perm_identity event

Uma gravação, duas mix, dois resultados…

Esses dias, em um momento de ócio, resolvi fazer uma brincadeira aqui no estúdio.

Pensei em uma música com vocal trabalhado, e lembrei da “Sábado de Sol”, que na versão dos Mamonas Assassinas tinham pelo menos uns 3 caras cantando.

Então fui a luta! E o resultado? Aqui está.



.:: Sábado de Sol – Overdub e Mixagem ::.

Overdub é a técnica de se gravar mais de uma vez um mesmo instrumento (um solo e uma guitarra base, dois violões, etc.) Não é gravar duas pistas com violões tocando ao mesmo tempo! É gravar uma pista com o violão, criar outra pista e gravar o violão novamente! rs

Então resolvi fazer isso com voz. Ao todo foram 10 pistas de gravação. Primeiro gravei um dos violões, pra usar como guia. É claro que liguei o metrônomo, pra não ficar tão ruim! rs

Aí comecei a gravação das vozes. Não obedeci nenhuma regra (do mais agudo pro mais grave, do mais grave pro mais agudo, do vocal normal para os outros toms). Simplesmente apertei o REC e saí gravando.

Depois de gravar umas 4 vozes, gravei o segundo violão (overdub de violão) e a bateria. Aí achei que estava magro, e gravei mais vozes. Só que acabei usando 6. As outras descartei.

Na hora de mixar, dei uma corrigida na afinação de algumas passanges das vozes (imagina, 6 vozes…) usando o Auto Tune. Mas não no modo automático! rsrs Saí arrumando na mão mesmo. Graças a Deus eu não tenho uma afinação tããããããão ruim ao ponto de ter que corrigir TODA a música (só 75% dela).

Enfim, fiz uma mix, uma semana depois (hoje) fiz outra.

Vou colocar os resultados pra vcs aqui:

Primeira Mix:



Segunda Mix:

Nenhuma das mixagens ficou do jeito que eu queria. Mas isso é por falta de monitores de referencia! Mixei tudo no fone de ouvido e nas caixinhas de som do PC!

Comente o resultado, galera!

Um forte abraço a todos!

TAGS:
Artigos relacionados