28/09/13
Mesa de som digital Behringer - linha X32

Behringer finalmente entra no mundo digital com a X32

Durante muito tempo eu me questionava sobre o por quê de a Behringer ter abandonado sua antiga mesa de som digital, a Behringer DDX3216, e não ter voltado mais a ocupar uma posição de destaque neste mercado.

A marca sempre teve muito poder quando se trata de mesas de som, principalmente pelo baixo custo de seus equipamentos, e a flexibilidade que eles oferecem.

Em meados de 2011, a anunciaram sua volta ao mercado de mesas de som digitais, com o lançamento da Behringer X32. Notava-se uma intenção de entrar em um nicho arriscado, dominado pela Yamaha, Allen & Heath e outras.

A Behringer X32 foi uma grata surpresa. Seus pré-amplificadores MIDAS garantem uma ótima qualidade sonora. Os recursos digitais da mesa são muitos, e inovam com o sistema de medusa digital com tecnologia AES50, a Digital Snake S16, sistema de monitoração individual Ultranet Powerplay P16 (desenvolvido pela própria Behringer), entre outros.

Talvez com o lançamento da X32, a Behringer tenha notado o seu poder de vendas, e vem agora com uma linha de mixers digitais completa:

  • Mixer digital Behringer X32 – o carro-chefe
  • Mixer digital Behringer X32 Compact – versão reduzida da mesa digital
  • Mixer digital Behringer X32 Producer – mais reduzida ainda, para estúdios
  • Mixer de rack Behringer X32 Rack – versão de 3U e controle remoto
  • Mixer de rack Behringer X32 Core – o coração da X32
  • Mixer digital iX16 para tablets

Para não escrever um livro de história, irei abordar os principais modelos: Behringer X32, X32 Compact, X32 Producer e X32 Rack. O mixer de iPad iX16 é bem interessante também, mas ainda não iremos abordá-lo neste artigo.

Mixer digital Behringer X32

Mesa de som digital Behringer X32

Mesa de som digital Behringer X32

O console digital Behringer X32 já não é mais novidade pra ninguém. Possui 16 faders motorizados para os canais de entrada (25 faders motorizados no total), 32 canais de entrada físicos com pré amplificador com tecnologia MIDAS, além de diversas outras funcionalidades muito interessantes.

A mesa digital X32 possui um painel de 7 polegadas, por onde você controla todas a funções, desde efeitos até roteamento para as saídas multi-uso. Também possui 25 mini displays LCD, para você personalizar cada um dos canais de entrada e saída da mesa, facilitando (e muuuuuuito) a sua vida na hora de organizar seu fluxo de trabalho.

Com a tecnologia SuperMAC (desenvolvida pela Klark Tecknik), você pode enviar canais digitais através um cabo CAT5 de rede comum, usando uma medusa digital no palco –  a Behringer S16.

Com a tecnologia Ultranet Powerplay P16, você poderá enviar 16 canais de áudio para cada músico, cada uma delas com 16 canais, e o próprio músico poderá mixar os 16 canais conforme achar melhor – veja os equipamentos POWERPLAY 16 de monitoração pessoal da Behringer.

A X32 grava cada um de seus canais separadamente no software de áudio, ou seja, é uma interface USB/FireWire de 32 canais!

Mixer digital Behringer X32 Compact

Mesa de som digital Behringer X32 COMPACT

Mesa de som digital Behringer X32 COMPACT

Você deve se perguntar – assim como eu, quando vi os lançamentos da Behringer – qual é (ou quais são) a diferença da X32 para a X32 Compact.

Virtualmente, nenhuma. As diferenças da mesa digital compacta se resumem em redução de componentes físicos.

O painel de knobs e controles na parte superior esquerda está reduzido, com menos botões. Na parte direita, os botões também foram reduzidos e reposicionados.

A quantidade de faders motorizados da X32 Compact é de 8 nos canais de entrada (17 no total), com um botão de troca de grupo a mais do que a X32 (canais 1-8, 9-16, 17-24 e 25-32).

São 16 canais de entrada com pré amplificador MIDAS, e os outros 16 canais são digitais, através da Digital Snake S16.

O visor da mesa também é de 7 polegadas e também possui mini displays em LCD, um para cada um dos 17 canais de entrada e saída.

Mixer digital Behringer X32 Producer

Mesa de som digital Behringer X32 PRODUCER

Mesa de som digital Behringer X32 PRODUCER

Mais uma vez, a diferença da Behringer X32 Producer para a Behringer X32 Compact e Behringer X32 é física. Todas as funções virtuais estão presentes nas três mesas.

A X32 Producer possui um display LCD de 5 polegadas, e não possui mini displays de LCD em cada um dos canais. Isso talvez faça com que o custo deste equipamento seja bem menor que os outros dois modelos (apesar que, pessoalmente, adoraria ter o console com os mini displays personalizáveis!).

A mesa possui 17 faders motorizados (oito faders para as entradas), 16 entradas com pré amplificadores MIDAS e todas as outras características da X32 Compact, mas com a quantidade de controles físicos reduzidos – principalmente na lateral direita, onde os botões foram realocados e reduzidos.

Mixer de rack Behringer X32 Rack

Mixer digital Behringer X32 RACK

Mixer digital Behringer X32 RACK

Talvez o equipamento mais curioso lançado, da linha X32.

O mixer Behringer X32 Rack possui exatamente as mesmas funções virtuais de todos os consoles X32, mas ele deixa de ser uma mesa de mixagem para ser um mixer virtual.

O equipamento ocupa três unidades rack (3U), e possui 16 pré amplificadores MIDAS, 8 saídas omni (você pode escolher o que vai enviar para cada uma delas), talkback, AUX Send e Return (6 de cada). As entradas e saídas são iguais aos outros modelos.

Para controlar este equipamento, você tem à disposição um monitor de 5 polegadas e alguns poucos botões. Você controlará todo o equipamento através de seu iPad, iPhone ou notebook. Na página do equipamento X32 Rack no site da Behringer você poderá encontrar o link para download de todos os aplicativos, para todas as plataformas

Conclusão

O objetivo da Behringer foi, claramente, trabalhar em uma base virtual sólida e adaptável, e assim o mesmo programa poderia ser utilizado por vários hardwares diferentes, e controlado por vários dispositivos diferentes.

Com uma maestria que só uma empresa de qualidade e tradição pode ter, a Behringer atingiu diversos mercados, e provavelmente criará tendências. Até hoje, eu não havia visto tamanha adaptabilidade de um firmware (o ” programa” responsável por toda a parte virtual da mesa) em tantos hardwares diferentes.

E a Behringer ainda promete compartilhar a tecnologia de comunicação da mesa, para que desenvolvedores façam seus próprios aplicativos de controle!

No futuro, apenas com o mixer Behringer X32 Core (o núcleo da mesa de som, sem nenhum pré amplificador, sem controles, sem LCD… somente as entradas digitais e poucos controles físicos) e um iPad, você será capaz de controlar até 96 canais de áudio, sem precisar carregar consoles pesados e gigantescos.

Ponto positivo para a Behringer!

Tags:, ,

Artigos relacionados

Comentários

  1. Quero mudar a mesa da minha igreja, preciso de uma que dê suporte para os instrumentos que ficam dentro do estúdio que são guitarra, baixo, bateria acústica com seus microfones, violão, teclado e sax e fora do estúdio no templo 5 microfones

  2. Olá, tenho uma x32 e gravo com o protools 11, os níveis de sinal apresentados são diferentes. na mesa eu tenho um sinal mais forte que chega a clipar. Mas no VU do protools é bem inferior -10, por que isso acontece e tem como igualar, para ter uma referencia exata?

    Obrigado !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *