20/01/13

Driver ASIO e ASIO4ALL – O que é? Eu preciso de Asio4All? E driver ASIO?

O que é driver ASIO e ASIO4All? Como funciona? Seria o ASIO4All a salvação daqueles que não possuem interface de áudio e querem gravar em casa?

Quando o assunto é Home Studio, o Asio4ALL é citado em 99% das conversas. O Asio4All é um software que simula um driver ASIO utilizando qualquer placa no padrão WMD.

Mas pra que isso?

A maioria dos computadores vem com placa de audio onboard. Essas placas geralmente utilizam driver de audio WMD, um tipo de driver não suportado pela maioria dos DAW (clique aqui se você quer um exemplo de DAW), por possuir uma alta latência, impossibilitando a aplicação em diversas ocasiões onde aquilo que você escuta tem que estar sincronizado com aquilo que você grava.

O Asio4All surgiu em 2003, como um projeto do meu chará Michael Tippach para dar suporte a driver ASIO a um computador com uma placa de som WMD. O projeto deu tão certo que hoje é o driver alternativo mais citado e utilizado no mundo.

Quando você vai utilizar o driver Asio4All?

Você quer gravar alguma coisa no seu software DAW, mas não tem uma placa de áudio com driver ASIO nativo. O driver Asio4All irá “transformar” (ou simular, ou emular, tanto faz a palavra…) seu driver da placa de áudio onboard em um driver ASIO, que será reconhecido pelo seu DAW, além de utilizar mecanismos de programação para que a latência seja baixíssima.

O Asio4All é perfeito?

Não. Com o tempo você irá perceber que ele não faz milagres. Para ter uma latência menor, você terá que sacrificar a qualidade do audio captado (que geralmente já não vem perfeito de uma placa de som onboard). Se você pretende fazer projetos profissionais, é essencial que você utilize uma placa de audio com driver ASIO nativo.

Mas o que é o driver ASIO?

Imagem do Driver Asio

Driver ASIO (Audio Stream Imput Output)  é um protocolo desenvolvido pela Steinberg (fabricante dos aclamados DAW Cubase e NUENDO) para possibilitar a gravação de áudio com baixa latência e sem perda de sincronismo. O driver ASIO possibilitou que computadores menos potentes tivessem um processamento de áudio muito mais eficiente, e é uma das tecnologias mais importantes para o mundo do Home Studio. Hoje em dia, todos os DAW mais importantes do mercado utilizam este protocolo de comunicação.

Se ainda estiver com dúvidas, sinta-se a vontade para comentar ou enviar através do nosso formulário de contato!

Visite este link para baixar o driver Asio4All.

Keep Recordin’
Michael Nascimento

Tags:, , ,

Artigos relacionados

Comentários

  1. Será que alguém pode me ajudar, tenho um home estúdio uso um note Acer i3 4° geração, e uma mesa já com a placa de áudio da Yamaha mg10ux, uso o Programa mixcarft 7.0, acontece que tá acontecendo uns travamentos e uns ruídos no áudio, quando na configuração coloco só a opção Wave isso para, quando mudo aoara asioall e escolho a saída é entrada da Yamaha isso acontece, como posso resolver isso?

  2. Boa Tarde,
    Tenho um mixer Mackie Profx8. Instalei o Tracktion 5 e o ASIO4all pois o produto não acompanha nenhum driver e nem é possível encontrar qualquer driver asio mackie. Minha placa de som é onboard, porém o asio driver da pedaleira RP255 da Digitech funciona normalmente com o Tracktion.
    Por favor, você pode me ajudar em como resolver esse problema?
    Muito Obrigado

    • Desculpe, somente esqueci de mencionar que mesmo selecionando o ASIO4ALL para utilização com o mixer, o sistema não funciona corretamente para gravação. Já aumentei o ganho USB, etc…

  3. Olá!
    Comprei uma behringer Xenyx 502 e fiquei frustrado ao tentar usa-la em meu notebook Acer que só possui 1 entrada/saída de audio. Sempre gravo audios usando um microfone de celular que eu tenho acoplado nessa entrada e o audio sai da melhor forma possível. Comprei um adaptador de plug, pluguei a mesa de som já toda preparada e abre a notificação perguntando se é um auto-falante, Fones com microfone ou fone de ouvido. Fiz como sempre: marquei Fones com microfone. E NADA aconteceu! tentei de tudo.

    Será que terei de comprar um novo computador para trabalhar com simples gravações? :/

  4. Olá Michael. Estou com um problema com a minha placa nova. É uma focusrite 18i20. Quando eu utilizo a placa em uma DAW (cubase), automaticamente ela não executa os sons do computador (google Chrome, Itunes..). Quando eu troco para a placa antiga (edirol) na hora ela faz as tarefas simultaneamente. Tem algum dica do que pode ser?

  5. Ola…. eu tenho uma placa de som m audio fast track pro e uso ela no Logic Pro X…. Mas estou tendo problemas com latencia… por favor, algueim poderia me ajudar?

    • Fala, Micael!

      Os notebooks vem com placas onboard, que geralmente usam outro tipo de driver. O ASIO é um padrão profissional, e as placas externas o utilizam.

      Com o ASIO4All, vc pode fazer o driver padrão do notebook “virar” um ASIO, através de um algoritmo de simulação.

      Grande abraço!

    • Fala, João! O site da Behringer retirou os drivers próprios da interface. Eles mantém agora somente o ASIO4All. Não sei por qual motivo.

      Felizmente um leitor do blog fez o teste com esse ASIO4All e a placa dele funcionou normalmente, como se fosse o driver proprietário!

      Faça o teste e, qualquer coisa, volte aqui 🙂

  6. Ola eu gostaria de saber se o Asio4All surte efeito em dispositivos como o cabo Rocksmith usb Guitar Adapter? pra quem nao sabe esse cabo é utilizado para conectar uma guitarra ou baixo diretamente por uma entrada usb para utilizar o jogo “Rocksmith” e nos da muita dor de cabeça por causa da latencia que é perceptivel a qualquer ouvido.

    • Fala, Lazaro!

      eu fiz uma pesquisa rápida e vi que esse cabo vem com um driver próprio, mas não descobri se ele é Asio, ou qual tecnologia ele usa. O Asio4All funciona com alguns tipos de placa de áudio, sendo estas a maioria placas onboard de PC. Na minha opinião, sem ter o cabo nem nada, não vai funcionar. Mas você terá que fazer este teste por conta própria 🙁

      Se der certo, comente com a gente!!

  7. Fala brother! Tudo jóia? Cara estou com um probleminha aqui. Eu uso Daw Reaper e parece estar havendo alguma incompatibilidade entre o Daw e driver Asio. O Daw funciona perfeitamente até o exato momento em que eu seleciono Asio no menu device do Reaper, e só clicar na palavra “Asio” e o Reaper trava. Já desinstalei e reinstalei o Daw e o driver Asio várias vezes, mas não resolveu. O que pode ser? PS.: O driver já funcionou no Reaper.

      • Então cara, eu tenho o Cubase instalado aqui na minha máquina, mas acho que não é o problema. Inclusive o driver Asio funciona perfeitamente no Cubase. Não sei mais o que fazer. Mandei uma e-mail pro pessoal do Reaper, aguardando resposta aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *