20/01/13

Driver ASIO e ASIO4ALL – O que é? Eu preciso de Asio4All? E driver ASIO?

O que é driver ASIO e ASIO4All? Como funciona? Seria o ASIO4All a salvação daqueles que não possuem interface de áudio e querem gravar em casa?

Quando o assunto é Home Studio, o Asio4ALL é citado em 99% das conversas. O Asio4All é um software que simula um driver ASIO utilizando qualquer placa no padrão WMD.

Mas pra que isso?

A maioria dos computadores vem com placa de audio onboard. Essas placas geralmente utilizam driver de audio WMD, um tipo de driver não suportado pela maioria dos DAW (clique aqui se você quer um exemplo de DAW), por possuir uma alta latência, impossibilitando a aplicação em diversas ocasiões onde aquilo que você escuta tem que estar sincronizado com aquilo que você grava.

O Asio4All surgiu em 2003, como um projeto do meu chará Michael Tippach para dar suporte a driver ASIO a um computador com uma placa de som WMD. O projeto deu tão certo que hoje é o driver alternativo mais citado e utilizado no mundo.

Quando você vai utilizar o driver Asio4All?

Você quer gravar alguma coisa no seu software DAW, mas não tem uma placa de áudio com driver ASIO nativo. O driver Asio4All irá “transformar” (ou simular, ou emular, tanto faz a palavra…) seu driver da placa de áudio onboard em um driver ASIO, que será reconhecido pelo seu DAW, além de utilizar mecanismos de programação para que a latência seja baixíssima.

O Asio4All é perfeito?

Não. Com o tempo você irá perceber que ele não faz milagres. Para ter uma latência menor, você terá que sacrificar a qualidade do audio captado (que geralmente já não vem perfeito de uma placa de som onboard). Se você pretende fazer projetos profissionais, é essencial que você utilize uma placa de audio com driver ASIO nativo.

Mas o que é o driver ASIO?

Imagem do Driver Asio

Driver ASIO (Audio Stream Imput Output)  é um protocolo desenvolvido pela Steinberg (fabricante dos aclamados DAW Cubase e NUENDO) para possibilitar a gravação de áudio com baixa latência e sem perda de sincronismo. O driver ASIO possibilitou que computadores menos potentes tivessem um processamento de áudio muito mais eficiente, e é uma das tecnologias mais importantes para o mundo do Home Studio. Hoje em dia, todos os DAW mais importantes do mercado utilizam este protocolo de comunicação.

Se ainda estiver com dúvidas, sinta-se a vontade para comentar ou enviar através do nosso formulário de contato!

Visite este link para baixar o driver Asio4All.

Keep Recordin’
Michael Nascimento

Tags:, , ,

Artigos relacionados

Comentários

    • Fala, Daniel!

      Você diz desinstalar o Asio4All instalado anteriormente? Se for, sim.

      Agora se você está falando de driver de áudio Asio, isso quer dizer que vc tem alguma interface de áudio que use driver Asio. E se for o caso, o driver Asio é sempre melhor opção do que usar uma placa sem driver Asio (simulando com Asio4All)

      Abcs!!

  1. Boa tarde…. Que excelente trabalho, paciencia e dedicação. Esta de parabens…O melhor!!! agora minha dúvida! Rs… Não consigo usar 2placas com o Asio, sempre dá tela azul e o windows reinicia… Esse conflito parece inevitável….
    Sabe algo q eu possa fazer para usar 2 placas com o Asio?
    valeu…. Abraços
    Facebook loan.barbosa@hotmail.com.

    • Fala, Loan Barbosa!

      Muito obrigado pelo comentário! Isso só nos anima a continuar com o blog!

      A tela azul acontece quando o Windows não reconhece o driver de algum hardware conectado ao PC. Ou quando a memória RAM está sobrecarregada. Tente reinstalar o driver da UCA.

      Sobre usar 2 placas simultaneamente, eu estou investigando como funciona. Sei que no Mac isto é possível, mas recentemente descobri que no Win7 também.

      Logo farei um artigo sobre o assunto.

      Um grande abraço!

  2. Michel, tenho uma audiogram 6 yamaha, não consigo de jeito nenhum retirar um ruído no fundo das gravações, já instalei o driver atual para w7, já baixei o asio4all, troquei o pc, troquei a audiogram, mas não adianta, há sempre esse ruído no fundo, vc teria idéia do que fazer??

        • Fala, Henri!

          O ruído de rede elétrica é resolvido usando instalação elétrica adequada.

          Eu tô preparando um experimento de tomadas aterradas para fazer um artigo completo sobre isso.

          Já te adianto que aterramento é essencial e resolve 99% dos problemas!

          Eu nunca usei, mas sei que existem equipamentos condicionadores de energia que também contribuem para melhorar a qualidade da energia elétrica distribuída para os equipamentos. Isso tudo influencia na qualidade do áudio.

          Um grande abraço!

          • exato,
            hoje pesquisei bastante sobre o assunto,
            e a grande maioria falou o mesmo,
            também comentaram sobre um filtro monster….
            mas em primeiro e principal, seria o aterramento…
            Parabéns pelo site, ótimo material….
            ficarei ligado pra ver a matéria sobre o assunto…
            vlw

  3. Michael, bom dia.
    Amigo me ajude por favor.
    Mandei formatar meu notebook que rodava com xp e coloquei o W7 e, agora não consigo configurar o asio4all para o VEGAS 4 e Sound Forge 11. Uso a placa M-Audio Fast Track (asio). li em uma de suas postagens que não há necessidade do asio4all se já usamos a m-audio que tem asio. A configuração do VEGAS 4 é uma e a do Sound Forge 11 é outra?
    Usou para gravação e edição de voz
    Abração e desde já obrigado.

  4. Olá, Michael!

    Legal saber que você consegue dar atenção às mensagens que postam aqui. Tenho tido problemas com o ASIO4ALL e nas minhas pesquisas encontrei seu site. Parabéns pelo trabalho!

    Não vou te encher de dúvidas, muito menos específicas. Tenho duas perguntas genéricas e se você me mostrar mais ou menos que caminho seguir eu caio na pesquisa e acho as respostas. Te agradeço desde já, seja como for.

    1) Uso o REAPER e instalei o ASIO4ALL. Quando estou trabalhando dentro da DAW tudo vai bem (mais ou menos, tenho vários problemas toda hora, mas vou batendo cabeça e mais ou menos resolvendo), mas nada mais no computador soa. Nada do windows, nada pelo browser, nada de mp3 player… Nada fora do REAPER soa! Mesmo quando fecho o programa. Tenho visto reclamações desse tipo por aí. A pergunta é: existe um meio de fazer o ASIO4ALL nos servir bem e ao mesmo tempo termos o restante do audio no computador funcionando bem? Vi gente falando que instala e desinstala o ASIO4ALL toda hora, dependendo do que vai fazer. Me parece uma solução absurda! Isso faz algum sentido?

    2) tenho uma M-AUDIO192. Ela é ASIO. Por que afinal preciso de ASIO4ALL para ter uma latência decente? Já não bastaria a placa, que é ótima, ser ASIO? Por que o ASIO4ALL resolve questões que minha M-AUDIO não resolve? Qual a diferença?

    Acabei perguntando demais, acho… Pode simplificar suas respostas e eu cavuco o resto. Mais uma vez te agradeço antecipadamente.

    Um abraço!
    Luiz

    • Fala Luiz! Tudo certo??

      Muito obrigado pelos elogios! São comentários como esse que mantém o blog sempre ativo com toda nossa dedicação para ajudar a galera!

      Sobre suas perguntas:

      1) Talvez quando você instala o Asio4All ele cria um dispositivo de áudio e o define como dispositivo padrão. Isso acaba causando um conflito com o áudio do computador. Verifique em Painel de Controle > Som qual é o dispositivo padrão de reprodução de som. Clique com botão direito nele e clique em “Testar”. Veja se sai algum som.

      2) Não há necessidade de instalar Asio4All com a M-Audio. Alias, evite. Pode causar conflito com o próprio driver da placa, e aí nem um nem outro funciona. Use sempre o driver atualizado da placa, baixado pelo site da fabricante (neste caso, a Avid)

      Pode mandar mais perguntas. Estou pronto! rs

      Um grande abraço!

  5. Tenho uma duvida e nao acho a resposta em NENHUM lugar!
    Uso o fl Studio como progama de edição de sons…
    Quando ativo o ASIO para fazer uma gravação com microfone nao consigo ouvir o audio do programa. Em meu ver, gostaria de poder gravar guitarra, baixo etc, usando o metronomo/playlist do programa, porem, nao sai audio algum quando uso o ASIO…
    Obrigado

  6. ola amigo. tenho uma interface da m-audio m-track e quando abra minha daw ela não é reconheciada em nenhuma delas cubase ableton e sonar , ja desinstalei o cubase e instalei novamente pra ver se reconhecia e nada . não sei o q fazer essa nova m-audio não vem com drive é plug and play vc pode me aajudar a solucionar esse problema ? desde ja agradeço …….

    • Fala, Wendel!

      Veja se no site da Avid existe algum driver de áudio para seu equipamento. As vezes o equipamento funciona como Plug-n-Play no começo, mas depois precisa de atualização no driver, e a empresa lança drivers específicos.

      Veja se no Windows, Painel de Controle > Som, aparece na lista de dispositivos de entrada alguma coisa referente à sua interface de áudio.

      Aguardo seu retorno!

      Um grande abraço!

  7. Michael, estou com um problema com a UCG102 e o Guitar Rig 5 e gostaria de saber se você poderia me ajudar. Fiz a instalação do driver ASIO do site da Behringer p/o Windows 7 64 bits e ele reconheceu sem problemas. Em seguida instalei o Guitar Rig 5 e configurei para ele usar o driver da Behringer e funcionou legal. O problema é que agora eu não consigo ouvir nada que toca no Windows através da interface UCG102, só o instrumento que eu plugo na entrada dela. Ou seja, a minha ideia inicial era usar a interface para ouvir o instrumento e uma video-aula rodando no browser ao mesmo tempo, só que não deu certo. Vi alguns comentários sobre o driver ASIO4ALL e tentei usá-lo também, só que começaram a aparecer uns estalos muito altos e o som do Windows ficou mudo. Não consigo rodar nenhuma música do Windows Media Player. Ou seja, parece que este problema é devido à minha placa de som on-board, né isso? Agradeço desde já pela ajuda.

    • Fala sérgio!

      Geralmente quando você abre o GR ou qualquer DAW, o Windows reserva o driver de áudio para aquele programa, e usa o padrão do Windows para o Windows.

      Ou seja: não dá pra tocar com o GR aberto ouvindo uma música no media player, ou no browser.

      O que eu recomendo você a fazer é salvar o arquivo de áudio no computador, importar pro Guitar Rig e tocar a música dentro do Guitar Rig. Aí sim voc6e consegue acompanhar o áudio, e ainda grava os dois!

      Um grande abraço!

    • Fala Josue, tudo certo?

      Neste caso, o teu problema se resolve trocando de interface MIDI. Eu recomendo muito as interfaces Prelude Connecta.

      Tente reinstalar o driver da sua interface de audio para ver se resolve.

      Um grande abraço!

  8. Ola Michael
    Adquiri um SHURE X2u. Como é plug&play, fiz o teste e reproduzi. Tem um chiado em bg.
    ASIO resolve este problema? Em tempo: instalado em W 7.
    Obrigado desde já.
    Um abraço,
    Jorge

    • Jorge, tudo certo? Espero que sim!

      Neste caso a melhor opção é sempre usar o driver que vem com a interface. Se o chiado é muito forte, tente trocar o cabo do microfone, use outro microfone, etc. Veja se o problema está na interface mesmo.

      Se for possível, envie um exemplo de áudio gravado por você para atendimento@gravandoemcasa.com, e eu irei avaliar o ruído.

      Um grande abraço!

  9. Olá,
    Cara eu instalei o Asio para poder usar o amplitube e o reaper, só que eu acho que ele desconfigurou to o sistema de som do meu pc, ex; vou ouvir musica no youtube ou windows media player e não sai o som.
    O que faço?

    • Fala éddy! É só ir em “Painel de Controle > Som”, e na aba “Reprodução” você seleciona o dispositivo de áudio do seu computador, clica com o botão direito e seleciona “Definir como dispositivo padrão”.

      Se você não souber qual é o dispositivo do seu computador, clique em cada um deles e clique em “Testar”. O que reproduzir um sinal sonoro é o dispositivo do seu computador!

      Qualquer dúvida, retorne!

  10. Pingback: Interface Behringer - Tudo sobre Interface Behringer - Behringer UCA

  11. Pingback: Studio One - Dicas de Como Usar Software de Audio - Gravando em Casa

  12. Olá amigo,
    eu comprei uma Interface Audiogram 6 da Yamaha, e minhas gravações saem com um pequeno ruido (chiadinho) no fundo. Já tentei gravar plugado ou com microfone e os dois sai com esse pequeno ruido. Os cabos são de boa qualidade.
    Você acha que o drive Asio poderia melhorar essa qualidade? Ou ele só serve para melhorar a latência?
    Desde já agradeço.

    • Fala, Rafael! Tudo certo? Espero que sim!

      O Asio4All não vai te ajudar em nada neste caso. A interface Audiogram já vem com driver ASIO. Basta você instalar o driver da interface, ligar através do USB e pronto!

      Você tem certeza que o ruído é da interface? Pode ser na sua caixa de som ou fone de ouvido.

    • Fala, Neto! tudo certo?

      Basta vc executar o ASIO4All e configurar o programa. Depois, você vai gravar a guitarra conectada direto na placa de áudio do seu computador.

      Já te adianto que nem todas as placas onboard são compatíveis com o ASIO4All. O ideal é usar sempre uma interface de audio.

      Abraços!

  13. Michael,pode me ajudar num problema com o Asio4alll e o guitar Rig 4? To tentando usar através de uma behringer ucg102 mas quando vou configurar,embaixo do nome behringer usb,no input aparece um ícone amarelo,que diz “para além de nossa lógica.Naum tá reconhecendo como entrada. O que fazer?

  14. Pingback: Interface Behringer - Tudo sobre Interface Behringer - Behringer UCA

  15. Ola amigo, comprei uma placa de áudio da behringer uca222, a minha duvida é, qual driver usar, Asio behringer ou Asio 4ll, qual tem maior sincronia com a placa? desde já agradeço.

  16. Olá amigo, eu acabo de ler seu post e gostaria de saber se tu conhece um programa de edição e criação de áudio chamado Magix Music Maker… Pois bem, até o início do ano o dito cujo estava funcionando perfeitamente até que, numa dessas atualizações do Win 7, ele parou de funcionar, não conseguindo ou demorando demais pra carregar o Soundpool dele… A pergunta que eu ti faço: esse problema tem a ver com o driver citado no post (eu tenho ele instalado no pc) ou eu precisaria adquirir uma placa de som (off – board ou usb)??? A intenção é gravar linhas de guitarra para as composições da minha banda… Obrigado pela atenção

    • Fala, Rodrigo!

      Desculpe a demora pra responder. Então, o problema pode ser duas coias: o programa deixou de ser compatível com o Win7 OU o driver da sua placa de áudio onboard deixou de ser compatível com o Win7.

      Em ambos os casos, basta visitar o site da fabricante e ver se eles possuem a atualização para download!

      Se não funcionar, mande e-mail para atendimento@gravandoemcasa.com … Eu não conhecia esse programa, e vou pesquisar sobre ele!

      Um grande abraço!

  17. Ótimo post, Michael!
    Só tenho uma dúvida: Se eu comprar uma placa de som mediana, como a Creative Audigy SE, e usar o Asio4All, valerá a pena tanto quanto eu comprar uma placa de som com Asio4All nativo, sem precisar usar o Asio4All?

    Desde já agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *