16/03/14
Post sobre Isolamento Acústico

Dicas de isolamento acústico para home studio

Uma das dúvidas mais recorrentes no Gravando em Casa é sobre a melhor forma de isolar acusticamente um ambiente.

Os motivos são vários: ruído externo na gravação, vizinhos reclamando do barulho alto, pessoas que moram com crianças ou pessoas doentes. Todos buscam o mesmo objetivo: controlar o som.

Qual o melhor material para isolamento acústico? Construir uma parede de gesso ou madeira ajuda? Isopor para isolamento acústico funciona? Essas e outras dúvidas serão tratadas aqui, agora.

Verdades absolutas sobre isolamento acústico

Quando falamos de transmissão do som, estamos falando de ondas sonoras que são propagadas pelo ar. A movimentação do ar faz com que nosso tímpano se mova, e assim podemos ouvir o som.Ondas SonorasPortanto, para bloquear o som, precisamos bloquear a movimentação do ar. Simples? Nem tanto.

Qualquer objeto que vibra é capaz de mover o ar em torno dele. Uma parede, ao receber uma carga de ar de um lado, vibra e movimenta o ar do outro lado, fazendo com que o som “atravesse”.

Até aqui percebemos duas formas de transmissão do som: pelo ar e pela vibração dos objetos.

Primeiro estágio do isolamento – paredes

Como disse anteriormente, a vibração das paredes faz com que o ar atravesse de um ambiente a outro, mesmo que não haja passagem de ar.

Quanto maior é a resistência à vibração da parede, menor é a transmissão do som para o outro ambiente. Portanto, paredes densas, pesadas, costumam ter maior resistência a transmissão.

Uma forma de se criar uma parede densa é utilizar blocos recheados com areia. Porém, tome cuidado: isso vai depender de cálculos estruturais de engenharia.

Outra forma de segurar a vibração da parede é utilizando material que absorva a energia da onda sonora. Qualquer material que “quebre” as ondas de ar, que retire energia do ar. Aí vale  cortinas, sonex, espumas, colchões ortopédicos, etc.

O que é muito comum de ser feito é o “sanduíche de lã de rocha/vidro”. Entre uma parede de alvenaria e uma dry-wall, usa-se lã de rocha ou lã de vidro.Isolamento acústico - Paredes Separadas

A onda de ar, ao bater na primeira parede (dry-wall), perde pouco de sua energia, e travessa através da vibração. Porém, encontra um material denso e poroso (lã de rocha), que absorve boa parte de sua energia transmitida.

O que não é absorvido chega até a parede de alvenaria, que faz a absorção de mais uma parte do som.

É possível conseguir boa redução do ruído com esta técnica.

Segundo estágio do isolamento – passagem de ar

Para que um isolamento acústico seja efetivo, precisamos verificar todas as possíveis falhas que possibilitarão o ar a passar para o ambiente externo. Os principais elos desta etapa são portas, janelas e ar condicionado.

Se você quer isolar um cômodo da sua casa e não pode lidar com esses objetos, sinto muito: seu isolamento acústico não será tão efetivo.

Existem alternativas às janelas e às portas comuns no mercado, que são preparados para isolar o som. A regra é básica: materiais densos, sem frestas.

Uma boa prática é utilizar contato de borracha com borracha. Por exemplo: em uma porta, utilizar borracha no batente e na folha. Isso vai garantir que o ar não passe.

E a ventilação do estúdio? Vou morrer sufocado lá dentro?

Existem estruturas de ventilação preparadas para absorver as ondas sonoras durante a troca de ar externo e interno. Se seu estúdio é só um hobbie, não compensa nem buscar informações sobre isso.

Trocador de ar

Exemplo de equipamento acústico para troca de ar entre ambientes

O jeito é deixar uma passagem de ar para uma área onde o barulho não seja um incômodo.

Conclusão: será que vale a pena?

Se você realmente quer fazer um isolamento acústico, prepare o bolso. Não é barato, e qualquer solução barata que você encontrar com certeza não vai ser efetiva.

O melhor é isolar as paredes e janelas que estão na direção das fontes sonoras, e negociar com os vizinhos os melhores horários!

Aqui vai um site muito bom, com algumas opções de portas acústicas e acessórios para você usar no seu isolamento acústico: http://www.vibrasom.ind.br/

E você? Fez o isolamento do seu estúdio? Conte como foi!

Tags:,

Artigos relacionados

Comentários

  1. Fala galera!
    Bom, embora seja difícil, estou querendo aproveitar a reforma aqui em casa para fazer um pequeno home studio sem gastar tanto. Então, estava pensando em usar na janela um vidro de 1cm de espessura, nas paredes e porta -de madeira- isopor com 4cm de espessura, e piso de madeira, além também de um ar condicionado para refrigerar o estúdio.
    Gostaria de saber se, na prática, o isolamento seria eficaz.
    Valeu! hahahah

  2. Meu cãozinho morre de medo de tudo que faz barulho alto principalmente trovão e fogos, tem problemas cardíacos fica num estado lastimável. Gostaria de criar um espaço acústico pra ele, o que me recomenda. funciona para a finalidade acima. Grata

  3. Cara , me tira uma duvida, Uma lã de rocha com 50 mm de espessura já é o suficiente para colocar entre as paredes duplas , ou a de 75 mm é o recomendado ?
    Obrigado !

  4. Michael,

    Pretendo fazer um estúdio para ensaiar com a minha banda na minha casa que está em construção. Gostaria de saber se existe alguma alternativa além da parede de gesso acartonado após a alvenaria. A sala não está com um espaço muito grande e essa solução diminuiria ainda mais o espaço. Além disso, tenho preocupação de como fazer o encaixe da porta acústica e do visor de vidro nas duas paredes. No teto farei gesso também, com lã de rocha. Preciso fazer alguma coisa no piso (andar terreno) ou um carperte resolve?

    Obrigado!

  5. Olá,
    Quero construir uma sala para funcionar como home estúdio. A sala terá aproxidadamente 6×6. Minha ideia é fazer as paredes de placas cimentícias, colocar lã de rocha no meio e fazer as paredes internas de gesso acartonado. O teto pretendo fazer apenas uma camada de gesso com lã em cima dela também. O piso é de cerâmica, mas pretendo por um carpete no chão e nas paredes, e um pouco de espuma acústica em uma ou duas paredes (não em tudo). Pretendo por duas portas maciças também.

    A peça não tem contato com parede nenhuma e fica em um sítio, a casa do vizinho mais próximo fica uns 50 metros. Será que eu consigo uma boa atenuação? Seria suficiente para poder tocar depois das 10 horas sem perturbar muito os vizinhos?

    • Fala, Luan!

      Esse seu esquema funciona sim. Tome cuidado com as frestas das portas / janelas que vc for usar.

      Mas vc já verificou se será mesmo necessário fazer isolação acústica? Pelo o que vc me relatou, a casa do seu vizinho mais próximo fica afastado.

      Se a ideia é tocar após as 10, creio que possa sim funcionar. Mas para ter certeza, teria que saber a densidade dessas placas cimentícias. Mas a ideia de isolação é a seguinte: quanto mais denso, quanto mais pesado, menos vibração passa para o ambiente exterior e do ambiente exterior. Porém, qualquer fresta de 2 cm quadrados pode por a perder todo seu isolamento.

      Grande abraço!

      • Minha ideia é também não perturbar minha esposa e minha mãe, que mora no mesmo terreno. E talvez futuramente alugar pra ensaio das bandas aqui da volta, por isso o investimento um pouco alto hehe.

        Não pretendo fazer janelas, e portas pretendo eu mesmo fazer duas. Vou pegar duas chapas de mdf e prender elas com uma lã de rocha no meio, para cada porta. E bolar alguma forma de vedar os marcos. Acho que com isso já atenua bastante né?

        Desculpe abusar, mas outra dúvida. Ví por aí algumas “leis” para um estúdio. A sala não poderia ser quadrada, nenhuma medida da sala (largura, comprimento, altura) poderia ser múltiplica de outra, a soma de duas medias deve ser menos que 4 vezes a outra medida. Até que ponto isso é real?

        • Fala, Luan!

          Existem toneladas de informações. A verdade é que qualquer sala pode ser tratada. Existem medidas que facilitam o tratamento. A única “lei” eu eu recomendo é de se construir o usar a maior sala possível.

          Seus planos para fazer uma sala isolada acusticamente são bons! Só não se esqueça que vc vai precisar de uma entrada de ar. Existem alguns dutos de ventilação com preparação acústica.

          Grande abraço!

          • Pois é. Por fim já até comprei o material. A sala não será gigante, mas vai ter um tamanho razoável, ficou em 6×4 e vai ter uma espera já pra aumentar 2 metros para uma sala técnica.

      • Olá ! Tenho muiiitas dúvidas ! Mas n quero ser chato ! Tenho um espaço de 6 x4.20 quero construir uma sala de ensaio. Se eu fizer uma parede de blocos 20×40 e encher de concreto, e fizer outra parede de tijolos comum com um espaço de 10 cm entre as paredes vai isolar legal ?….e no teto ? Oq poderia ser feito ? Posso fazer laje ? Obg amigo

  6. Toco bateria e de modo a não pertubar muito quem esta na casa/ ou vizinhos, estou querendo colocar espuma de colchão casca de ovo(d33) em todas as paredes + teto e carpete no chão. Você acha que isso vai reduzir bastante o ruido? A minha ideia era colar as espumas diretamente na parede.
    obrigado.
    Carlos

    • Fala, Carlos!

      Não reduz bastante não. Haverá sim uma pequena redução. O que vai resolver é substituir as portas e janelas por portas e janelas com isolação.

      A porta pode ser de madeira maciça, com batente especial, projetado para vedar todas as frestas (inclusive embaixo da porta).

      A janela é um pouco mais complicada, mas existem persianas já preparadas para isso (usa-se muito em apartamentos em região com nível de ruído alto).

      Grande abraço!

  7. Pingback: Dicas de isolamento acústico para home studio - Musiteca

  8. Bom dia amigos,

    Parabéns pela matéria e pelo site.

    Estou querendo fazer um estúdio em minha residencia, utilizaria o terraço para isso, sendo que o terraço é coberto com telha colonial, e teria que fazer o estúdio, em drywall, paredes e teto, procurando vedar tudo até o chão.

    Minha maior duvida esta em uma das paredes, que gostaria de tentar colocar um vidro, para ter o visual de fora e utilizar a luz natural também, como na foto desta matéria la encima.

    Como posso fazer? Que vidro utilizar? Qual técnica de vedação usaria?

    • Fala, Leandro! Obrigado pelo comentário!

      Vc pode usar persianas especiais, que possuem projeto de isolação acústica. São um pouco caras, mas não são difíceis de achar. Usa-se muito em apartamentos de grandes cidades.

      Ou então pode fazer um “aquário”, aquele mesmo esquema de vidro-espaço-vidro que usa-se em janelas de sala técnica.

      Acho que a persiana vai ser mais interessante pra vc.

      Grande abraço!

  9. Ola.
    Tenho um Salão 12 mtrs X 8 mtrs X 4mtrs.
    Teto de PVC e piso no chão. Neste local quero colocar uma banda sinfônica com 45 músicos de sopros e percussão de modo a não parecer uma banheira.
    O que posso fazer para minimizar a acústica deste local.
    Abs

    • Fala, Luiz!

      Não sei se vc quer fazer um tratamento acústico ou um isolamento acústico quando diz “minimizar a acústica”… Mas se a sua vontade é reduzir o som que sai da sala, o ideal é laje, portas maciças e paredes duras. Tente evitar também frestas, janelas por onde o som possa sair.

      Se não for suficiente, verifique a possibilidade de fazer uma segunda parede de drywall, e “rechear” o espaço entre as duas paredes com lã mineral (rocha ou vidro… preferencialmente rocha, por ser menos danoso à saúde).

      Grande abraço!

  10. Bom dia! Comprei uma casa e esta é colada no muro e a casa do vizinho também, ou seja, nossas paredes são colada. A casa dela É mais alta que a minha… do meu quarto eu ouço tudo na cozinha dela, até a água caindo na pia e esse som irritante ecoa para a minha casa inteira… não consigo dormir em paz!
    Como posso fazer pra isolar esse som?
    Será que se eu aplicar isopor nas paredes e revestir com gesso adiantaria?

  11. Bom dia. Quero montar um home stúdio apenas para gravação de voz (off para propaganda). Meu retorno será no fone. Moro de aluguel e não posso fazer nenhuma obra na casa. Minha preocupação não é sair o som para os vizinhos, mas, que o ambiente não interfira na qualidade da gravação de voz. O quarto tem uma janela e uma porta de madeira. Peço sugestões simples e baratas. Obrigado.

  12. Ola Endel. Tudo bem?
    Tenho um teto de gesso em casa e meu vizinho de cima faz muito barulho, tipo correr e pular.
    Será que posso usar espuma espansiva para preencher o espaço entre o teto e o gesso? Vai ajudar na diminuição do barulho? Pode pegar fogo com às dicroicas? Desde ja muito obrigado e parabéns.

    • Fala, Ronaldo!

      O ideal é sempre usar material específico. Mas como o seu teto é acoplado às paredes, a vibração de cima vai continuar incomodando, mesmo com a espuma.

      Vibra o piso > vibra o teto > vibram as paredes.

      Grande abraço!

  13. Bom dia, por gentileza poderia me dar um auxilio, qual a densidade de lã de rocha devo usar para isolamento acústico para estúdio de ensaio de banda de rock?

    Abs

  14. Boa noite.. Tenho um pequeno bar. Tenho duas paredes laterais. Comprei a lá de rocha basta colar ela ness muro e depois fazer uma parede de bloco de concreto cheio de massa? Tem que dar espaço ou a parede de bloco tem que ser colada na outra?

  15. Estou aproveitando as paredes existentes entre o muro de fundo do vizinho e as paredes laterais dos outros dois, levantando em alvenaria um pé direito de 2,60 para 3,0 metros. O objetivo é para construir um studio de gravação de conteúdos áudio visual. Por tanto, não entendi o que fazer a partir da alvenaria nau parte de dentro. Existe a parede rebocada, dai eu preencho 10 cm de enchimento com espuma ou lan de vidro e coloco madeiro por cima e depois colo sobre o madeiro alcatifas, tipo carpete? É isso? E quanto ao teto e piso? O teto pode ser forrado de Gesso para esconder fios de energia da iluminação e o gesso revestido de carpete ou espuma tipo casca de ovo? Por favor ajude-me, pois estou sem verba e necessitando finalizar tudo para começar correr atarás. Grato…

  16. Olá. Obrigado pelas informações.

    Montei uma sala de ensaio com 4,15m X 2,91m, altura de 2,85m.

    Construi uma parede de drywall com recheio de lã de vidro 10cm, densidade 32kg/m2 e utilizei uma porta de madeira maciça dupla com um dente para vedar no batente. Revesti todas as paredes com manta asfáltica, algumas com carpete, outras com espuma, etc. Rebaixei o teto em 15cm e utilizei lã de vidro no vão e revesti com sonex.

    O som no interior da sala está excelente, mas está vazando bastante som (cerca de 25%) e subindo pelas estruturas (tenho vizinho em cima). A única coisa que não alterei foi o piso, pois coloquei a bateria em um tablado feito com madeira, EVA e pneus de carro. Acha que fazer um piso suspenso pode fazer uma diferença significativa no todo?

    Outra coisa, a parede de drywall que eu construí parece ser a que mais deixa passar som. Será que colar um material denso, como placas de polipropileno ou mesmo de gesso pelo lado de fora amenizaria isso?

    Obrigado.

    • Fala, Rodrigo!

      Vc tem janelas na sua sala?

      O ideal de se fazer nesses casos é o desacoplamento total das paredes internas. Não pode haver contato entre a parede interna e a parede externa do estudio.

      Caso contrário, a vibração de uma influencia na outra, e aí o som passa de um ambiente a outro com facilidade.

      Grande abraço!

  17. Fala Michael.!

    Amigo gostaria de saber o seguinte, eu estou querendo isolar um quarto de minha casa para estudo meu de bateria e poder tocar também, (mas só a Bateria) minhas paredes não são colodas diretamente com os meus vizinhos, as duas paredes dão nos corredores e ai sim depois a parede para o vizinho, mas enfim, estou querendo reduzir o som para não ter problemas, o quarto não é muito grande. Gostaria de saber se eu colar Lã de Rocha nas paredes e teto, dar um espaço de uns 10cm e depois colocar placas de OSB, isso me ajudaria..?… Ja deixando claro janela vou fechar, então só a porta mesmo, q posso resolver com borracha ou EVA. Essa solução me ajudaria..? Grato.

    • Fala, David!

      Se vc fechar as janelas, já terá uma ótima redução de vazamento. Criando paredes com recheio de lã de rocha também vai ser bastante útil.

      Teu único problema vai ser as frequencias mais graves (bumbo e surdos). Mas é muito difícil de tratar isso. Vc teria que criar paredes extremamente rígidas.

      Um grande abraço!

  18. Olá Michael,

    Estou pensando em isolar um ambiente de outro da casa, somente para estudo e algumas gravações amadoras, mas pensei em separar os dois ambientes somente com vidro temperado de 10mm. Você tem alguma ideia do nível de isolamento que se consegue com este vidro?

    • Fala, Kleiton!

      Vc terá bom resultado usando a combinação vidro + borracha. Duas placas de vidro espaçadas, em torno de 10 cm, em um frame de madeira com borracha onde o vidro entra em contato com a madeira. Eu não sei qual seria o coeficiente de isolação, mas vc deve chegar próximo dos 15 dB.

  19. Estou construindo meu estúdio nas medidas externas 3×3,65m sem janelas e com um vão para porta de 80x210cm. Estão erguendo as paredes com bloco de concreto 14x19cm e vou preencher com massa o interior deles. Não vou usar areia porque acho que areia puxa umidade.

    Depois de erguidas as paredes, penso em fazer uma estrutura de madeira para posicionar as lãs de vidro ou rocha (não sei qual seria melhor) e depois fechar com madeirite (acho que drywall sai muito caro, não?). Por cima do madeirite penso em colocar espumas tipo casca de ovo em alguns lugares da sala e em outros deixar no madeirite mesmo. Também penso em colocar alguns bass traps caseiros e difusores também caseiros no teto. Também penso em deixar o teto em desnível, ouvi dizer que isso é bom pra acústica da sala.

    Minhas dúvidas:
    – Pretendo colocar duas portas de correr, uma pra cada lado. Além da vedação de borracha essas portas precisam ser maciças?
    – Vou colocar um ar condicionado tipo split. Vedar o buraco apenas com espuma expansiva (poliuretano) basta?
    – A tubulação de elétrica deve passar junto com a lã ou devo dar um jeito de cortar os blocos de concreto para passar pela parede mesmo?

    • Carlos,

      1) Se for feita uma boa vedação, a diminuição sonora vai ser boa também. A porta de correr tem menos firmeza que uma porta em um batente. Ela vai vibrar mais, e vai passar mais som por ela. Sendo maciça, ela também vai ser pesada, e vai vibrar menos. É uma questão de balanceamento de vantagem x desvantagem!

      2) Eu não conheço muito essa espuma, mas se ela tiver boa densidade, vai ajudar na absorção da onda sonora. O ideal é uma tubulação com barreiras à passagem de ar no caminho entre o ventilador e a unidade condensadora.

      3) Pelo conduíte elétrico você talvez não tenha grandes problemas. Preste mais atenção nas pontas (vede as saídas do conduíte nas tomadas).

      Grande abraço!

  20. Olá, tudo bem? Estou querendo construir um pequeno cômodo no meu quintal, para estudo de saxofone e eventuais gravações amadoras.

    Meu desejo é conseguir isolar o cômodo 100% para que eu possa estudar com o meu tenor até de madrugada sem incomodar maus vizinhos (moro em condomínio) e as pessoas que moram comigo.

    Tem idéia +/- de quanto irei gastar? Seria algo com espaço interno de 1,60×1,60.

    Abraço.

    • Fala, Thiago!

      Pra ter uma noção mais aproximada de quanto vc vai gastar, vc precisa medir o ruído que vaza pra fora do teu estúdio. Isolar 100% você nunca vai conseugir, mas pode atenuar bem o som que sai, e isso vai depender de o quanto vc quer isolar e quanto $$ você tem pra gastar!

      Grande abraço!

  21. pretendo montar home studio em area de 4,5 x 5,00 m. Quanto à paredes duplas, lã de rocha, pé direito, etc, estamos bem preparados. A dúvida maior é: o que fazer com duas grandes portas de de vidro de 4 folhas (que empilham) com 4 metros! Não pretendo me desfazer das mesmas, substituindo por paredes, pois perderia uma ótima paisagem. Mas estou pouco otimista com a sobrevivência das mesmas. Existe alguma solução de otimizar o isolamento acústico? É uma sala isolada em terreno amplo, mas há vizinhos…

  22. Boa tarde. As dicas citadas em seu site são ótimas e já me ajudou muito.
    Poderia opiniar?

    Após algum tempo trabalhando com gravação, comecei a sentir a necessidade de tratar melhor a sala de mixagem. Digo tratar melhor pois já havia feito um trabalho para diminuir a reverberação com placas de espuma na parede formando um efeito xadrez, um quadrado 50×50 espuma e 50×50 da parede. Até aí Ok.

    Após ler em alguns materiais e fóruns que é possível tratar a acústica de uma sala através do Ruído Rosa, realizei alguns testes para identificar a real necessidade de minha sala.

    Diante disso, utilizei um plugin do PT para gerar o Ruído Rosa e coloquei um Analyzer em sua saída. Para captar o Ruído vindo da sala utilizei duas caixas Behringer Truth Ativa e um mic Behringer B2, e no canal de entrada do mic no PT utilizei outro Analyzer para comparar o Ruído Out/In.

    Notei uma diferença nos gráficos mas gostaria de opiniões dos especialistas do forum para saber qual a melhor forma de tratar a sala.

    Usei o modo de captação do Mic B2 de 2 formas, Bi-Direcional e 360º, no qual estou disponibilizando 2 prints para comparação.

    Mic 360º
    http://i62.tinypic.com/k16our.png

    Mic Bi-Direcional
    http://i59.tinypic.com/25ko5d3.png

    Detalhes:
    Sala Mix: 4 x 3,80
    Exemplo de como o estúdio é hoje.
    http://i60.tinypic.com/23t4712.png

  23. Olá bom dia ! essa placa Drywall, onde eu a encontro?
    Eu posso colocar 1 placa na parede depois, lã de rocha e mais uma placa por cima e ficaria bom ? eu precisaria colocar algo por cima da ultima camada de Drywall
    Grato.

    • Fala Eleerson! Tudo certo?

      Existem empresas que fazem a colocação, o projeto e/ou a venda do drywall.

      Você pode montar a estrutura de ferro junto à sua parede, rechear com lã mineral e finalizar com as placas de gesso. O resultado é satisfatório para uma isolação simples.

      O mais importante é você tratar as janelas e as portas, que são os lugares por onde as ondas sonoras podem escapar facilmente.

      Um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *