perm_identity event

Interface MIDI Prelude da E. R. Pires – Impressões e Instalação

Hoje chegou para o estoque do nosso parceiro mais algumas interfaces MIDI da empresa E. R. Pires, conhecidas como Prelude.

Confeço que até pouco tempo não a conhecia.  Garimpei algumas informações na internet e vi que o pessoal tem falado bem sobre esse equipamento.

Resolvi fazer este review com as minhas impressões. Vamos lá.

Primeira Impressão da Prelude

Interface midi E. R. Pires Prelude

Apesar de a marca não ser a mais falada em se tratando de interfaces MIDI, pela embalagem nota-se um cuidado em mostrar qualidade. O produto vem com um CD impresso, muito bonito por sinal, em destaque. Abrir o produto foi muito simples, sem segredos. O CD permaneceu travado, e a interface estava em minhas mãos em poucos segundos.

No fundo da embalagem, instruções de instalação claras.

A interface não vem presa em lugar nenhum, mas fica “travada” pelo CD, pois vem enrolada praticamente com a mesma circunferência.

Instalação da interface

O teste de instalação foi feito em duas máquinas: uma rodando Windows Vista e outra rodando Windows XP.

Instalar a Prelude em Windows XP foi simples. É só seguir os passos do instalador e você terá a interface instalada em minutos.

Para instalar a Prelude em Windows Vista eu tive sérias dores de cabeça. Consegui, mas achei que faltou modificar o instalador para mostrar as etapas corretamente.

Siga com atenção estes passos para instalar a interface Prelude em Windows Vista

 

  1. Siga o instalador até a parte onde solicita para instalar o Driver MIDI e PARE AÍ!
  2. Desconecte a interface do seu computador e reinicie a máquina.
  3. Vá em “Meu Computador”, clique com o botão direito no drive de CD/DVD onde diz “Prelude” e clique em “Abrir”.
  4. Execute o arquivo “Central Midi Prelude.exe”. Instale a central e reinicie novamente a máquina.
  5. Faça os mesmos passos do item 3. Agora execute o arquivo “Problemas com a instalação do Midi Yoke.doc” e siga os passos.

 

Após tudo isso, reinicie mais uma vez a máquina. Quando voltar, vá em INICIAR, procure a Central Midi Prelude entre os programas instalados e abra o Manual. Leia este manual para entender como ligar o programa.

É isso. Pretendo fazer um vídeo explicando melhor. Na verdade não sei se precisava reiniciar tantas vezes o computador, mas eu fiz assim e deu certo!

Funcionamento

A interface funciona perfeitamente bem!

O Driver Yoke possui baixíssima latência, quase imperceptível. Consegui utilizar os samplers do Studio One sem dores de cabeça.

Alguns leds amarelos indicam o fluxo de sinal. O programa Central Midi vem com diversas configurações, e é muito intuitivo.

E o medo de comprar uma interface com qualidade similar àquele cabos midi USB chines vagabundo passa muitoooo longe! Vale a pena cada centavo a mais!

Interface Midi Prelude - Detalhe do LED indicador de sinal

Interface Midi Prelude – Detalhe do LED indicador de sinal

Consideração final

A interface é excelente pelo preço que se paga.Diria até que ela vale mais do que custa.

Testei interfaces midi da M-AUDIO (Midisport Uno) e da ESI (RomIO 2), que são duas marcas consagradas no mercado. A Prelude não perde em nada.

Você tem completo controle sobre a latência, sensibilidade, teclas. No geral, a instalação é simples. A única coisa que dá um pouco mais de dor de cabeça é instalar no Windows Vista e 7. Mas, seguindo o mini tutorial de instalação da prelude que enviei acima você não terá grandes problemas.

E se tiver, entre em contato através do nosso formulário de contato que nós o ajudaremos!

Keep Recordin’
Michael Nascimento

TAGS:
Artigos relacionados