perm_identity event

Quantos microfones fazem uma gravação?

Uma dúvida muito comum dos novos donos de Home Studio é relacionada à quantidade de microfones necessária para gravar um kit de bateria. Vejo vários técnicos dizendo “Ah, coloca um mic na altura da cabeça do baterista, assim você capta o que o batera ouve!” Não concordo com isso.

Microfones para bateria

Veja nossas opções de kit de microfone para bateria!

Primeiro, porque não conheço microfone que capta exatamente o que o ouvido humano consegue e os que mais se aproximam custam milhares de dólares e são, portanto, quase impossíveis de se encontrar em home-studios. Segundo, porque não é à toa que existem microfones indicados para graves, outros para os pratos (agudos) e assim por diante. Nenhum microfone capta todas as frequências com a mesma intensidade.Essas são algumas das razões porque sou adepto do “quanto mais, melhor”.

Posicionamento de microfones na bateria

Utilizo, em média, 16 microfones para gravar a minha bateria. Ela tem 6 tambores e 9 pratos. Sempre coloco um microfone para cada peça, incluindo um para a pandeirola, um para o ride, um para cada hihat (são 2) e um para cada splash e dois para o bumbo.

Por que tantos microfones? A resposta é controle. Controle de volume, equalização e efeitos.

No bumbo, tenho um shure beta 91 dentro, perto da pele batedeira e um PG52 do lado de fora. O primeiro capta bastante kick e o segundo me proporciona os graves. Assim, na mixagem, vou dosando o volume de cada um até conseguir a combinação que desejo entre kick e grave.

Antes de ter microfones nos splashes, sempre precisava que aumentar os overs para conseguir um bom volume deles, daí os pratos maiores ficavam alto demais. Agora, tenho controle sobre os splashes independente dos outros pratos. O mesmo vale para o ride e a pandeirola. O lado negativo (tudo tem um) é que há mais chances de ocorrer cancelamentos de fase, mais vazamentos e, obviamente, é mais caro gravar com tantos microfones multitrack. Ainda sim, prefiro muitos microfones. Quanto mais opções melhor.

Quando puder, tente uma gravação com vários microfones. A sua mixagem será mais rápida e prazerosa, pois você terá mais possibilidades para conseguir o som perfeito!

Bateria microfonadaPor: Airton Silva

TAGS:
Artigos relacionados