18/06/11
Studio One Professional

Mixagem no Studio One – Cortando frequencia ressonante

Uma das etapas da mixagem corretiva é o corte de frequências inúteis, que são as ressonâncias que causam um som desagradável no resultado final, e os graves e agudos que não farão falta na mixagem final.

Alias, os graves e agudos, quando trabalhados com cautela, podem contribuir muito para a inteligibilidade da música. Para auxiliar nos cortes de frequências fizemos este artigo com mapas das frequencias fundamentais de várias fontes sonoras.

Vídeo de mixagem do Studio One

No vídeo a seguir, eu explico como realizar este procedimento de corte de frequências ressonantes na mixagem.

Basicamente, você vai precisar de um plugin de equalização com controle do fator “Q” (Quality Control, que controla a banda de frequências da oitava que serão alteradas com o aumento ou diminuição de uma frequência específica).

Utilizando uma banda curta, basta que você dê o ganho máximo e faça um scan nas frequências, buscando aquela que soa “mais alto” entre as outras.

Utilizamos neste vídeo o Presonus Studio One, software de áudio muito fácil de usar e nosso preferido aqui no Gravando em Casa. Leia mais artigos sobre Studio One aqui.

E aqui vai o vídeo. Espero que gostem!

OBs.: sintam-se livres para comentar, perguntar, criticar e bater papo.

Para assistir a outros vídeos, dê uma passada no canal do Youtube do Gravando em Casa!

Keep Recordin’
Michael Nascimento

Tags:, , , ,

Artigos relacionados

Comentários

  1. Gostaria de saber como faço para melhorar o som dos instrumentos e da voz no studio one, e como faço para salvar os arquivos em mp3? como faço para que meu som fique igual a de um cd?

    • Fala, Marcos!

      Para melhorar o som, só praticando. Você precisa experimentar microfonação e equalização. Não existe uma forma padrão, e o melhor som também é gosto pessoal.

      Para salvar arquivos em MP3 você precisa ter a versão Professional do programa, ou comprar o módulo de importação e exportação. Em breve vou escrever sobre isso.

      Um grande abraço!

  2. Michel, existe algum manual do stúdio one da presonus. Estou procurando há algum tempo e não encontro. Os tutoriais daqui da página que tem me ajudado bastante. Sou novato no lance de gravar em casa, então não sei quase nada de programa de gravação.

    Abraço!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *