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Mais uma do meu estudio – Adam Song (Blink 182)

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Bom, dessa vez eu vou explicar como eu gravei, o que eu usei e como eu fiz pra usar.

Primeiro de tudo, se existe algo que queria comentar, dar sugestão, criticar, fique à vontade. Eu gosto muito de comentários, pois me ajudam a melhorar sempre.

Se cheguei aonde estou agora é por que fui criticado, recebi sugestões, dicas, comentários. Nem sempre elogios ajudam. Então, fiquem a vontade para comentar.

E vamos ao video.

..:: Adam Song ::..

Microfones:

  • 2 Arcano SM57 – Um em cada tom, apontados para o centro da pele.
  • 1 Audio-Technica MB 2k – no surdo, também apontando pro centro do tambor.
  • 1 AKG CSS D11 – Bumbo, um palmo e meio afastado da pele de resposta, apontando pra região entre o burado da pele e o centro.
  • 1 Shure Beta 58A – Caixa, afastado uns 4 dedos do aro, apontando pra região entre o aro e o centro. Esse mic está bem inclinado. Se imaginarmos ele como uma lanterna, ele vai “iluminar” (captar) boa parte da pele, pegando com mais intensidade o som da borda, e indo para o som central.
  • 2 Samson CO2 – Posicionados acima dos pratos de ataque, mirando entre eles e os outros pratos. No caso do microfone na esqerda, ele está mirando no condução. No mic da direita, está entre a borda do prato de ataque e o Hi-Hat.
  • MXL 990 – Hi-Hat. Estranho colocar um mic de diafragma grande no hi-hat, não? Mas esse MXL 990 é pau pa toda obra. Um ótimo microfone. Não troco por nada e ainda quero comprar mais um!

 A interface ultilizada foi a mesa PHONIC HelixBoard 24 Universal, pra mim uma das melhores de custo baixo. É incrivel o que se consegue fazer com uma mesa de som / interface multi-track em ensaios de bandas e até pequenos shows!

A gravação foi feita no Cubase 5.

Na mixagem, um pouco de compressão na caixa e no bumbo, pra dar mais ataque. O segredo de se mixar a caixa para ficar com um som legal é cortar as frequencias ressonantes. Em breve vou postar sobre isso.

Nos outros tambores, fiz um corte “high-pass” e “low-pass”, para que só o som do tambor ficasse evidente, cortando as frequencias inúteis dos outros microfones. Isso faz com que o som da bateria fique bem mais limpo, e na hora de mixar ela fica mais evidente.

Em breve vou postar sobre esses macetes de mixagem (etapa chamada de “equalização corretiva”).

Um abraço!

Keep Recordin’
Michael Nascimento

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