19/08/13
Subgrupo mesa de som

Sobre mesa de som – parte 2 – Criando e usando subgrupos

Este é nosso segundo artigo sobre mesa de som, e neste vamos tratar sobre a criação de subgrupos de mixagem.

Para facilitar a didática, e aproveitar a oportunidade para atualizar o nosso canal no Youtube, resolvi fazer um vídeo-tutorial sobre o assunto.

Vídeo sobre mesa de som - subgruposTalvez este seja o recurso que você buscava, e não vai mais precisar comprar uma mesa maior só para ter algumas poucas novas funcionalidades.

Alias, o principal objetivo desta série de artigos é dissecar o equipamento, para que você saiba sobre como utilizar a mesa de som em sua totalidade. Aproveite e dê uma lida neste artigo: como funciona a mesa de som, canais e controles básicos.

Vídeo – Subgrupos na mesa de som


Basicamente, ao usar os subgrupos da mesa você está lançando mão de um recurso de controle poderoso, que pode ajudar muito a atingir os resultados esperados.

Com este recurso, você pode:

  • Criar mixagens alternativas para monitores de palco
  • Criar uma pré mixagem para monitoração dos músicos no estúdio
  • Controlar grupo de instrumentos em conjunto
  • Criar subgrupos de “mute”, para ter melhor controle de palco sonoro.

Resumo das funcionalidades

Vídeo sobre mesa de somPara direcionar canais para grupos individuais mono, utilize o controle de panorama. Ao enviar um canal para o subgrupo 1/2, você pode direcionar o sinal para somente o subrupo 1 ou o subgrupo dois ajustando o controle de panorama: se totalmente à esquerda, o áudio será totalmente direcionado ao subgrupo 1; se totalmente à direita, será direcionado ao subgrupo 2.

Você pode controlar um canal estéreo a partir de vários canais mono. Por exemplo: uma bateria mixada em estéreo pode ser direcionada para o subgrupo 1/2, e assim você terá controle de todo o instrumento com apenas dois faders (os de subgrupo 1 e 2, próximos ao fader de saída principal “main”).

Você utiliza os canais de subgrupo da sua mesa de som para realizar algum trabalho? Compartilhe conosco a sua experiência!

Tags:, , ,

Artigos relacionados

Comentários

  1. Cara bacana o vídeo ajudou bastante, mas assim quando eu direciono o pan de um canal para esquerda para para designar um subgrupo , no caso de um sistema mono, no main não vai sair só para o lado esquerdo se eu apertatar o batão LR e o sinal para o for para a PA também.

    • Fala, José!

      Muito obrigado pelo comentário! Eu não entendi se foi uma dúvida ou uma afirmação. De qualquer forma, eu não fiz esse teste, mas creio que o sinal vai sair mono em ambos os canais, mesmo com o potenciometro virado para a esquerda ou para a direita.

      Vou testar neste fim de semana. Valeu pela dica! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *