perm_identity event

Ultimate Ears – Fones de referência?

De acordo com uma publicação do “Audio Música & Tecnologia“:

“Os monitores in-ear de referência lançados pela Ultimate Ears foram desenvolvido para engenheiros e produtores profissionais que desejam realizar suas gravações, mixagem e masterização com maior liberdade. Estes monitores são uma combinação da linha profissional da Ultimate Ears com uma curva de resposta de frequência plana desenvolvida e ajustada com a colaboração da histórica e respeitada equipe de engenharia da Capitol Studios.”

Bom, agora fica a questão: será que fone pra mixar é bom?

Fone de Referencia para monitoração - Ultimate EarsVamos analisar:

– Você passa quanto tempo ouvindo música em fone de ouvido? É mais tempo do que você passa ouvindo música em caixas de som? E seus amigos, são como você ou escutam música de uma forma diferente?

Os fones de ouvido são ótimos para acertos finos, como ajuste de efeitos e defeitos (clipping,  ruídos captados sem intenção, etc.)

Estes fones da Ultimate Ears são ótimos neste quesito. Possuem uma resposta de frequencia ampla e plana, e um nível de isolamento acústico que beira os – 32 dB. Poxa, isolamento acústico sobrando aí!!!

Agora, e como ficaria a noção de palco sonoro dentro de um fone de ouvido?

Você já tentou mixar algum audio estéreo em fones? Não rola! A não ser que você passe tanto tempo ouvindo música em fones de ouvido que já tenha se acostumado com esse tipo de audição.

As pessoas escutam música no carro, nas caixas de som do computador, em ambientes públicos… Geralmente lugares abertos, cheio de obstáculos (ou não), com diversas interferencias que até podem alterar a noção de posicionamento de um instrumento no palco sonorol.

A noção de espaçamento estéreo que o fone de ouvido te dá, exatamente por estar DENTRO do seu ouvido, é completamente distinta destes ambientes.

Você vai ouvir os instrumentos na esquerda e na direita, obviamente. Mas, no final das contas, ao ouvir o resultado final em caixas acústicas, você verá que não é a mesma coisa. Algo vai soar muito pra lá, ou muito aqui, ou talvez muito lá

Faça este teste! Depois, comentem o resultado pra mim!

Nota: não usei estes fones (obviamente por que custam $900 Obamas). Então o que eu acabei de escrever estou falando em nome de todos os fones do mundo. Não vamos centralizar, ein galera!

Um abraço a todos.

Keep Recordin’

Michael Nascimento

TAGS:
Artigos relacionados