente para a fonte sonora), fica um som estéreo desbundante.

    Ah, fica uma sugestão de um futuro mic, pra você que é fanático e já tem um belíssimo arsenal, dá uma olhada no site da Royer (www.royerlabs.com) que fabrica os "ribbon" microphones e veja os audio samples que tem lá, especialmente do modelo estéreo. Animalesco!

    Grande abraço e, mais uma vez, parabéns!
    Igor Pezzoli

  7. Oi Michael,

    Também estou me tornando um fanático por microfonação de instrumentos acústicos e amplificadores de guitarra e baixo.

    Queria te dar os parabéns pelos excelentes vídeos que são uma verdadeira aula. Cada pessoa tira uma conclusão com base em critérios próprios do som que julga mais adequado, e os vídeos certamente irão ajudar muitos amadores e profissionais em futuras aquisições, além do posicionamento de microfones.

    Gostei MUITO do som dos mics da Equation Audio, não conhecia essa marca. Gostei muito dos Neumann, mais até do TLM-127 do que o U87 (embora isso possa soar como uma heresia para muitos). Fiquei um pouco decepcionado com o som dos AKG-414, acredita?

    Numa próxima viagem quero comprar mais um SM57, outro Audix F5, um Audix I5 e estou querendo um mic com Figure-8 para poder testar uma gravação Mid-Side, vi um fórum que o cara mostra como gravar com 2 mics (sendo 1 figure-8), temos aí basicamente 2 trilhas mono, aí ele duplica a trilha do mic figure-8 e, no Cubase, inverte a fase, e faz o panning L em uma e R na outra. Somado à trilha do primeiro mic (de frente para a fonte sonora), fica um som estéreo desbundante.

    Ah, fica uma sugestão de um futuro mic, pra você que é fanático e já tem um belíssimo arsenal, dá uma olhada no site da Royer (www.royerlabs.com) que fabrica os "ribbon" microphones e veja os audio samples que tem lá, especialmente do modelo estéreo. Animalesco!

    Grande abraço e, mais uma vez, parabéns!
    Igor Pezzoli

  8. kkk… hoje em dia, dá pra gravar o bumbo com um Leson de plástico e trocar depois por um som de outro bumbo qualquer, sampleado…rs.

    Valeu pelo comentário lá no meu blog ! Logo mais o Igor te responde !

    Abraço !

  9. kkk… hoje em dia, dá pra gravar o bumbo com um Leson de plástico e trocar depois por um som de outro bumbo qualquer, sampleado…rs.

    Valeu pelo comentário lá no meu blog ! Logo mais o Igor te responde !

    Abraço !

  10. Daniel, tudo beleza?

    Vou ver seu post! Eu sou fanático por microfonação, principalmente de bateria, por que é a forma mais complexa e mais perfeita de se captar som. Gosto de MIDI e de Direct Boxes, mas microfonar é uma arte à parte! Vou ver seu vídeo!

    Sobre o microfone de karaokê, acredite: conheço gente que faz isso. E pior ainda: ele consegue tirar um som ótimo do bumbo! rsrs

  11. Daniel, tudo beleza?

    Vou ver seu post! Eu sou fanático por microfonação, principalmente de bateria, por que é a forma mais complexa e mais perfeita de se captar som. Gosto de MIDI e de Direct Boxes, mas microfonar é uma arte à parte! Vou ver seu vídeo!

    Sobre o microfone de karaokê, acredite: conheço gente que faz isso. E pior ainda: ele consegue tirar um som ótimo do bumbo! rsrs

  12. Grande Larry! Já arrumei! Valeu pelo toque. Realmente esses Neumann são do racalho!!!! Só que custam 12 mil reais… Valem cada centavo.

  13. Grande Larry! Já arrumei! Valeu pelo toque. Realmente esses Neumann são do racalho!!!! Só que custam 12 mil reais… Valem cada centavo.

  14. Michael, aki é o Larry Mullen do fórum batera. Só uma correção. No vídeo de mic de tom, tá o vídeo dos overs, conserta lá. Poxa, agora eu quero muito um Neumann U87 pra caixa, som perfeito! Abraços

  15. Michael, aki é o Larry Mullen do fórum batera. Só uma correção. No vídeo de mic de tom, tá o vídeo dos overs, conserta lá. Poxa, agora eu quero muito um Neumann U87 pra caixa, som perfeito! Abraços

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