07/07/13
Studio One - Primeiros Passos

Primeiros passos no Studio One – Principais funções

Temos recebido muitos e-mails pedindo ajuda nos primeiros passos para utilizar o Studio One, software de gravação produzido pela PreSonus.

O programa é cada vez mais utilizado pelos iniciantes de áudio, graças a sua facilidade de uso e praticidade. Mas, para quem vem de outros softwares de áudio, como Cubase, Nuendo ou Pro Tools, o Studio One pode parecer um pouco “estranho”.

Com este artigo, a minha intenção é tirar algumas dúvidas comuns a várias pessoas que nos escreveram, e abrir espaço para que se inicie novas discussões. Não irei me aprofundar em detalhes para não estender demais o texto.

Configurar Áudio do Studio One

O Studio One trabalha com praticamente qualquer interface de áudio compatível com driver ASIO. Se você quer saber mais sobre o driver ASIO, recomendo a leitura deste nosso artigo sobre ASIO e Asio4All.

Você pode acessar a configuração de áudio através da tela inicial do programa ou do menu em qualquer tela.

Studio One - Detalhe do Menu

Como acessar a configuração de áudio pelo menu

Tela Principal Studio One

Como acessar a configuração pela tela inicial

Você também pode utilizar o driver de áudio nativo do seu sistema operacional. No caso do Windows, basta selecionar “Windows Audio” no menu de seleção de interface de áudio do programa.

Selecionar Audio Windows Studio One

Selecione Windows Audio no menu Drop Down

Após configurar a interface de áudio, você poderá configurar as entradas e saídas do software, escolhendo para qual saída da interface determinada saída do software de áudio irá ser direcionada, e de qual entrada da interface determinada entrada do software irá receber o sinal.

Para isso, basta clicar em “Song Setup”, no canto inferior esquerdo da janela de configuração de interface.

Audio Setup Studio One

Audio Setup – adicione, remova e faça a configuração dos canais da interface

Parece complicado, mas nada que dois minutos de desbravamento não resolva!

Iniciando uma nova seção

Ao clicar em “Create a New Song” (criar um novo som), um menu se abrirá com algumas opções. Veja abaixo a imagem do menu, e iremos escrever sobre as principais telas.

Janela New Song do Studio One

Detalhe da janela New Song – as setas indicam os pontos abordados no texto

Na aba Styles, você poderá escolher uma predefinição para determinado tipo de trabalho. Ao abrir o preset “Singer / Songwriter”, por exemplo, o Studio One irá criar uma seção com duas pistas configuradas, com efeitos predefinidos: um para voz, e outro para violão.

É muito interessante explorar as opções. Mas para este artigo iremos selecionar “Empty Song”.

Na janela ao lado, podemos escolher o nome do arquivo da seção, e onde ele será salvo. No quadro abaixo, eu aconselho a não fazer nenhuma alteração, a não ser que você saiba o que está fazendo.

Quando trabalho com o Studio One, costumo alterar somente o Sample Rate e o Tempo.

A tela de seção

A tela de seção é a principal tela do software de áudio. É aqui onde você irá criar as pistas de áudio, gravar e mixar.

Para criar pistas de áudio, acesse “Track > Add Track” no menu, ou simplesmente pressione a tecla “T”.

Para armar as pistas para gravação, basta clicar no ícone “Rec” em cada pista. Desta forma, quando você iniciar a gravação, todas as pistas armadas irão capturar o áudio das entradas da interface.

A janela Add Track do Studio One

Esta janela se abre sempre que você aciona a hotkey “T” ou o Add Track.

Pistas armadas Studio One

Ao clicar no ícone apontado pela seta amarela, você arma a pista para gravação. Somente as pistas armadas irão gravar o áudio.

Espero que este artigo tenha auxiliado a entender um pouco mais sobre o software Studio One. Iremos abordar cada item com mais detalhes no nosso curso de Studio One, que está previsto para sair em outubro!

Keep Recordin.

Tags:, , , ,

Artigos relacionados

Comentários

  1. Olá, tô fazendo gravação no studio one é tô com a seguinte dúvida. Gravei a voz na pusta 1 e no finalzinho errei a letra, Como faço pra continuar a gravar ouvindo o que já gravei? Quando vou fazer gravar novamente não consigo ouvir o que já foi gravado.
    Obrigado,
    Johnny

    • Fala, Jhony!!

      Existe uma ferramenta chamada “Pre Roll”, que fica na barra de transporte, próximo as configurações de metrônomo. Você consegue configurar, na tela de configuração do metrônomo, quantos compassos o programa vai tocar antes de começar a gravar a partir da posição onde você colocou o cursor. Se você configurar 2 compassos, coloque o cursor onde tem a frase que quer regravar e solte o REC. O Studio One vai vir tocando dois compassos antes e, quando chegar na posição do cursor, vai gravar automaticamente!

      Me avise se não conseguiu entender, que eu dou um jeito de te explicar melhor.

      Grande abraço!

  2. ola tenho uma interface audiobox 1818vsl com 8 entradas e 8 saidas, instalei o studio one 3 artist no inicio ela estava identificando as 8 entradas e as saidas, 1 semana depois qdo abro um projeto novo, ela so identifica a saida principal ou seja o “main out” o q devo fazer?

  3. Dúvida com o Studio One Artist (v.2.6.5.30360 – Win x64)

    Por favor, por será, que depois que atualizei meu notbook para Windows 10 o botão “record” (aquele que fica posicionado à esquerda da pista) não aceita mais cliks do mouse?
    Não consigo gravar porque a pista, apesar de receber o sinal sonoro, não fica habilitada para gravação. Isso acontece nas pistas de áudio, mono e estéreo.
    Quando insiro uma pista de Instrumento, esse problema não acontece.

    Obrigado pela atenção.

  4. Bom dia. Obrigado pelas informações. Comprei o kit da Presonus para gravar apenas propaganda de rua e rádio. Seria simples como todos dizem que o programa é. Mas, eu não estou conseguindo fazer nada nele. Já trabalhei com sound forge e vegas que são muito fáceis. Mas, este eu estou apanhando. Por favor, me responda se é possível eu gravar a voz numa pista e pegar uma música pronta ou trilha em mp3 e mixar com a voz para fazer um comercial. E se eu não conseguir ou não for possível, se eu instalar o sound forge ou vegas vai funcionar normalmente com a placa da audiobox? Muito obrigado desde já.

    • Fala, Juvenal! Vc precisa usar um programa para extrair somente o áudio desse vídeo no Youtube. Existem vários no Baixaki que fazem essa função.

      Depois, vc abre o áudio em um programa de edição de sua preferencia (Reaper, Studio One, Cubase, Pro tools, Nuendo, etc) e grava a voz em uma pista, enquanto o audio executa em outra.

      Se precisar de mais detalhes, pode me falar!

      Grande abraço! 😀

  5. Olá.. tudo bem?
    Estou com dificuldade para atualizar uma versão no studio one artist 2 (2.0.0) para versão mais atual..
    Na hora de atualizar, devo deletar a versão anterior ( no caso a que estou usando)?
    Baixei a atualização, atraves do próprio studio one 2. Mas, não atualizou nada.
    Teria como voce me dar uma luz, para que eu possa atualizar passo a passo.
    Desde já agradeço.

    • Arthur, tudo certo?

      Não se preocupe. Baixe a versão mais recente pelo site da PreSonus e faça a instalação. Muito provavelmente ele vai perguntar se vc deseja sobrepor a versão instalada, e vc só precisa responder que sim!

      Seu software é original?

      Grande abraço!

      • Sim, meu software é original ( em cd ) studio one 2 versão 2.0 , instalei por cima, mas não alterou nada, será que tenho que desistalar , para fazer todo processo ?
        Quando instalei não houve essa pergunta (se eu queria instalar por cima). eu acho que a tela de apresentação deve ser um pouco diferente da versão 2.0.
        Grato pelas informações.
        Grande abraço.

  6. Boa tarde . estou com algumas dúvidas. tenho um controlador Nektar Impact LX49 . e na parte superior ele possui varias funcoes para que fosse possível equalizador e controlar o audio. mas como fazer o Studio One reconhecer funcoes do controlador .? *(uma vez q ja esta funcionando perfeitamente a parte do teclado)

    Obrigado

  7. olá estou com um problema, gravei uma musica com a guitarra, antes de converter para mp3 eu salvei o projeto mas quando tento abrir o arquivo o studio one para de funcionar, se voce tiver alguma soluçao estarei a espera, obrigado.

    • ola tenho o studio one2 ….gostaria de saber como faço para usar o kontakt com o omnisphere ao mesmo tempo no mesmo canal…..omnisphere um pad …kontakt um piano….ouvir o som dos 2 juntos ao mesmo tempo obrigado..

      • Fala Jorge! 😀

        Eu vou pesquisar mais a fundo isso. Eu dei uma boa olhada no Studio One, e ele funciona com você selecionando, na pista de instrumento, qual vai ser o instrumento (no teu caso, omnisphere ou kontakt) que vai ser configurado no output.

        Creio eu que você vai ter que criar duas tracks de instrumento, uma pra cada instrumento (omnisphere e kontakt), e usar a mesma INPUT nos dois (que é teu controlador).

        Depois que vc gravar a sua performance nos dois canais midi, você faz um bounce pra uma pista estéreo ou uma pista mono, que ambos os sons estarão misturados.

        Se vc não entender, me avise, que tentarei ser mais específico.

        Grande abraço!

  8. olá tenhohome studio e ja trabalho a um tempo com o studio one, em todas as minhas maquinhas ele sempre funcionou normal, porem, atualmente montei um novo onde instalo o studio one mas na hora de registrar ele da como chave invalida, ja tentei de todas as formas estou achando que o problema eh com minha placa mãe que n eh compativel gostaria de saber se ha problema de compatibilidade com a placa mãe GIGABYTE B75M-D3H

    • Fala, Ivan! Tudo certo? Espero que sim!

      O que pode ter acontecido é que você atingiu o limite máximo de ativações. Como vc disse que teve várias máquinas, provavelmente já deve ter instalado em mais de 5 computadores.

      Acesse a área de login de usuários no site da Presonus (My PreSonus), selecione a versão do seu programa instalado no “My Software”.

      Na página que abrir, existe um quadro com uma numeração “X of 5”, onde X é o número de instalações ativadas que você fez. Se ali estiver “5 of 5”, vc precisa desautorizar alguma instalação.

      Clique em “Manage Activations” e remova as instalações que você não mais utiliza.

      Um grande abraço!

  9. troquei o meu sistema de gravacao por presonus mas nao estou consequindo instalar o studio one vcs pode me mandar como faser em video p/ o meu Email obs.

  10. Fiz um teste e gostei, a presonus não deve nada aos grandes, ótimo desempenho e ótimos efeitos, sem falar o suporte de vsti e a facilidade de mixar no programa. #One Studio

  11. BOA NOITE EU COMPREI UMA PLACA DE SOM USB DA ÁUDIO BOX VSL E NAS GRAVAÇÕES ESTOU TENDO ZUMBIDO E MEU MICROFONE É BEHRINGER PRO B2 VCS PODERIAM MIM AJUDAR A RESOLVER ESSE PROBLEMA ? MINHA PLACA MÃE É UMA GIGABYTE

    • Fala, Geone!

      Tente usar outro microfone. Se continuar o zumbido, veja se há cabos de rede elétrica cruzando com cabos de áudio. Eles não podem ficar juntos.

      Se puder, envie um arquivo de áudio pra mim. Eu vou ouvir e identificar o que pode ser.

      Um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *