perm_identity event
Postagem - Preparar gravação ao vivo

Os preparativos para gravação ao vivo de bandas

Partir para uma gravação ao vivo pode ser, ao mesmo tempo, excitante e estressante. Mas quando se planeja premeditadamente, muita dor de cabeça é evitada.

Sou relativamente novo na área. Há aproximadamente 6 anos, adquiri uma mesa de som Phonic HelixBoard 24 Universal, que possibilita gravar separadamente os canais através de uma interface USB/FireWire interna. Usei em algumas poucas oportunidades e, por conta de um defeito, acabei encostando o equipamento.

Este ano arrumei a HelixBoard e voltei a trabalhar com gravação ao vivo, e aqui vão algumas dicas pra você que também planeja fazer isso.

Gravação ao Vivo – A Odisséia

Conversar com o cliente e esclarecer todos os pontos de dúvida, tanto os dele quanto os seus, é essencial para a boa execução do evento.

Alguns trabalhos terão suas especificidades, mas a maioria segue um padrão de organização. Veja alguns questionamentos que você deve se fazer antes de por a mão na massa.

Quantos músicos vão gravar?

Quantas pessoas participarão da gravação? Quais são os instrumentos? Como serão captados?

Uma bateria requer, no mínimo, dois canais para ser gravada de forma satisfatória. Um violão pode ser captado com um microfone, dois microfones, um direct box ou até todos eles juntos.

Planilha Input List

Determinar a quantidade de músicos que irão participar da gravação ao vivo é o primeiro passo, mas a investigação não se limita a saber quantas pessoas estarão no palco.

Ao colocar na planilha todos os instrumentos que serão gravados, é providencial também planejar qual canal da mesa de som (ou da interface de gravação) você irá usar para cada um deles.

Aproveite para anotar também o instrumento e o nome do músico em uma planilha. É legal ter um banco de dados com essas informações.

Qual o tamanho do espaço onde será gravado o show?

Saber o tamanho do espaço ajuda no planejamento do posicionamento e da captação dos instrumentos. Ambientes pequenos causarão problemas em captações com muitos microfones. Ambientes grandes precisam de mais microfones de acento (microfones próximos à fonte sonora). Em ambientes grandes também pode-se utilizar microfones para captação da plateia.

A distância do palco para o equipamento de gravação deve ser levantada. Onde você vai montar seu equipamento? Vai fazer a mixagem o show ou só a captação do áudio?

Planejamento de palco

Eu costumo fazer um esboço em desenho, com algumas medidas e posicionamento, mas registrar fotos também é válido.

Dica: verifique a quantidade, a posição e a tensão de tomadas (110 ou 220 – use seu próprio medidor de tensão, não confie 100% nas informações dos funcionários)  no espaço. Definitivamente, é economia de dor de cabeça!

Quais equipamentos você vai levar?

Você, caro leitor, não faz ideia de como as coisas podem ficar bagunçadas em uma gravação ao vivo. Ou talvez saiba, e precisava descobrir que você não é o único a sofrer com isso. De qualquer forma, fique tranquilo!Cabos bagunçados

Liste detalhadamente quais equipamentos serão efetivamente necessários. Não deixe nada escapar – cabos USB, fontes, carregador de celular, lanternas, pilhas, baterias, cabos de áudio, cabos de vídeo, etc.

A essa altura, você já sabe quantos instrumentos vão ser montados, como serão captados, quantos canais da mesa você irá usar e qual é o tamanho do espaço onde você vai trabalhar.

  • Calcule quantos cabos de áudio irão ser necessários, quais tipos (XLR, P10, P2, extensões, RCA, adaptadores, etc.) e onde serão utilizados.
  • Verifique se será preciso levar extensões de tomada elétrica, e qual o tamanho ideal.
  • Faça um check list de todo o material – inclua literalmente TUDO o que você está levando.

Quem vai te auxiliar na gravação?

Não tão importante, mas informação nunca é demais. Anote o nome dos seus auxiliares técnicos, defina funções chave – por exemplo, conferir a quantidade de cabos guardados após o gravação, checar se todos os microfones estão ligados, checar se as pilhas e baterias foram trocadas, etc.

Finalizando: mostre profissionalismo

Lidar com pessoas é uma arte. Em um evento de gravação ao vivo você precisará ser paciente, cordial e ter empatia. Os músicos muitas vezes estão nervosos, pois sabem que o que sair ali ficará eternizado em alguma rede social ou vídeo no YouTube.

Comece os preparativos pelo menos dois dias antes do dia do evento. Teste todos os seus cabos, faça um check list, confirme a presença dos seus auxiliares, dê instruções para todos os que participarão da gravação.

Montar e desmontar tudo é cansativo. O resultado final, porém, é bastante gratificante. Principalmente quando você conclui que todos os seus 28 cabos XLR estão de volta, são e salvos!

TAGS:
Artigos relacionados