24/01/10
Interface Behringer UCA222

Desvendando a Interface Behringer – Fim das dúvidas

A mais recente interface Behringer de áudio é a UCA 222, na cor vermelha, com saída para fone de ouvido e saída óptica S/Pdif.

A UCA 202 também tem as mesmas características da versão UCA 222, só que é de cor cinza.

A UCA 200, que era enviada com as mesas de som XENYX, é só interface de áudio. Não tem saída de fone, saída digital S/Pdif. Somente canais Stereo IN e OUT, com conexão RCA. Não sabe o que é RCA? Nós fizemos este artigo sobre conectores de áudio.

E essas são as principais diferenças entre as interfaces da Behringer!

O driver das interfaces é o mesmo, com tecnologia ASIO. A instalação que funciona com um modelo funciona com o outro. Se você tem dúvidas sobre o que é ASIO, leia este artigo esclarecedor sobre o driver ASIO.

Mas o objetivo principal desse artigo é desvendar os mistérios dessa placa de som.

Muita gente vem tendo problemas com a interface de áudio UCA 222. Vou contar minha experiência com ela.

Essa interface, quando conectada, funciona como placa de áudio principal do PC. Ou seja, ela desativa todas as outras placas do PC, até mesmo a onboard.

Isso pode incomodar no começo, mas não é ruim. Se você for usar essa placa, só precisa conectar a saída de áudio RCA nas caixas de som ou na mesa de som.

A maioria das caixas de som possui uma entrada de linha. Você precisará de um cabo em “Y”, com conexão 2 RCA – P2 estéreo. Pra quem trabalha com áudio, não ter um cabo desses é quase um crime!

.:: Gravação – Interface e driver ASIO ::.

Pra fazer gravação, não tem segredo. É só configurar o software de gravação que você utiliza. Como configurar? Já vou explicar!

Primeiro, acredito que todos devam usar o driver ASIO de som, que pode ser baixado no site da Behringer ou neste artigo de downloads em nosso Fórum.

Esse driver dá ao usuário uma latência muito baixa de gravação. Perfeito pra quem monitora o áudio via PC.

Você precisa instalar o driver com a placa conectada em uma das portas USB do seu computador. Conecte a UCA na porta desejada e instale o driver. Sempre que for gravar, use esta mesma porta. Caso contrário, você precisará instalar o driver para cada conexão USB diferente!

A maioria dos softwares de gravação possui uma opção de configuração com o nome “Audio Hardware Setup” ou similar. Você pode achar essa opção no menu, em “preferences…”, “options”, “configuration”, etc. Enfim, cada programa usa uma nomenclatura diferente.

Selecione “BEHRINGER ASIO DRIVER” (o nome varia, podendo aparecer como USB AUDIO DRIVER). Ele já vai mostrar todas as opções de entrada e saída que a interface UCA dispõe (2 mono in e 1 stereo in, 2 mono out e 1 stereo out).

Configuração interface de audio no Krystal

Configuração interface de audio no Krystal

Configuração da interface de audio no Audacity

Configuração da interface de audio no Audacity

Configuração da interface de audio no Adobe Audition

Configuração da interface de audio no Adobe Audition

Configuração de audio no Adobe Audition - Detalhe do Menu

A maioria dos DAW profissionais usam a opção “Audio Hardware Setup” para configuração de interface de audio

A interface de áudio da Behringer grava somente um canal estéreo, equivalente a 2 canais mono.

Eu prefiro sempre utilizar a interface gravando 2 canais mono (ou seja, uma entrada pra cada pista). Essa configuração é possível no Krystal e no Adobe Audition, selecionando em cada pista a entrada [01M] IN 0  e [01M] IN 1 (no Krystal, os nomes mudam um pouco).

No Audacity, o áudio é gravado em uma pista estéreo, que você pode separar em duas pistas MONO facilmente.

Separando faixa estéreo em 2 mono no audacity

Como separar uma faixa estéreo em duas mono no Audacity

Você usa o Studio One? Veja este artigo sobre configurar áudio no Studio One. O procedimento é similar aos já citados acima.

Por enquanto é isso. Acredito que já escrevi bastante por aqui!

Tem alguma dúvida? Use o espaço de comentários para perguntar, ou acesse aqui nosso formulário de contato!

As dúvidas mais recorrentes serão respondidas em novos artigos, e irei atualizar este artigo com os links pra vocês.

Keep Recordin’
Michael Nascimento

Tags:, , ,

Artigos relacionados

Comentários

  1. Boa tarde Michael.
    Parabéns pelo material publicado, é bem esclarecedor!
    Olha, preciso de sua opinião.
    Estou me organizando, para montar um Home Stúdio, com objetivo de gravar spots.
    Já tenho: mesa de som Behringer 1002FX + programa de gravação Audacity + PC .
    Acredito que ainda faltam: um microfone condensador e uma boa placa de áudio.
    Li o seu artigo e observei que vc mensionou a UCA 222 da Behringer.
    Perguntas: essa placa é de boa qualidade, atenderia ao meu projeto? E qual mic. condensador posso adquirir?
    Lembrando que a principal finalidade do Home Stúdio é gravação de voz, isto é, produzir comerciais, pois este é o meu ramo de trabalho.
    Agradeço pela atenção e aguardo orientação.
    DEUS o abençoe!!
    Abraços,
    Carlos.

  2. Bem trabalho com vsts com o cubase, kontakt etc.. Eu instalei o progama Studio Drummer , que é um simulador profissional super realistico de bateria no meu not de trabalho, mais no momento estou sem placa de audio, eu estou usando por enquanto o software Asioall4, mais quando abro o vst do studio drummer, fica tipo que travando pois o asioall4 não consegue reproduzir por conta do peso do vst e da qualidade, onde quero chegar..
    um colega meu me ofereceu uma placa dessa será que se eu usar ela aqui no meu pc consigo reproduzir o Studio drummer sem problemas e travamentos.. ?
    Lembrando que tenho problemas apenas com vsts grandes como esse e outros mais os mais leve rodo normalmente sem placa !
    Obrigado!

    • Fala, Aldemir!

      Verifique se sua versão do ProTools trabalha com interfaces diferentes das interfaces M-Audio e Avid. Se não me engano, o ProTools só passa a ter suporte para interface de outros fabricantes a partir da versão 9.

      Recomendo que experimente o Studio One!

      Abraços!

    • Fala Fernando! Tudo certo?

      Vc precisa de um rádio com saída para fones de ouvido ou saída de linha. Ligue a saída do rádio na entrada da interface, e use um programa de gravação, como o audacity.

      Não tem segredo! Qualquer coisa, estamos aí!

  3. Oi! Estou usando um controlador da m-audio com o notebook e o driver ASIO. O problema é que se eu uso, por exemplo, o SONAR X2 para gravar ou tocar ao vivo com VSTi, eu não posso ouvir música, ver vídeo etc, porque o audio destes programas são cortados pelo ASIO. O que posso fazer para ter acesso ao som do SONAR e de outros programas que emitem audio ao mesmo tempo? Alguma interface de audio resolve este entrave? Grato por sua atenção!

    • Fala, Flavio!!

      Seu sistema é Windows? Isso é uma limitação do Windows que eu AINDA não consegui contornar. Eu parei de pesquisar sobre isso desde que passei a usar Mac OS.

      Uma dica é definir a interface de áudio que usa o driver ASIO como dispositivo de reprodução padrão e ligar suas caixas de som na sua interface. Faça isso em Painel de Controle > Som.

      Grande abraço!

  4. Eu queria saber si esta placa tem como Tocar sampleado ao vivo??? To querendo comprar uma placa de som mais ela tem que se manter no meu not que é de 2 Gb e 500 de ram!!! Desde já agradeço!!!

    • Thallys, eu UTILIZAVA uma UCA200, que é praticamente a mesma placa, porém sem a saída para fone. Você pode utilizar ao vivo tranquilamente, basta que seu controlador ou teclado tenha MIDI por USB, daí não precisa ter midi na placa. O controlador que eu usava era alimentado pelo USB também, daí ficava tudo na bateria do notebook.
      Só não espere o desempenho de uma placa top. A latência fica em +/- 10ms, dependendo do programa que utilizar, menor que isso ela dá clip. Baixe o driver ASIO da Behringer.
      Outra coisa é que o ganho dela é bem baixo, geralmente tinha que aumentar muito o ganho na mesa de som. Dependendo do seu notebook, a placa onboard pode ser tão boa ou melhor que essa, basta utilizar o ASIO 4ALL para reduzir a latência e desative as “melhorias” de som da placa. A vantagem de uma placa offboard é reduzir latência, limpar o sinal e melhorar o ganho da saída. Nesse caso, ela só não melhora o ganho, já que não é nem pré nem pós-amplificada.

      • Fala, Roberto! Muito obrigado pela contribuição!

        Só alguns pontos que gostaria de reforçar:

        - A UCA possui entradas e saídas a nível de Linha. Portanto, de qualquer forma, vc vai precisar usar um pré amplificador quando usar instrumentos que não são nv. de linha. O teclado possui saídas de linha, então esse problema não existiria.

        - O sofware ASIO4All não é compatível com todas as placas de áudio onboard no mercado infelizmente :(

        Grande abraço!!

  5. Boa noite Pedro. Você pode ligar na UCA uma mesa de 4 ou mais canais o problema é que a UCA vai mandar para o seu PC apenas um sinal stereo o que significa que tudo será gravado em uma única pista. No mais tudo bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>