perm_identity event
Dicas para Gravar Locucao em Casa

Dicas de locução – equipamentos para gravar voz em casa

A locução é um trabalho muito interessante, relativamente simples de se fazer, mas que exige um instrumento que poucos conseguem ter: uma boa voz.

Neste artigo irei escrever um pouco sobre alguns outros equipamentos para quem quer começar a trabalhar com locução em casa.

Se você quer saber sobre os softwares de áudio para locução, veja este link com artigos sobre software de áudio.

Se você possui boa dicção, uma voz diferenciada e um pouco de criatividade, pode ganhar um bom dinheiro fazendo trabalhos de locução em casa.

Dentre os tipos de serviço, o locutor pode trabalhar fazendo chamadas para programas de rádio, locução de propagandas, chamadas para eventos, locução ao vivo em eventos e até dublagens.

Gravar locução em casa – Equipamentos

Para realizar um trabalho de locução, você precisa ter, além da voz, alguns outros instrumentos.

Para começar o trabalho, sugerimos que você adquira um microfone condensador com saída USB, pois além de ter uma boa qualidade de áudio, já vem com a interface embutida. Vamos sugerir alguns, mas tenha em mente que o mercado está recheado de opções.

Microfone MXL 990USBExistem vários microfones com interface USB embutida. Basta uma pesquisa com os termos “Microfone Condensador USB” no Google e você verá centenas de opções. Nós já trabalhamos com o microfone MXL 990 USB, e recomendamos.

O microfone MXL 990 USB carrega as qualidades do aclamado MXL 990. É um microfone condensador, que requer alimentação, que é provida pelo USB. Com este microfone, você só vai precisar de um cabo e um software de áudio para começar os seus trabalhos!

A linha 990 da MXL é uma linha considerada básica, mas os microfones possuem qualidade muito alta, e preço muito baixo.

Microfone Neumann U87 - ótimo para gravar locuçãoSe você busca um trabalho mais profissional, provavelmente vai querer usar um microfone mais robusto, profissional, como o microfone Neumann U87, que é muito caro, mas lhe garante a qualidade do equipamento e o som praticamente pronto.

Como o Neumann U87 não é um microfone USB, você precisará comprar um pré amplificador e uma interface de áudio (muitas interfaces de áudio já vem com pré amplificador para microfone).

Com um microfone do porte do Neumann U87 você precisará de uma interface que ofereça o mesmo nível de qualidade. Existem várias opções no mercado, dentre as quais destaco as interfaces da RME e interfaces da Motu. Como ambas as marcas possuem diversos modelos de interface profissionais, não vou citar uma específica. Vai do gosto do cliente!

Interface de áudio RME FireFace UC

A interface FireFace UC, da RME, é um exemplo de interface de áudio de altíssima qualidade de conversão.

Microfone Electro-Voice RE20 - Microfone ideal para broadcast e ótima opção para locuçãoUm outro microfone profissional muito utilizado também é o microfone Electro-Voice RE20. Este microfone é um microfone dinâmico, sem necessidade de alimentação externa, muito interessante por ter a capacidade de manter uma mesma qualidade sonora mesmo que você movimente sua cabeça ao redor dele.

O EV RE20 é comumente encontrado em estações de rádio, onde o locutor precisa de mobilidade para olhar para os entrevistados, as suas anotações, a mesa de som etc., e precisa manter uma uniformidade na voz para o ouvinte.

Qual equipamento comprar para começar?

Eu particularmente sempre recomendo que a pessoa interessada em determinado trabalho de gravação busque comprar equipamentos que não vão limitar o seu trabalho no futuro. Ou seja: planeje sua compra pensando no que deseja fazer mais pra frente.

O microfone Electro-Voice RE20 é uma ótima escolha para os que desejam profissionalizar o trabalho, e querem começar olhando para o futuro. Tenho certeza que, fazendo trabalhos amadores ou profissionais, você irá poder contar com ele por longos e felizes anos, sem nenhuma dor de cabeça e sem ter que fazer upgrades.

Interface PreSonus Audiobox 22VSLA interface de áudio é uma outra peça chave. Sou grande fã de toda a linha de interfaces da PreSonus. Para trabalhos de locução eu recomendo (muito) a interface PreSonus AudioBox 22VSL.

A interface AudioBox 22VSL é robusta, possui ótimo pré amplificador e comunica-se com o computador via USB. Você não terá problemas ao utilizar ela em Windows ou Mac.

Com esta interface você contará com duas entradas e duas saídas de alta qualidade (os conversores trabalham com resolução até 96 kHz, com 24 bits), monitoração com latência zero, alimentação via USB (chega de mais cabos na tomada) e phantom power de 48V nos dois canais.

O próximo artigo irá falar sobre os programas de áudio e plug-ins mais comuns de se utilizar em locução.

Se você ficou com alguma dúvida ou quer alguma outra dica para comprar equipamento de áudio, envie-nos um e-mail através do nosso formulário de contato!

Keep Recordin’

TAGS:
Artigos relacionados