perm_identity event
Studio One - Primeiros Passos

Primeiros passos no Studio One – Principais funções

Temos recebido muitos e-mails pedindo ajuda nos primeiros passos para utilizar o Studio One, software de gravação produzido pela PreSonus.

O programa é cada vez mais utilizado pelos iniciantes de áudio, graças a sua facilidade de uso e praticidade. Mas, para quem vem de outros softwares de áudio, como Cubase, Nuendo ou Pro Tools, o Studio One pode parecer um pouco “estranho”.

Com este artigo, a minha intenção é tirar algumas dúvidas comuns a várias pessoas que nos escreveram, e abrir espaço para que se inicie novas discussões. Não irei me aprofundar em detalhes para não estender demais o texto.

Configurar Áudio do Studio One

O Studio One trabalha com praticamente qualquer interface de áudio compatível com driver ASIO. Se você quer saber mais sobre o driver ASIO, recomendo a leitura deste nosso artigo sobre ASIO e Asio4All.

Você pode acessar a configuração de áudio através da tela inicial do programa ou do menu em qualquer tela.

Studio One - Detalhe do Menu

Como acessar a configuração de áudio pelo menu

Tela Principal Studio One

Como acessar a configuração pela tela inicial

Você também pode utilizar o driver de áudio nativo do seu sistema operacional. No caso do Windows, basta selecionar “Windows Audio” no menu de seleção de interface de áudio do programa.

Selecionar Audio Windows Studio One

Selecione Windows Audio no menu Drop Down

Após configurar a interface de áudio, você poderá configurar as entradas e saídas do software, escolhendo para qual saída da interface determinada saída do software de áudio irá ser direcionada, e de qual entrada da interface determinada entrada do software irá receber o sinal.

Para isso, basta clicar em “Song Setup”, no canto inferior esquerdo da janela de configuração de interface.

Audio Setup Studio One

Audio Setup – adicione, remova e faça a configuração dos canais da interface

Parece complicado, mas nada que dois minutos de desbravamento não resolva!

Iniciando uma nova seção

Ao clicar em “Create a New Song” (criar um novo som), um menu se abrirá com algumas opções. Veja abaixo a imagem do menu, e iremos escrever sobre as principais telas.

Janela New Song do Studio One

Detalhe da janela New Song – as setas indicam os pontos abordados no texto

Na aba Styles, você poderá escolher uma predefinição para determinado tipo de trabalho. Ao abrir o preset “Singer / Songwriter”, por exemplo, o Studio One irá criar uma seção com duas pistas configuradas, com efeitos predefinidos: um para voz, e outro para violão.

É muito interessante explorar as opções. Mas para este artigo iremos selecionar “Empty Song”.

Na janela ao lado, podemos escolher o nome do arquivo da seção, e onde ele será salvo. No quadro abaixo, eu aconselho a não fazer nenhuma alteração, a não ser que você saiba o que está fazendo.

Quando trabalho com o Studio One, costumo alterar somente o Sample Rate e o Tempo.

A tela de seção

A tela de seção é a principal tela do software de áudio. É aqui onde você irá criar as pistas de áudio, gravar e mixar.

Para criar pistas de áudio, acesse “Track > Add Track” no menu, ou simplesmente pressione a tecla “T”.

Para armar as pistas para gravação, basta clicar no ícone “Rec” em cada pista. Desta forma, quando você iniciar a gravação, todas as pistas armadas irão capturar o áudio das entradas da interface.

A janela Add Track do Studio One

Esta janela se abre sempre que você aciona a hotkey “T” ou o Add Track.

Pistas armadas Studio One

Ao clicar no ícone apontado pela seta amarela, você arma a pista para gravação. Somente as pistas armadas irão gravar o áudio.

Espero que este artigo tenha auxiliado a entender um pouco mais sobre o software Studio One. Iremos abordar cada item com mais detalhes no nosso curso de Studio One, que está previsto para sair em outubro!

Keep Recordin.

TAGS:
Artigos relacionados