24/01/10
Interface Behringer UCA222

Desvendando a Interface Behringer – Fim das dúvidas

A mais recente interface Behringer de áudio é a UCA 222, na cor vermelha, com saída para fone de ouvido e saída óptica S/Pdif.

A UCA 202 também tem as mesmas características da versão UCA 222, só que é de cor cinza.

A UCA 200, que era enviada com as mesas de som XENYX, é só interface de áudio. Não tem saída de fone, saída digital S/Pdif. Somente canais Stereo IN e OUT, com conexão RCA. Não sabe o que é RCA? Nós fizemos este artigo sobre conectores de áudio.

E essas são as principais diferenças entre as interfaces da Behringer!

O driver das interfaces é o mesmo, com tecnologia ASIO. A instalação que funciona com um modelo funciona com o outro. Se você tem dúvidas sobre o que é ASIO, leia este artigo esclarecedor sobre o driver ASIO.

Mas o objetivo principal desse artigo é desvendar os mistérios dessa placa de som.

Muita gente vem tendo problemas com a interface de áudio UCA 222. Vou contar minha experiência com ela.

Essa interface, quando conectada, funciona como placa de áudio principal do PC. Ou seja, ela desativa todas as outras placas do PC, até mesmo a onboard.

Isso pode incomodar no começo, mas não é ruim. Se você for usar essa placa, só precisa conectar a saída de áudio RCA nas caixas de som ou na mesa de som.

A maioria das caixas de som possui uma entrada de linha. Você precisará de um cabo em “Y”, com conexão 2 RCA – P2 estéreo. Pra quem trabalha com áudio, não ter um cabo desses é quase um crime!

.:: Gravação – Interface e driver ASIO ::.

Pra fazer gravação, não tem segredo. É só configurar o software de gravação que você utiliza. Como configurar? Já vou explicar!

Primeiro, acredito que todos devam usar o driver ASIO de som, que pode ser baixado no site da Behringer ou neste artigo de downloads em nosso Fórum.

Esse driver dá ao usuário uma latência muito baixa de gravação. Perfeito pra quem monitora o áudio via PC.

Você precisa instalar o driver com a placa conectada em uma das portas USB do seu computador. Conecte a UCA na porta desejada e instale o driver. Sempre que for gravar, use esta mesma porta. Caso contrário, você precisará instalar o driver para cada conexão USB diferente!

A maioria dos softwares de gravação possui uma opção de configuração com o nome “Audio Hardware Setup” ou similar. Você pode achar essa opção no menu, em “preferences…”, “options”, “configuration”, etc. Enfim, cada programa usa uma nomenclatura diferente.

Selecione “BEHRINGER ASIO DRIVER” (o nome varia, podendo aparecer como USB AUDIO DRIVER). Ele já vai mostrar todas as opções de entrada e saída que a interface UCA dispõe (2 mono in e 1 stereo in, 2 mono out e 1 stereo out).

Configuração interface de audio no Krystal

Configuração interface de audio no Krystal

Configuração da interface de audio no Audacity

Configuração da interface de audio no Audacity

Configuração da interface de audio no Adobe Audition

Configuração da interface de audio no Adobe Audition

Configuração de audio no Adobe Audition - Detalhe do Menu

A maioria dos DAW profissionais usam a opção “Audio Hardware Setup” para configuração de interface de audio

A interface de áudio da Behringer grava somente um canal estéreo, equivalente a 2 canais mono.

Eu prefiro sempre utilizar a interface gravando 2 canais mono (ou seja, uma entrada pra cada pista). Essa configuração é possível no Krystal e no Adobe Audition, selecionando em cada pista a entrada [01M] IN 0  e [01M] IN 1 (no Krystal, os nomes mudam um pouco).

No Audacity, o áudio é gravado em uma pista estéreo, que você pode separar em duas pistas MONO facilmente.

Separando faixa estéreo em 2 mono no audacity

Como separar uma faixa estéreo em duas mono no Audacity

Você usa o Studio One? Veja este artigo sobre configurar áudio no Studio One. O procedimento é similar aos já citados acima.

Por enquanto é isso. Acredito que já escrevi bastante por aqui!

Tem alguma dúvida? Use o espaço de comentários para perguntar, ou acesse aqui nosso formulário de contato!

As dúvidas mais recorrentes serão respondidas em novos artigos, e irei atualizar este artigo com os links pra vocês.

Keep Recordin’
Michael Nascimento

Tags:, , ,

Artigos relacionados

Comentários

  1. Olá Michael,

    no artigo seu que li, você afirma que o mp-3 tem melhor desempenho acima de 160Khz;
    mas a interface Behringer pelo que li tem sua taxa de conversores em 48.000Hz.( Ultra-high-definition 48 kHz converters for high-end audio quality ).
    Estas são minhas dúvidas:

    Ela grava somente em mp-3?
    Qual a taxa de mp3 da Behringer?

    Sds,

    Gabriel

  2. Olá Michael,

    no artigo seu que li, você afirma que o mp-3 tem melhor desempenho acima de 160Khz;
    mas a interface Behringer pelo que li tem sua taxa de conversores em 48Khz.( Ultra-high-definition 48 kHz converters for high-end audio quality ) Estas são minhas dúvidas:

    Ela grava somente em mp-3?
    Qual a taxa de mp3 da Behringer?

    Sds,

    Gabriel

    • Fala, Gabriel!!

      Cuidado pra não confundir kHz com taxa de bits. O MP3 tem melhor qualidade a taxa acima de 160 bits.

      Na realidade quem vai salvar o formato de áudio é o DAW. Geralmente, usa-se o formato WAV.

      A Behringer grava até 48 kHz em 32 Bits FT. É qualidade de áudio de DVD (áudio de vídeo geralmente é gravado em 48 kHz).

      Grande abraço!!

  3. Bom, vi que todos aqui estão interessados no quesito de gravação, e não é o meu caso..rsrs
    gostaria de saber se, com a UCA222, eu conseguiria tocar ao vivo sem latência usando um Oxygen 49?
    ou ele só elimina latencia para gravação?
    Obrigado

  4. Olá Amigo, eu tenho um bar com música ao vivo, com esta placa conectada a minha mesa PMP980S da behringer consigo gravar os músicos tocando ao vivo?
    Percussão, voz e violão normalmente… alguns dias com samba são mais instrumentos… Obrigado pela atenção – Ari

    • Fala, Ari!

      Você consegue gravar o áudio exatamente como ele sai da mesa de som. A interface UCA vai gravar 2 canais, e geralmente são os dois canais de saída da mesa, que vai pro PA.

      Use a saída REC OUT para fazer as gravações. Se a mixagem na mesa for muito bem feita, a gravação vai refletir isso. E aí, independe da quantidade de microfones ligados.

      Grande abraço!! :D

  5. Olá.
    Muitas dúvidas resolvidas mas ainda tenho algumas.
    Se me permite:

    Tenho a mesa yamaha mg124cx. Não tem USB.
    1. como ligar a mesa no computador? Alguns dizem que o melhor é colocar uma placa de som usb externa no computador. Seria essa UCA222 recomendada para o meu caso?
    2. E seria na saída REC OUT?
    3. Essa terceira pergunta seria para tentar aumentar a capacidade da mesa(ela possui 12 entradas): Posso ligar 1 microfone e 1 guitarra na entrada 9/10 (ou 11/12) no L / R ou 1 teclado na RCA e 1 microfone na L ou R?

    Desculpe o abuso nas questões mas é que quanto mais achamos que entendemos, mais dúvidas aparecem.

    • Fala, Ronaldo! Seja bem vindo!

      Vamos lá:

      1 – Sim, a UCA resolve bastante seu caso. Mas você pode usar também a saída da mesa de som (saída MAIN, ou RL, não sei como vem na Yamaha) e ligar direto na entrada LINE do computador, usando um cabo Y. Tem um artigo sobre gravar sem interface aqui no blog. Dá uma pesquisada :D

      2 – Também funciona na saída REC OUT. Esta saída é um espelho da saída MAIN.

      3 – As entradas estéreo, se forem conectores P10, não são feitas para receber sinal de microfone. Você precisaria ter um pré amplificador entre o microfone e o canal. Se você arrumar um pré pra cada uma das entradas de linha dos canais estéreo, vc pode usar sem problemas! O sinal de saída do teclado já é em nível de linha, então você pode ligá-lo na entrada estéreo.

      Fico aguardando mais dúvidas! Um grande abraço :D

  6. Amigo, primeiramente muito obrigado no que você mim ensinou até aqui.
    E quero saber mais uma de você, estou usando da mesa behringer p/ o computador um cabo
    com 2 p10 e um p2, CTRL ROOM OUT, se eu usar 2 rca L,R out da mesa p/ computador a minha gravação de audio fica com mais qualidade? Obrigado! Estou no aguardo

    • A saída REC são dois RCA (vermelho/branco), onde está escrito L/R OUT, lado esquerdo, perto do logo da BEHRINGER. Quando digo ganho, não é o ganho do canal, e sim da entrada no computador.
      Já que você usa o Audacity, o ideal é que sua gravação não preencha toda a trilha de áudio verticalmente em verde quando se está gravando e monitorando na tela. Se o “visual” da sua gravação ficar todo preenchido na tela, o ganho da entrada no PC ou no programa está muito alto.

  7. às vezes o áudio sai estourado ou muito estourado por conta do ganho de saída da mesa utilizado e da entrada na gravação. No caso, é bom verificar como estava o ganho da entrada (microfone ou line in) no notebook e utilizar as saídas REC da mesa, pois estas sempre estarão com o mesmo nível de ganho. Dependendo do programa que está utilizando, verifica se o áudio não está “clipando”, isto é, chegando na parte vermelha do medidor de sinal

  8. Não sabia da existencia desse site e gostei muito da atenção de todos e das duvidas que foram tiradas e agora gostaria de tirar as minhas ( é certo que se tivesse conhecido antes teria comprado outros equipamentos)

    Eu no fim de semana passado comprei uma mesa Behringer Xenyx 1202FX e junto um microfone Shure SV200
    até ai tudo bem, comprei também alguns cabos
    1 RCA/P2
    1 P10/P2
    1 P10/P10
    o microfone já veio com o 1 cabo XLR (que me ensinaram que se chamava canon)

    O proposito da compra foi podermos ligar a mesa (a principio) na minha caixa Meteoro QX100 bass
    e na mesa ligar
    2 Violões
    1 Cajon
    2 microfones (mas temos apenas 1 por enquanto)

    e ensaiarmos, mas também queremos registrar esses ensaios
    na quarta e na quinta fizemos alguns testes ligando na quarta a mesa no notebook, usando o cabo RCA/P2 na entrada de microfone e para ouvirmos o resultado o P10/P2 no canal 7 da mesa
    funcionou até que bem, porem estourava um pouco quando usamos o microfone o violão ficou perfeito, só que mais alto que a voz

    na quinta ligamos em um PC porem na entrada “IN” da placa on-board só que o resultado não foi tão bom.

    gostaria de saber se essa interface UCA222 ou 202 ou 200 poderia me ajudar nessas gravações e se eu teria um bom resultado.
    e se a ligação que eu fiz esta correta.

    Sou bastante leigo nesses assuntos, mesmo gostando muito.
    Obrigado desde já!

    • Fala, Janaelson!

      Ajudaria no fato de essa interface ter uma qualidade de conversão melhor do que tua placa onboard. E vc usaria driver ASIO, podendo usar programas mais preparados para gravação (Studio One, Reaper, Cubase, etc).

      Pra vc gravar da forma como está fazendo, vc vai ter um trabalho extra regulando os volumes. Uma dica é sempre observar nos medidores da mesa de som se o sinal está acendendo os leds vermelhos de pico.

      Eu to pra fazer um vídeo sobre balanceamento de sinal na mesa de som a meses. Só falta criar coragem! kkkk

      Depois mande um áudio de seu som aí.

      Um grande abraço!

  9. Só pra confirmar, essa interface não faz uma conexão para sincronizar o mixer da mesa de som com o mixer de uma DAW, né?!
    Ela só serve pra gravar estéreo mesmo?

    Há um outro modo de sincronizar o mixer de uma mesa Behringer a uma DAW?
    É uma behringer xenyx 2222 fx.

    • Fala, Leonardo!

      Exato. É uma interface de audio estereo.

      Não existe essa possibilidade, a menos que sua mesa seja uma mesa digital com a função de controladora. Dê uma olhada nas BCF2000 da Behringer.

      O que controla o software é controladora. Mixer só serve para fazer gravação.

      Um grande abraço!!!

      • Obrigado pelo esclarecimento, Michael.

        Só mais uma dúvida:

        Você saberia me responder como eu poderia gravar 4 pistas simultâneas dessa mesma Behringer através dos SubOutputs, sendo que ela só tem 2?
        No site diz isso e no manual diz pr’eu utilizar um cabo Y e enviar o sinal da pista 1 para os canais 1 e 2 de um gravador.
        Não entendi como isso seria útil.

        Desde já agradeço pela ajuda.

        • Fala, Leonardo!

          O problema é que a interface dessas mesas sempre gravam dois canais. Na realidade, é mais certo falar que grava UM canal ESTEREO. Mas, através de um macete simples, você transforma UM estereo em DOIS mono.

          No DAW, você sempre vai ter dois canais gravados. Um L e um R. Se você jogar o pan de dois canais da mesa, um para a esquerda (L) e outro para a direita (R), esses canais vão ser gravados individualmente no DAW. Essa é a única maneira de conseguir gravar instrumentos simultaneamente, mas só dois, e dois canais monos.

          Abraço!

  10. OLá, tenho a UCA 222 behringer, e mesa de som Xenix 1202, ligo as entradas e saídas RCa da mesa com as RCA da Interface.

    Como faço Pra No programa Krystal Gravar em pista ,separando os instrumentos ligados na mesa de som?

    • Fala, Curujito!

      Você só vai conseguir gravar 2 canais com a UCA. Não é possível gravar, simultaneamente, vários instrumentos.

      Pra você gravar dois instrumentos, basta que na mesa você use o botão de PAN pra jogar cada um dos instrumentos para um dos extremos.

      Aí, no software, você usa a saída L da mesa pra ser um canal do programa, e a saída R da mesa pra ser outro canal no programa. Assim, o instrumento que você jogar todo pra esquerda vai ser gravado no canal L, e o que ficar todo pra direita vai ser gravado no R.

      Qualquer coisa, é só perguntar! :D

  11. Boa noite! Eu tenho uma euro rack da behringer e usava uma placa sound blaster para fazer minhas gravações de voz para comerciais. Meu PC queimou a placa mãe, mas tenho notebook que tem a placa on board. Quase comprei uma interface da m-audio m- track, mas como tenho mesa pré amplificada pensei que essa UCA seria o suficiente. Gostaria de saber se esta interface é melhor que a sound blaster que eu usava no PC. Pretendo usar apenas para gravar voz para comercias. O que você me diz? Desde já, obrigado pela dica.

    • Fala, Elimar!

      A soudblaster que você usava é uma placa de audio multimidia comum. A Behringer UCA não é uma placa de audio top de linha. Acho que, se comparar lado a lado, elas empatam no quesito qualidade.

      Eu recomendo você a dar uma olhada em algo um pouco mais robusto, e que vai te dar mais mobilidade. Um exemplo é a Focusrite Scarllet 2i2 ou PreSonus Firestudio Mobile.

      Um grande abraço!

  12. Olá Michael, acredito que possa me ajudar. Comprei uma mesa xenyx 502 da beringher com USB e interface embutida, pois me disseram que essa interface que vem com a mesa equivaleria a uca 222 em termos de qualidade. Acontece que depois de tudo conectado, ao fazer minhas gravações, elas saem com um ruído muito incômodo, dá agonia, pois até no meu celular fica com menos ruído. Queria saber se dá pra eu resolver esse problema dos ruídos sem precisar gastar mais dinheiro ou se eu teria que comprar uma interface nova e caso eu compre uma interface nova, se resolveria esse problema dos ruídos. Estou pensando na M-audio M-track ou M-audio Fast Track, indo mais pela primeira pois o preço está mais em conta no mercado livre. Agradeço desde já. Abraço!

    • Fala, Marcio! Tudo certo?

      Fica mais fácil de eu te ajudar se você puder postar um arquivo de áudio… mas acho que o seu programa de gravação não está configurado pra gravar pela interface, e deve estar usando o mic do computador OU você pode tentar atualizar o driver da placa pelo site da Behringer.

  13. ola amigo conprei uma UCA mais na hora de gravar com o buffer todo voutado para o lado rapido e ainda acho q tem um pouco de atraso presiso de ajuda o q devo faser

    • Fala, Claudio!

      Instala o driver mais atual da placa. O download vc faz direto no site da Behringer.

      Cuidado ao usar o buffer rápido. Você vai ter problemas de “clicks” e drops na gravação. Instalar o driver mais atual da placa deve resolver o problema da latência, e aí vc faz um balanço entre buffer alto e baixo pra ver qual a melhor configuração. Por via de regra, quanto maior o buffer, melhor. Então use o maior buffer possível sendo que a latência não pode ultrapassar 15 ms.

      • ola amigo estalei os drivers mais nao consegui resouver o probema se aumento o buffer mais que 5.8 ms a vos fica cortando e com muito atraso nos monitores mais na gravaçao fica normau sera q devo gravar sem ouvir!!!

  14. Oi boa noite. Amigo troquei de not e agora minha UCA fica perdendo o contato com o Nundo. O projeto continua rodando mas o som não sai dei a pouco falta a sair o som. Vc pode me ajudar? Muito obrigado.

    • Boa Noite!
      Amigo falei com você há alguns dias atrás dizendo que em alguns momentos a placa UCA perdia o contato com o nuendo e o som para de sair. O projeto continua rolando mas o som não sai.
      desinstalei a placa e estalei como vc mandou só que o problema continua. Não sei se é alguma configuração do Notebook que bloqueia a saída do áudio? tem alguma sugestão?
      Obrigado!

      • Fala, Givanilton!

        Você usa Windows? O Windows tem uma forma estranha de gerir os periféricos ligados ao USB. Se você testou sua interface em um outro computador e tudo ocorreu bem, só pode ser a configuração do Windows.

        A dica que eu dou é entrar em contato com a equipe da Microsoft. Eu já precisei muito deles, e sempre fui muito bem atendido!

      • Pode ser mal contato na porta USB ou defeito no próprio cabo da placa. Acontecia comigo porque o conector USB da minha placa estava folgado. No mais, é configurar no windows para que ela NÃO seja a saída de som padrão. Isso evita que outros programas de áudio atrapalhem. Até mesmo os sons do windows atrapalham. Veja se instalou outro driver asio e sempre utilize na mesma porta USB sem hubs.

  15. Michael,
    Gostei muito do artigo. Estou pensando em comprar uma placa destas para gravações caseiras. Tenho a Sound Blaster Audigy que é bem fraquinha (nível de ruído) mas por problemas de configurações no sonar ou na máquina, não está saindo som. Esta placa da behringer é melhor ou inferior a que eu possuo? No Sonar 7 vai dar certo? Basta tirar da saída do ampli e jogar nela? E para usar vsti dá uma qualidade boa?

    • Fala, Gessé! Obrigado pelo comentário!

      Eu não conheço a Sound Blaster, mas imagino que seja uma placa de som voltado pra multimidia. É feita pra gamers, correto?

      O ideal é vc pegar uma UCA222 emprestada e fazer um teste. Mas eu já lhe adianto que compensa muito mais pegar algo mais definitivo, como uma M-Audio Fast Track ou uma PreSonus Audiobox 22VSL.

      Com a UCA vc vai precisar de um pré amplificador pra ligar o microfone do amp. Se seu amp tiver saída “LINE”, aí é só ligar na interface. Mas é sempre bom ter uma pequena mesa de som no caminho.

      Um grande abraço!

  16. Fala, Michael.
    Eu sou publicitário mas toco um pouco nas horas vagas e estava querendo gravar voz e violão, nada superprofissional, só pra passar o tempo mesmo.

    1) Bastaria ligar um microfone na UCA 222 e a UCA 222 no Notebook pra gravar a voz?

    2) Bastaria ligar o violão elétrico direto na UCA 222 e a UCA 222 no Note pra gravar o violão?

    3) Tenho que fazer uma coisa de cada vez ou dá pra gravar os dois ao mesmo tempo?

    4) Preciso de um cabo específico que não venha já com a UCA 222?

    5) Enquanto estiver gravando imagino que eu possa ouvir o retorno num headphone mas e se eu quisesse simplesmente cantar (ou tocar o violão elétrico) e me ouvir direto pelo notebook (ou por uma tv ou hometheather ligado ao notebook via hdmi) seria possível?

    As perguntas devem parecer bobas mas é que eu sou beeem leigo nessas coisas. Grato pela atenção desde já, cara.

    • Fala, Eric! Vamos lá:

      1 – Não. A UCA é uma interface com entrada em nível de linha, e não vai amplificar o sinal do microfone. Você precisa de um pré-amplificador entre o mic e a interface.
      2 – O violão também não vai funcionar direto na interface. Precisa de um direct box + um pré amplificador.
      3 – Dá pra gravar os dois ao mesmo tempo sim, já que a interface possui 2 canais.
      4 – Fora o cabo de microfone (XLR) e o cabo de violão (P10), você vai precisar de cabos com uma ponta P10 e a outra ponta RCA.
      5 – Você consegue ouvir o retorno sem estar gravando. Pode até usar os efeitos do DAW e monitorar pelo equipamento que você desejar. Só que se o computador não for uma máquina boa, você terá problema de latência na saída – o áudio vai sair com atraso. Você toca primeiro, depois escuta!

      Pra você, o que eu mais indico é a compra de uma mesa Behringer XENYX Q1002USB, que vem com 2 canais com pré amplificador, e a interface UCA embutida. Você liga a mesa ao computador através do USB. Basta apenas umas regulagens simples, e você poderá gravar uma pista com o violão e outra com voz sem nenhuma dor de cabeça.

      Grande abraço e bem vindo ao mundo da gravação digital! :D

  17. Olá Michael,
    Achei esse site por acaso,enquanto pesquisava sobre o que era preciso para montar um home studio e minha dúvida maior sobre o que comprar é a interface ou placa de áudio.Não pretendo gravar voz nenhuma,apenas produzir música eletrônica através do Ableton Live e devido ao preço da Behringer UCA222,ela me atraiu.Mas a questão é : Ela serve para mim?O som chegaria “limpo” aos monitores de áudio?Agradeço desde já.

    • Fala, Sandro! Que bom que você encontrou a gente antes de fazer as compras!

      Vamos definir certinho o que vc precisa.

      Você vai criar beats eletrônicos? Se sim, vai ser de grande ajuda ter um controlador MIDI, como os da linha Nano Control, da Korg. Talvez um bom teclado controlador MIDI vá te servir até para criar a percussão. Dê uma olhada no Waldman Carbon 49, ou nos Axiom Pro da M-Audio.

      Tendo dito isso, vamos à interface. Você vai usar notebook ou computador?

      Você tem opção de comprar placas de áudio mais elaboradas, como a Audiophile (que é PCI, ótima para computadores), ou usar a Behringer UCA, que é USB e vai te servir para notebooks também.

      Além disso, se você for trabalhar com MIDI, vai precisar de uma interface para ligar teu teclado / controlador midi no computador (se este já não vier com uma interface embutida, ou uma saída USB). Aí eu te recomendo as Prelude Conecta, ou as M-Audio Midispot Uno.

      Por enquanto é isso. Qualquer dúvida, pode vir perguntar.

      Um grande abraço!

      • Olá Michael,

        Muito obrigado por responder e ajudar-me ao mesmo tempo.Vou “tentar” criar os beats em um notebook.Minha lista de equipamentos para comprar ficou assim:

        -Behringer UCA 222;
        -Nano Control Korg ou um Akai MPK mini (dúvida);
        -Uma “mini” mesa de som behringer xenyx 502;
        -Um monitor de áudio,uma caixa edifier ou headphone bom ( o que o dinheiro der hehehe).

        Acho que para quem vai fazer disso um hobby de final de semana,está de bom tamanho ou o senhor acha que faltaria mais algo?
        Desculpe incomodar mais uma vez.
        Já está nos meus favoritos a página.Creio que vai me ajudar em muito as dicas do site.

        • Fala, Sandro!

          Acredito que com esses equipamentos você vai poder fazer muita coisa!

          Eu recomendo um bom fone de ouvido e um par de caixas que você já esteja acostumado a ouvir música.

          Um grande abraço! Obrigado pelo comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>