21/07/13
Dicas para Gravar Locucao em Casa

Dicas de locução – equipamentos para gravar voz em casa

A locução é um trabalho muito interessante, relativamente simples de se fazer, mas que exige um instrumento que poucos conseguem ter: uma boa voz.

Neste artigo irei escrever um pouco sobre alguns outros equipamentos para quem quer começar a trabalhar com locução em casa.

Se você quer saber sobre os softwares de áudio para locução, veja este link com artigos sobre software de áudio.

Se você possui boa dicção, uma voz diferenciada e um pouco de criatividade, pode ganhar um bom dinheiro fazendo trabalhos de locução em casa.

Dentre os tipos de serviço, o locutor pode trabalhar fazendo chamadas para programas de rádio, locução de propagandas, chamadas para eventos, locução ao vivo em eventos e até dublagens.

Gravar locução em casa – Equipamentos

Para realizar um trabalho de locução, você precisa ter, além da voz, alguns outros instrumentos.

Para começar o trabalho, sugerimos que você adquira um microfone condensador com saída USB, pois além de ter uma boa qualidade de áudio, já vem com a interface embutida. Vamos sugerir alguns, mas tenha em mente que o mercado está recheado de opções.

Microfone MXL 990USBExistem vários microfones com interface USB embutida. Basta uma pesquisa com os termos “Microfone Condensador USB” no Google e você verá centenas de opções. Nós já trabalhamos com o microfone MXL 990 USB, e recomendamos.

O microfone MXL 990 USB carrega as qualidades do aclamado MXL 990. É um microfone condensador, que requer alimentação, que é provida pelo USB. Com este microfone, você só vai precisar de um cabo e um software de áudio para começar os seus trabalhos!

A linha 990 da MXL é uma linha considerada básica, mas os microfones possuem qualidade muito alta, e preço muito baixo.

Microfone Neumann U87 - ótimo para gravar locuçãoSe você busca um trabalho mais profissional, provavelmente vai querer usar um microfone mais robusto, profissional, como o microfone Neumann U87, que é muito caro, mas lhe garante a qualidade do equipamento e o som praticamente pronto.

Como o Neumann U87 não é um microfone USB, você precisará comprar um pré amplificador e uma interface de áudio (muitas interfaces de áudio já vem com pré amplificador para microfone).

Com um microfone do porte do Neumann U87 você precisará de uma interface que ofereça o mesmo nível de qualidade. Existem várias opções no mercado, dentre as quais destaco as interfaces da RME e interfaces da Motu. Como ambas as marcas possuem diversos modelos de interface profissionais, não vou citar uma específica. Vai do gosto do cliente!

Interface de áudio RME FireFace UC

A interface FireFace UC, da RME, é um exemplo de interface de áudio de altíssima qualidade de conversão.

Microfone Electro-Voice RE20 - Microfone ideal para broadcast e ótima opção para locuçãoUm outro microfone profissional muito utilizado também é o microfone Electro-Voice RE20. Este microfone é um microfone dinâmico, sem necessidade de alimentação externa, muito interessante por ter a capacidade de manter uma mesma qualidade sonora mesmo que você movimente sua cabeça ao redor dele.

O EV RE20 é comumente encontrado em estações de rádio, onde o locutor precisa de mobilidade para olhar para os entrevistados, as suas anotações, a mesa de som etc., e precisa manter uma uniformidade na voz para o ouvinte.

Qual equipamento comprar para começar?

Eu particularmente sempre recomendo que a pessoa interessada em determinado trabalho de gravação busque comprar equipamentos que não vão limitar o seu trabalho no futuro. Ou seja: planeje sua compra pensando no que deseja fazer mais pra frente.

O microfone Electro-Voice RE20 é uma ótima escolha para os que desejam profissionalizar o trabalho, e querem começar olhando para o futuro. Tenho certeza que, fazendo trabalhos amadores ou profissionais, você irá poder contar com ele por longos e felizes anos, sem nenhuma dor de cabeça e sem ter que fazer upgrades.

Interface PreSonus Audiobox 22VSLA interface de áudio é uma outra peça chave. Sou grande fã de toda a linha de interfaces da PreSonus. Para trabalhos de locução eu recomendo (muito) a interface PreSonus AudioBox 22VSL.

A interface AudioBox 22VSL é robusta, possui ótimo pré amplificador e comunica-se com o computador via USB. Você não terá problemas ao utilizar ela em Windows ou Mac.

Com esta interface você contará com duas entradas e duas saídas de alta qualidade (os conversores trabalham com resolução até 96 kHz, com 24 bits), monitoração com latência zero, alimentação via USB (chega de mais cabos na tomada) e phantom power de 48V nos dois canais.

O próximo artigo irá falar sobre os programas de áudio e plug-ins mais comuns de se utilizar em locução.

Se você ficou com alguma dúvida ou quer alguma outra dica para comprar equipamento de áudio, envie-nos um e-mail através do nosso formulário de contato!

Keep Recordin’

Tags:, , , ,

Artigos relacionados

Comentários

  1. olá, sou locutor comercial e produzo offs para todo o nordeste atualmente, queria tirar uma duvida, um sansom g track usb é uma boa opção para locução , gravação de off? ou ainda c01 u usb da beringer? desde ja agradeço.

  2. Gostaria de saber como faço para gravar voz com dois ou mais microfones de maneira que cada voz saia em faixa diferente. Já tentei de tudo, programas como Sony Vegas e Audacity e não tive sucesso.
    Tenho uma mesa de som Behrinher Xenyx 1204 FX USB.
    Agradeço muito se puder me ajudar.

    Abraço

  3. Sou locutor publicitário free lance, comprei um tablet samsung tab E para gravar no carro com um Microfone Usb, que já uso até no celular. Mas no tablet não está dando certo, uso app áudio recorder. O problema está no tablet gostaria de sabese, se alguém tem alguma dica de como liberar essa comunicação ; microfone/tablet. Agradeço a atenção.

  4. Olá,
    como não sou da área, vou direto ao assunto: tenho apenas um notebook normal, e gostaria de:

    1- Fazer locuções (como aquelas freelancers em que você narra um texto de x palavras e envia o arquivo pronto);

    2- começar a fazer, juntamente com outra pessoa no mesmo local em que eu estarei, um podcast.

    Como o $$ é uma questão limitadora, bem como meus conhecimentos sobre a parte técnica, qual o tipo de equipamento que irá permitir que eu faça as duas coisas com um só investimento?

    Eu havia pensado em comprar um head seat do tipo live chat da microsoft, mas não sei se é exatamente do que preciso, pois não sei como transformar o som em um arquivo e enviá-lo por e-mail.

    Desde já agradeço a atenção!

  5. Queria recomendações , eu gravo videos cantando covers pro youtube, e quero aumentar a qualidade do audio , queria esta qualidade – > https://www.youtube.com/watch?v=pHUIV7Ep33M , me falaram que o microfone dela é o neuman u87 na qual é super caro ,queria um mais barato que proporcione uma qualidade dessa semelhante ou igual por favor e uma interface de audio que seja mt boa tbm , que der essa qualidade !

    • Olá, Adaline! Na realidade, os equipamentos de hoje possuem pouca diferença de qualidade. Você pode comprar um microfone AKG Perception ou um MXL Genesis e ter uma qualidade excelente, como a do vídeo.

      O Youtube processa o arquivo que você sobe. Sempre há perda de qualidade. Não há necessidade de comprar um super microfone, como é o Neumann U87. Verifique os AKG Perception e vc não vai se arrepender 🙂

  6. Legal essas dicas, muito boas mesmo.

    Me tire uma dúvida, para que trabalha com locuções para supermercados, qual desses é a melhor opção? (Faço locuções em casa e vendo para supermercado, mas meu microfone ta muito ultrapassado) Valew.

  7. sinceramente , gosto e aprovo muito open source mas o audacity é pessimo para captação / gravação de audio bruto de voz. use qualquer outro , o ideal mesmo é gravar , utilizando driver asio e alguns vsti como compressores , maximizadores , reverb , chorus dentro de um DAW que possua a opção , trabalho com DAW mais de 10 anos , mais especificamente FL STUDIO , o melhor na minha opiniao , principalmente pra iniciantes , pois a gravação dentro de um DAW com plugins ativados permite a melhoria da gravação.

  8. Eae Michael! Belezinha?

    Então cara, depois de 3 anos com pessoas me incentivando à trabalhar com dublagem/locução, eu resolvi dar um chance. Cheguei a fazer um curso de dublagem e gostei bastante, mas infelizmente não pude trabalhar por causa de um bendito chamado DRT. Enfim, não sou muito familiarizado com equipamentos e softwares, então eu gostaria de uma dica sua com quais aparelhos devo comprar e softwares que eu devo usar… Queria ir brincando um pouco só pra evoluir a habilidade.

    Valeu!

  9. Olá Michael!

    Após 3 anos com pessoas me empurrando para a área de dublagem/locução, eu finalmente resolvi dar uma chance a essa área. Há um tempo que eu quero comprar um microfone e uma interface mas eu fiquei com medo de comprar peça com péssimas qualidades e também, não conheço programas de edição de vídeo/áudio. Oque você me indicaria, tanto quanto Software quanto Mic+interface?

    • Fala, Antonio! Seja bem vindo ao nosso mundo!

      Compre uma interface simples de 1 canal. Eu recomendo as Focusrite Scarlet 2i2 e PreSonus Audiobox 22VSL. Com ambas as interfaces eu vou te indicar o Studio One como software, mas se vc quiser economizar, pode usar o Reaper.

      Sobre o microfone, eu não recomendo vc a comprar qualquer microfone para começar. EU recomendaria já um microfone que vai te servir a vida toda: Electro Voice RE20. Como as vezes o dinheiro é o limitador, aconselho você a dar uma olhada nos AKG P120.

      Uma opção também são os microfones USB. Mas eu não recomendo, pois qualquer tipo de upgrade que vc queira fazer no seu estúdio depois você vai precisar trocar ele por completo e começar a comprar tudo de novo.

      Grande abraçø!

  10. Olá, Michael
    Tudo bem?
    Tenho uma interface PreSonus Audiobox USB, um microfone Shure SM58 com cabo XLR Santo Angelo e uso um iMac. Utilizo o Audacity para gravar vozes para desenhos animados.
    Mas todas as minhas gravações possuem um ruído desagradável e sou obrigado a limpá-las, o que dá muito trabalho e perda de qualidade. Já retirei todos os equipamentos plugados no mac que poderiam causar alguma interferência, inclusive HDs externos, mas não adiantou. Também desabilitei o microfone embutido.
    Minha pergunta é: será que o próprio cabo USB não causa interferência, já que é usado como alimentador e transmissor de dados ao mesmo tempo?
    Peguei uma mesa Behringer de 4 canais emprestada de um amigo e as gravações melhoraram muito, os ruídos praticamente desapareceram. Usei o mesmo cabo e o mesmo microfone.
    Não queria me desfazer da PreSonus, mas talvez precise fazer isso caso os ruídos continuem nas gravações.
    Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo site, com certeza muito útil!
    Um grande abraço,
    Alexandre Bersot

    • Fala, Alexandre!

      Muito obrigado pelo comentário! Se o cabo USB for de baixa qualidade ele pode interferir sim na qualidade do áudio. Mas isso que você me disse parece ser problema na interface.

      Essa interface não tem um alimentador externo (fonte)?

      Abraço!

      • Olá, Michael!
        Obrigado pelo rápido retorno!
        O cabo USB veio na caixa do Audiobox, então acredito que seja de boa qualidade, mas de repente vale a tentativa da troca do cabo por um de alta qualidade. Você recomendaria alguma marca?
        A interface não veio com fonte externa e nem possui entrada de força, apenas a USB mesmo.
        Grande abraço!

        • Fala, Alexandre!

          Você chegou a testar em outro computador? Tem como mandar um exemplo de áudio?

          Eu não entendo muito de marca de cabos para computador. O meu cabo firewire comprei na loja online da Apple, pq acredito que lá eles não comercializam coisa ruim! kkk

          Dê uma olhada por lá tbm. Mas, antes, teste em outro computador e, se possível, me mande um trecho do audio. atendimento @ gravandoemcasa . com

  11. Achei muito interessante essas dicas, eu nunca tralhei em radio nunca pensei anteriormente em trabalhar como locutor, porém existe uma situação muito interessante, todas as vezes que eu converso com alguem pessoalmene e principalmete por telefone a primeira coisa que me perguntam e se eu ja fui locutor, se trabalhei como locutor etc,,, dizem que a minha voz é muito boa para locução , depois de tantos anos eu vou tentar entrar nessa não tenho noção de equipamento de nada gostaria de ter uma ajuda sua qual o primeiro passo..

    • Fala, Nilson! Seja bem vindo ao misterioso mundo da gravação! kkk

      Já que você não trabalha com isso, a melhor dica que eu posso te dar é você comprar um microfone comum, desses de karaokê ou de computador, que custam uns 20 reais, e fazer testes com o equipamento que vc tem.

      Grave sua voz, comece a criar intimidade com os programas de gravação. Dê uma estudada sobre como funciona o mercado de narração.

      Quando você sentir que precisa de algum equipamento melhor, aí sim você vai botar a mão no bolso! E me procure, que eu posso te ajudar a não comprar gato por lebre.

  12. Olá tenho um netbook e nele intalado o audacity. Já fiz algumas gravações de músicas da minha banda e gostariamos de soltar alguns samples dessas gravações na hora em que formos tocar ao vivo. Além a Interface que cabos preciso pra poder jogar os samples pro pa e o metronomo pro fone de ouvido juntamente com os samples?

    • Fala Maxwell!

      Vamos raciocinar o caminho do áudio:

      – Esse sample vai ter que ser executado em um programa DAW com possibilidade de rotear cada canal pra uma saída da interface. Computador + interface multitrack (pelo menos 4 canais)
      – Você vai jogar uma pista (que muito provavelmente será estéreo) para os PA’s, para a banda tocar junto. Então são 2 canais que vão pra mesa, cada um com um cabo.
      – Você vai jogar uma trilha (é o suficiente) com o áudio e o metronomo para a monitoração. Sai um canal da interface e entra na mesa de som. E da mesa, pros fones. Um cabo da interface pra mesa, mais um cabo pra cada um dos músicos que vão querer o áudio no fone.
      – Cada músico vai precisar de um amplificador de fones e de um fone.

      Acho que agora ficou mais fácil… Um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *