24/01/10
Interface Behringer UCA222

Desvendando a Interface Behringer – Fim das dúvidas

A mais recente interface Behringer de áudio é a UCA 222, na cor vermelha, com saída para fone de ouvido e saída óptica S/Pdif.

A UCA 202 também tem as mesmas características da versão UCA 222, só que é de cor cinza.

A UCA 200, que era enviada com as mesas de som XENYX, é só interface de áudio. Não tem saída de fone, saída digital S/Pdif. Somente canais Stereo IN e OUT, com conexão RCA. Não sabe o que é RCA? Nós fizemos este artigo sobre conectores de áudio.

E essas são as principais diferenças entre as interfaces da Behringer!

O driver das interfaces é o mesmo, com tecnologia ASIO. A instalação que funciona com um modelo funciona com o outro. Se você tem dúvidas sobre o que é ASIO, leia este artigo esclarecedor sobre o driver ASIO.

Mas o objetivo principal desse artigo é desvendar os mistérios dessa placa de som.

Muita gente vem tendo problemas com a interface de áudio UCA 222. Vou contar minha experiência com ela.

Essa interface, quando conectada, funciona como placa de áudio principal do PC. Ou seja, ela desativa todas as outras placas do PC, até mesmo a onboard.

Isso pode incomodar no começo, mas não é ruim. Se você for usar essa placa, só precisa conectar a saída de áudio RCA nas caixas de som ou na mesa de som.

A maioria das caixas de som possui uma entrada de linha. Você precisará de um cabo em “Y”, com conexão 2 RCA – P2 estéreo. Pra quem trabalha com áudio, não ter um cabo desses é quase um crime!

.:: Gravação – Interface e driver ASIO ::.

Pra fazer gravação, não tem segredo. É só configurar o software de gravação que você utiliza. Como configurar? Já vou explicar!

Primeiro, acredito que todos devam usar o driver ASIO de som, que pode ser baixado no site da Behringer ou neste artigo de downloads em nosso Fórum.

Esse driver dá ao usuário uma latência muito baixa de gravação. Perfeito pra quem monitora o áudio via PC.

Você precisa instalar o driver com a placa conectada em uma das portas USB do seu computador. Conecte a UCA na porta desejada e instale o driver. Sempre que for gravar, use esta mesma porta. Caso contrário, você precisará instalar o driver para cada conexão USB diferente!

A maioria dos softwares de gravação possui uma opção de configuração com o nome “Audio Hardware Setup” ou similar. Você pode achar essa opção no menu, em “preferences…”, “options”, “configuration”, etc. Enfim, cada programa usa uma nomenclatura diferente.

Selecione “BEHRINGER ASIO DRIVER” (o nome varia, podendo aparecer como USB AUDIO DRIVER). Ele já vai mostrar todas as opções de entrada e saída que a interface UCA dispõe (2 mono in e 1 stereo in, 2 mono out e 1 stereo out).

Configuração interface de audio no Krystal

Configuração interface de audio no Krystal

Configuração da interface de audio no Audacity

Configuração da interface de audio no Audacity

Configuração da interface de audio no Adobe Audition

Configuração da interface de audio no Adobe Audition

Configuração de audio no Adobe Audition - Detalhe do Menu

A maioria dos DAW profissionais usam a opção “Audio Hardware Setup” para configuração de interface de audio

A interface de áudio da Behringer grava somente um canal estéreo, equivalente a 2 canais mono.

Eu prefiro sempre utilizar a interface gravando 2 canais mono (ou seja, uma entrada pra cada pista). Essa configuração é possível no Krystal e no Adobe Audition, selecionando em cada pista a entrada [01M] IN 0  e [01M] IN 1 (no Krystal, os nomes mudam um pouco).

No Audacity, o áudio é gravado em uma pista estéreo, que você pode separar em duas pistas MONO facilmente.

Separando faixa estéreo em 2 mono no audacity

Como separar uma faixa estéreo em duas mono no Audacity

Você usa o Studio One? Veja este artigo sobre configurar áudio no Studio One. O procedimento é similar aos já citados acima.

Por enquanto é isso. Acredito que já escrevi bastante por aqui!

Tem alguma dúvida? Use o espaço de comentários para perguntar, ou acesse aqui nosso formulário de contato!

As dúvidas mais recorrentes serão respondidas em novos artigos, e irei atualizar este artigo com os links pra vocês.

Keep Recordin’
Michael Nascimento

Tags:, , ,

Artigos relacionados

Comentários

  1. Boa noite Pedro. Você pode ligar na UCA uma mesa de 4 ou mais canais o problema é que a UCA vai mandar para o seu PC apenas um sinal stereo o que significa que tudo será gravado em uma única pista. No mais tudo bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>