perm_identity event

Após 1 Mês… Opinião sobre ProTools 9

Olá pessoal! Estou a pouco mais de um mês com o Pro Tools 9 (PT). No meu post anterior eu escrevi sobre as minhas primeiras impressões com esse que é o DAW mais utilizado nos estúdios mundo afora. Agora, com mais experiência, posso falar melhor do PT.

  • Diferenças entre o PT e o ST1:

Comparações são inevitáveis. Eu usei o Studio One Pro (ST1) por um ano e ainda o adoro. O Pro Tools 10, a atual versão, trouxe vários features presentes no ST1, como marcadores de Solo e Mute Masters, que avisam se existe algum canal em solo ou mute, respectivamente. O Pro Tools 9 não tem essas funções.

Quanto às diferenças, o PT acaba sendo melhor na automação e nos atalhos do teclado. Ambos são excelentes DAWs, mas como falei no meu post anterior, sempre sonhei em usar o Pro Tools e portanto estou amando gravar com ele.

 

  • Pro Tools 101

Uma coisa que diferencia o PT de todos os outros DAWs que já utilizei, como ST1, Logic e Nuendo: Você não consegue instalar, abrir e sair gravando no PT. O Pro Tools precisa ser configurado o tempo todo, seja quando você irá começar a mixar ou quando você irá fazer o bounce final. Isso pode parecer um defeito, mas eu gostei, pois assim você ajusta o programa e o sistema à tarefa realizada. Por exemplo, quando na gravação você pode deixar o buffer do sistema baixo, mas não conseguirá utilizar muitos plugins na mixagem se não aumentar esse buffer. Quando vou fazer o bounce de uma música com muitos plugins e automações, preciso configurar o PT para utilizar os dois núcleos do processador para fazer esse bounce, mas na mixagem apenas 1 núcleo já é suficiente.

 

  • Exigências do Sistema

O Pro tools exige mais do computador do que qualquer outro DAW, isso é fato. Então aquele laptop antigo onde você grava com o audacity pode não ser suficiente pro PT, mesmo ser forem poucos tracks.

Uma configuração boa seria 4gb RAM e um hd externo de 7200 rpm no mínimo. O processador pode ser um i5 dual core de 2,4 ghz. Com essa configuração você consegue rodar o Pro Tools satisfatoriamente com vários plugins.

TAGS:
Artigos relacionados