perm_identity event
Monitor PreSonus Eris

PreSonus: Monitor de referencia ERIS, mesa de som StudioLive 32.4.2 AI

E o ano de 2013 começou com novidades pesadas lá em Baton Rouge, LA. A PreSonus anunciou o lançamento de seus primeiros monitores de áudio, o monitor ERIS, e a nova StudioLive 32.4.2 AI, que de cara já nos mostra a novidade de 12 canais a mais do que a maior StudioLive até então produzida, a StudioLive 24.4.2.

Com essas novidades, a PreSonus passa a ter uma linha completa para home studio, com pré ampificador, interface de áudio, gerenciador de monitoração, controlador midi (para controle de DAW) e monitoração.

Vamos às novidades de cada um dos itens?

Mesa de som StudioLive 32.4.2 AI – Mais canais, mais processamento digital, mais poder de fogo.

A mesa de som StudioLive 32.4.2 AI não veio só trazer maior quantidade de canais. Também trouxe o dobro de subgrupos de efeitos e equalizadores de 31 bandas. Também temos dentro da mesa 60 channel strips, ou seja, quase 2 alternativas de mixagem por canal, e um botão de carregamento rápido de cena, que pode ser usado para comparar ambas as mixagens.

Nova mesa de som PreSonus StudioLive 32.4.2 AI - muito mais poder de processamento.

Nova mesa de som PreSonus StudioLive 32.4.2 AI – muito mais poder de processamento.

A nova mesa de som da Presonus traz um Talkback integrado, com o mesmo amplificador Classe A dos seus canais de áudio – o excelente  XMAX – , e conta também com 6 subgrupos de MUTE e 14 saídas auxiliares.

A nova StudioLive 32.4.2 AI tem capacidade de transmitir 48 entradas / 32 saídas de audio via Firewire 800.

Nova mesa de som PreSonus StudioLive 32.4.2 AI - muito mais poder de processamento. Vista traseira.

Nova mesa de som PreSonus StudioLive 32.4.2 AI – muito mais poder de processamento. Vista das conexões.

E você deve estar se perguntando: “mas… o que significa esse AI no nome?

O Active Integration (AI) é uma tecnologia adotada pela PreSonus que aumenta a capacidade de processamento dos seus efeitos em 64 vezes mais do que a StudioLive 24.4.2. Segundo a empresa, a mesa também tem 10.000 vezes mais capacidade de RAM.

Esta nova tecnologia traz um chip processador multi-core de 2GHz, que possui seu proprio sistema operacional e drivers de comunicação wireless e Ethernet de até 100 mbps, USB 2.0 e muitos outros recursos – um verdadeiro computador em um chip. Com esta tecnologia, a mesa de som é capaz de trabalhar de maneira muito mais eficiente com outros equipamentos via Wireless ou cabo, além de possuir um poder de processamento DSP maior do que as concorrentes do mercado.

Para maiores informações sobre a mesa, visite o site da PreSonus StudioLive 32.4.2 AI clicando aqui.

O preço da mesa de som é de aproximadamente 4 mil dólares. No Brasil, deve chegar próximo dos R$ 20.000,00 reais.

Monitor de audio PreSonus ERIS – A PreSonus entrando no mercado de monitores.

Confesso que fiquei animado ao saber sobre essa novidade da PreSonus. Sempre gostei de todos os produtos da marca, e sempre achei que eles possuem uma preocupação com a qualidade dos produtos que faz a diferença na hora de escolher qual equipamento comprar para o seu home studio.

O PreSonus ERIS entra em cena com a reafirmação de que uma gravação de qualidade requer uma monitoração de qualidade.

Segundo a fabricante, os monitores são fabricados para reproduzirem o som da forma mais real possível. Possui uma reprodução de graves firme e as frequencias altas são muito limpas.

Seus falantes são feito de KEVLAR (graves) e seda (agudos), e o amplificador é Classe AB. A caixa é ajustada profissionalmente para possuir a melhor resposta acústica.

Monitor PreSonus ERIS E5 e E8

Vista frontal do monitor ERIS E5 e E8, da PreSonus.

Existem duas verões dos monitores PreSonus ERIS

. A menor, ERIS E5, possui um transdutor de graves de 5.25 polegadas com 45w de potência, pareado com um driver de agudos de seda com 1 polegada e 35 watts de potencia. A resposta de frequencia vai de 53 Hz a 22 kHz, o suficiente para ótimas mixagens.

Já a segunda opção, o ERIS E8, possui um transdutor de graves de 8 polegadas, com o mesmo material do E5 (Kevlar), entregando poderosos 75 watts de potencia, e um driver de 1.25 polegadas, feito de seda, com a potencia de 65 watts. A resposta de frequencia deste modelo é de 35 Hz a 22 kHz.

Este poderoso monitor entrega uma reprodução de audio potente, com pico de  até 105 dB SPL.

PreSonus ERIS E5 e E8 monitor de audio

Vista traseira do monitor PreSonus ERIS E4 e E8 – nova opção de monitor de audio do mercado.

Os monitores PreSonus ERIS possuem 3 entradas – uma entrada XLR e uma TRS balanceadas, e uma RCA desbalanceada. Contam com um controle de ganho e um sistema de equalização Acoustic Tunning, com equalizador de Altas, Médias e um Low Cut selecionável entre 80 Hz e 100 Hz.

O diferencial deste monitor está no Acoustic Space, uma chave de seleção que faz uma redução de ganho nas frequências abaixo de 800 Hz, para compensar os ganhos de grave que o áudio sofre quando posicionamos o monitor próximo de cantos na parede. Este controle acompanha uma legenda de imagens muito interessante.

Para maiores informações sobre o PreSonus Eris, visite o site da fabricante PreSonus clicando aqui.

Estes monitores devem chegar ao mercado ao preço de 500 dólares o par (cerca de R$ 1800,00 reais cada monitor).

O que acharam das novidades? Comentem!

Keep Recordin’
Michael Nascimento

TAGS:
Artigos relacionados