perm_identity event
DRIVER ASIO E ASIO4ALL – O QUE É? EU PRECISO DE ASIO4ALL? E DRIVER ASIO?

Driver ASIO e ASIO4ALL – O que é? Eu preciso de Asio4All? E driver ASIO?

O que é driver ASIO e ASIO4All? Como funciona? Seria o ASIO4All a salvação daqueles que não possuem interface de áudio e querem gravar em casa?

Quando o assunto é Home Studio, o Asio4ALL é citado em 99% das conversas. O Asio4All é um software que simula um driver ASIO utilizando qualquer placa no padrão WMD.

Mas pra que isso?

A maioria dos computadores vem com placa de audio onboard. Essas placas geralmente utilizam driver de audio WMD, um tipo de driver não suportado pela maioria dos DAW (clique aqui se você quer um exemplo de DAW), por possuir uma alta latência, impossibilitando a aplicação em diversas ocasiões onde aquilo que você escuta tem que estar sincronizado com aquilo que você grava.

O Asio4All surgiu em 2003, como um projeto do meu chará Michael Tippach para dar suporte a driver ASIO a um computador com uma placa de som WMD. O projeto deu tão certo que hoje é o driver alternativo mais citado e utilizado no mundo.

Quando você vai utilizar o driver Asio4All?

Você quer gravar alguma coisa no seu software DAW, mas não tem uma placa de áudio com driver ASIO nativo. O driver Asio4All irá “transformar” (ou simular, ou emular, tanto faz a palavra…) seu driver da placa de áudio onboard em um driver ASIO, que será reconhecido pelo seu DAW, além de utilizar mecanismos de programação para que a latência seja baixíssima.

O Asio4All é perfeito?

Não. Com o tempo você irá perceber que ele não faz milagres. Para ter uma latência menor, você terá que sacrificar a qualidade do audio captado (que geralmente já não vem perfeito de uma placa de som onboard). Se você pretende fazer projetos profissionais, é essencial que você utilize uma placa de audio com driver ASIO nativo.

Mas o que é o driver ASIO?

Imagem do Driver Asio

Driver ASIO (Audio Stream Imput Output)  é um protocolo desenvolvido pela Steinberg (fabricante dos aclamados DAW Cubase e NUENDO) para possibilitar a gravação de áudio com baixa latência e sem perda de sincronismo. O driver ASIO possibilitou que computadores menos potentes tivessem um processamento de áudio muito mais eficiente, e é uma das tecnologias mais importantes para o mundo do Home Studio. Hoje em dia, todos os DAW mais importantes do mercado utilizam este protocolo de comunicação.

Se ainda estiver com dúvidas, sinta-se a vontade para comentar ou enviar através do nosso formulário de contato!

Visite este link para baixar o driver Asio4All.

Keep Recordin’
Michael Nascimento

TAGS:
Artigos relacionados