perm_identity event

Entendendo os Conectores (plugs)

Bom galera, boa noite!

Vou falar hoje o básico (beeeeeeeem básico) sobre cabos e conectores (plugs).

Acredito que muita gente ainda tem dúvidas quanto a cabos, conectores e afins.

O objetivo é fazer vc entender qual o nome de cada tipo de cabo, para que vc não se perca na hora de comprar os seus!

Acreditem: cabos e adaptadores são essenciais, não só para a gravação, mas para qualquer coisa relacionado a áudio.

Antes de mais nada, gostaria de falar que PLUG é o conector e JACK é o “buraco” onde vc enfia o conector! (Eu ia fazer uma analogia aqui, mas menores de idade também visitam o blog! rsrs)

Tipos de Conectores

P2 e P10

Plug P2 e P10Os plugs P2 são os famosos plugs de fone de ouvido e de caixinhas de som de PC. Na foto, é o cabo com ponta preta. A entrada pra esse tipo de plug é chamada de J2 (jack 2)

Os plugs P10 são os plugs de cabo de guitarra. São chamados tambem de 1/4″. O jack pra esse plug é J10. Na foto, é o cabo com o plug todo metálico.

Os plugs P2 e P10 podem ser mono (com ponta e corpo) ou estereo (com ponta, anel e corpo). Quando estes vem em 3 vias, também são chamados de plugs “TRS” (tip, ring, sleeve).

Existem plugs P2 com dois aneis, sendo o segundo para levar sinais de microfone ao equipamento. São geralmente utilizados em celulares.

RCA

Plug RCAO RCA é o cabo que conecta seu videogame, DVD Player e afins na TV. Esse cabo é muito encontrado em trio (vermelho, amarelo e branco), onde o vermelho e o branco são os canais direito e esquerdo (respectivamente) e o amarelo é o cabo de vídeo.

Para aplicação de áudio, usaremos só o RCA de duas pontas (branca e vermelha).

O conector RCA é chamado de conector macho, e o jack é o conector fêmea (agora reflitam o por quê de ser esses nomes…)

Encontramos esses cabos RCA com a outra ponta sendo P2 de tres vias, e geralmente o amarelo e branco são conectados a ponta e ao anel responsável pela transmissão dos canais direito e esquerdo do audio estereo.

XLR

Plug XLRO cabo XLR é o utilizado para microfones. A mesa de som apresenta as entradas (os jacks) pra esses cabos com Pré-Amplificadores. Significa que o áudio captado nos microfones é pré-amplificado quando entra na mesa.

Se eu ligasse um microfone numa entrada sem um pré-amp, o sinal seria fraco e vc ouviria o audio desse microfone muito baixo, mesmo aumentando o volume no máximo.

O conector (lado esquerdo na foto) é macho, o jack (lado direito na foto) é femea!! Muitos desses cabos tem uma ponta com XLR macho e a outra com conector P10.

Galera, desculpem os posts enormes! Mas é um mal necessário!

Se vcs não estiverem gostando, por favor comentem! Alias, comentem pra tudo, pra tamanho do tópico, pra conteúdo, pra sugestões… O feedback de vcs é muito importante!

O tópico de hoje se encerra por aqui!

No próximo eu vou postar sobre os adaptadores, e vou tentar colocar no blog um exemplo de som gravado para que a galera acompanhe a evolução da qualidade!

Abraços POVÃO!

TAGS:
Artigos relacionados