perm_identity event
Dicas para isolamento acústico do Estúdio

Dicas de isolamento acústico para home studio

Uma das dúvidas mais recorrentes no Gravando em Casa é sobre a melhor forma de isolar acusticamente um ambiente.

Os motivos são vários: ruído externo na gravação, vizinhos reclamando do barulho alto, pessoas que moram com crianças ou pessoas doentes. Todos buscam o mesmo objetivo: controlar o som.

Qual o melhor material para isolamento acústico? Construir uma parede de gesso ou madeira ajuda? Isopor para isolamento acústico funciona? Essas e outras dúvidas serão tratadas aqui, agora.

Verdades absolutas sobre isolamento acústico

Quando falamos de transmissão do som, estamos falando de ondas sonoras que são propagadas pelo ar. A movimentação do ar faz com que nosso tímpano se mova, e assim podemos ouvir o som.Ondas SonorasPortanto, para bloquear o som, precisamos bloquear a movimentação do ar. Simples? Nem tanto.

Qualquer objeto que vibra é capaz de mover o ar em torno dele. Uma parede, ao receber uma carga de ar de um lado, vibra e movimenta o ar do outro lado, fazendo com que o som “atravesse”.

Até aqui percebemos duas formas de transmissão do som: pelo ar e pela vibração dos objetos.

Primeiro estágio do isolamento – paredes

Como disse anteriormente, a vibração das paredes faz com que o ar atravesse de um ambiente a outro, mesmo que não haja passagem de ar.

Quanto maior é a resistência à vibração da parede, menor é a transmissão do som para o outro ambiente. Portanto, paredes densas, pesadas, costumam ter maior resistência a transmissão.

Uma forma de se criar uma parede densa é utilizar blocos recheados com areia. Porém, tome cuidado: isso vai depender de cálculos estruturais de engenharia.

Outra forma de segurar a vibração da parede é utilizando material que absorva a energia da onda sonora. Qualquer material que “quebre” as ondas de ar, que retire energia do ar. Aí vale  cortinas, sonex, espumas, colchões ortopédicos, etc.

O que é muito comum de ser feito é o “sanduíche de lã de rocha/vidro”. Entre uma parede de alvenaria e uma dry-wall, usa-se lã de rocha ou lã de vidro.Isolamento acústico - Paredes Separadas

A onda de ar, ao bater na primeira parede (dry-wall), perde pouco de sua energia, e travessa através da vibração. Porém, encontra um material denso e poroso (lã de rocha), que absorve boa parte de sua energia transmitida.

O que não é absorvido chega até a parede de alvenaria, que faz a absorção de mais uma parte do som.

É possível conseguir boa redução do ruído com esta técnica.

Segundo estágio do isolamento – passagem de ar

Para que um isolamento acústico seja efetivo, precisamos verificar todas as possíveis falhas que possibilitarão o ar a passar para o ambiente externo. Os principais elos desta etapa são portas, janelas e ar condicionado.

Se você quer isolar um cômodo da sua casa e não pode lidar com esses objetos, sinto muito: seu isolamento acústico não será tão efetivo.

Existem alternativas às janelas e às portas comuns no mercado, que são preparados para isolar o som. A regra é básica: materiais densos, sem frestas.

Uma boa prática é utilizar contato de borracha com borracha. Por exemplo: em uma porta, utilizar borracha no batente e na folha. Isso vai garantir que o ar não passe.

E a ventilação do estúdio? Vou morrer sufocado lá dentro?

Existem estruturas de ventilação preparadas para absorver as ondas sonoras durante a troca de ar externo e interno. Se seu estúdio é só um hobbie, não compensa nem buscar informações sobre isso.

Trocador de ar

Exemplo de equipamento acústico para troca de ar entre ambientes

O jeito é deixar uma passagem de ar para uma área onde o barulho não seja um incômodo.

Conclusão: será que vale a pena?

Se você realmente quer fazer um isolamento acústico, prepare o bolso. Não é barato, e qualquer solução barata que você encontrar com certeza não vai ser efetiva.

O melhor é isolar as paredes e janelas que estão na direção das fontes sonoras, e negociar com os vizinhos os melhores horários!

Aqui vai um site muito bom, com algumas opções de portas acústicas e acessórios para você usar no seu isolamento acústico: http://www.vibrasom.ind.br/

E você? Fez o isolamento do seu estúdio? Conte como foi!

TAGS:
Artigos relacionados