12/01/10

Gravar sem Interface de Audio – Série Setup de Gravação – Parte 1

Hoje vou começar a série “Setup de Gravação” e o primeiro episódio dessa série será “Gravar sem interface”.

Quase todo mundo que está querendo gravar bateria já deve ter uma mesa de som. Pois bem, é praticamente o mais caro que vamos utilizar!

Para gravar sem interface de audio, qualquer mesa que tenha saída MAIN ou REC serve. A diferença é que com a saída MAIN, você vai precisar provavelmente de 2 adaptadores P10/RCA.

Outra parte importante é o cabo em Y onde duas pontas sejam RCA e a outra restante seja P2 ESTÉREO.

Procurei mostrar em um vídeo curto como funciona a ligação dos cabos na mesa de som. Não é nada complicado!

Em muitas situações, você conseguirá gravar sem usar interface de audio e obter ótimos resultados.

Bom, o resto do vídeo fala por mim!

Resumindo:

Esquema de ligação mesa computador

  • Mesa de som >Cabo Y RCA/p2 > Entrada de Microfone do computador
  • Microfone na caixa > Entrada de microfone da mesa de som.

E agora, começa a discussão:

Sei que a partir de agora devem surgir bastante duvidas, sugestões, críticas sobre como gravar sem interface. Por favor, COMENTEM! rsrs

A idéia da série é apresentar o assunto e tirar dúvidas.

Abraço a todos!

Tags:, , ,

Artigos relacionados

Comentários

  1. Amigo olha eu de novo, gostaria de saber de você , como faço pra ligar a mesa beringer na m-audio fas track pro, por que preciso de mais canais. mais uma vez muito obrigado!

  2. Olá boa tarde ! Eu gostaria de saber como faço para gravar bateria so com uma mesa da xenyx x1222 usb e na hora da execução eu poder mexer em cada pessa de batria eu uso o programa CUBASE 5, e ternho um kit de microfone eu sou produtor musical e arranjador e sou bateraz e percurcionista, tenho essas duvidas ainda não comprei uma placa de 8 canais para esse tipo de gravação sera preciso ?

  3. Fala! tudo bem? uso guitar rig 4, na entrada de MIC IN (vermelha) do netbook, consegui colocando a guitarra na mic in com um p10-p2, e coloquei fone na entrada verdinha…escutei e tal, consegui um som da hora, mas ai eu fui testar isso na igreja e fiz assim, liguei a guita no net, na mic in, dai peguei um outro P10-P2, e coloquei na entrada que eu tinha botado no fone, peguei a outra ponta p10 e coloquei na input do direct box, a output Canon saiu pro multicabo que vai pra mesa pra chegar na PA, ficou assim (Guitarra-NETbook-DI-BOX-MUlticabo-Mesa) e aí só saiu um chiado enorme, não cheguei nem a abrir o Guitar rig, tirei o cabo na hora, como eu faço?

    • Fala, Vinícius! A saída de fone do computador é amplificada. O Direct Box serve para transformar um sinal fraco (de guitarra) em outro fraco (de microfone).

      Tente ligar a saída do notebook diretamente na mesa de som, na entrada “linha” (line).

      Grande abraço!

    • Boa tarde, Tenho uma dúvida e pelo que lí nos comentários ela ainda não foi discutida. Então aí vai !!! Possuo uma Mesa EUROPOWER PMP980S e a utilizo com o note para pequenas gravações domésticas com o Studio One. Basicamente ligo a saida TAPE OUT da mesa no MIC do note e a entrada TAPE IN na saida de fone. Como faço para ouvir o retorno das gravações no momento que as estou tocando pois quando aciono o botão do retorno no Studio One este faz com que o som do pc retorne para a mesa e desta novamente para o PC. Me fiz claro !!!!

      Grato.

      • Fala, Rodrigo!

        Geralmente as mesas de som possuem um botão para que vc jogue o sinal do TAPE IN para o MAIN OUT ou para o CTRL ROOM.

        Pelo que vi no manual da sua mesa, ela não possui este recurso.

        Seu equipamento não permite que você consiga monitorar o que é gravado diretamente por ele. Então, o que resta é usar um fone de ouvido na saída do PC diretamente.

        Grande abraço!

  4. Olá. Primeiramente parabéns pelo site, acompanho sempre e me sanou muitas dúvidas.
    Eu estou com uma dúvida que esta me matando a meses. Dentro do contexto de gravar sem interface quero saber o seguinte, eu tenho uma mesa Xenyx 1202 fx da behringer e gostaria de poder gravar 4 canais de modo separado, mas ao mesmo tempo no computador. Eu sei que se tivesse uma interface multitrack o problema estaria resolvido, mas nao tenho dinheiro ainda, entao queria saber se somente com essa mesa conseguiria isso? Caso não dê tem como me responder se consigo pelo menos mandar os canais da mesa de forma independente para caixas de som, exemplo, pegar 4 canais e ligar em 4 caixas diferentes e cada uma sair de acordo com o canal desejado?

    Obrigado!

    • Fala, Rogerson, tudo certo? 😀

      Infelizmente esta mesa só possui as duas saídas principais + saída auxiliar, que vc pode adaptar para usar como uma terceira saída. Porém, nas duas saídas principais SEMPRE sairá o áudio de todos os canais. Portanto você não consegue separar cada canal para cada uma das saídas.

      Usando o controle de Panorama vc consegue mandar um dos canais da mesa para um dos canais de saída. Por exemplo: usando o pan todo pra esquerda no canal 1 e todo pra direita no canal 2, na saída da mesa vc vai ter o sinal do canal 1 saindo no L e o sinal do canal 2 saindo pelo R.

      Grande abraço!

  5. Michael,

    Eu comprei uma xenyx 502 usb mixer, pra fazer um som caseiro , coisa só minha mesmo. Dá pra usar essa mesa com Pro tools. Se não der, vc me indica algum outro programa?

    valeu.

  6. Boa noite!
    Tenho uma Yamaha 01v e fiz uma gravação utilizando o cubase, quando ouço utilizando a mesa fica perfeito ,mas quando ouço pelo PC fica tudo embolado com o som tipo que muito atrasado, o que fazer?

    • Fala, Thiago! Isso está acontecendo pq provavelmente na 01v vc gravou a 48 kHz e a sessão que vc abre no Cubase está configurada em 44.1 kHz ou outra frequencia que não a da mesa.

      Verifique isso e veja se resolve! 😀

      Grande abraço!

  7. Boas, eu tenho uma mesa de som Peavey Pv8 usb.
    Para ter mais qualidade ligo usb ao pc ou na entra de microfone?
    Eu uso o cubase 7 e tenho ligado por usb mas as minhas gravações ficam sempre com ruido de fundo da musica como e que posso tirar esse ruido?

    Abraço

    • Fala, João!

      Depende. Se sua placa de som do computador for muito boa, vai compensar mais ligar a mesa diretamente no computador. Mas, na maioria das vezes, o USB se sai melhor, tanto na qualidade quanto na latência.

      Sobre o ruído, veja se não tem cabo de áudio enrolado com cabo de energia. Suas tomadas são aterradas? Coloque a mão no chassis da mesa de som e grave um trecho de audio tirando e colocando a mão. Veja se o ruído aparece e sai.

      Grande abraço!!

  8. Fala cara blz?
    Sempre que procuro alguma dica de áudio acabo caindo no seu site. Muito bom por sinal.

    Pra gravar uma batera, a AudioBox 22VSL basta? Que vantagem eu teria se usasse a AudioBox 44VSL?

    Abraço.

    • Fala, Carlos! Que ótimo saber que estamos conseguindo te ajudar 😀

      Pra gravar uma bateria, a 22VSL vai bastar se você tiver uma mesa de som.

      A 22 VSL grava apenas 2 canais de audio, onde você pode ligar a saída MAIN OUT da mesa. Mas a mixagem toda da batera vai ter que ser feita na mesa.

      Pra gravar os canais de audio separadamente, você precisa de uma interface que tenha tantos canais de entrada quanto você precisar. Dê uma olhada na 1818VSL.

      Grande abraço!

  9. Olá.. tenho uma duvida.. Estou com uma mesa nanomix de 4 canais.. ela tem uma saida MAIN OUT (p10) L e R, e uma saida CD AUX (RCA).. qual eu devo ligar ao pc?

    E a minha Outra dúvida é c tem como gravar com os 4 canais ao mesmo tempo no audacity (para gravar bateria)

    • Fala, Pedro!

      Tanto faz qual das duas saídas vc usa, mas a RCA é melhor, pois é mais fácil achar cabos em Y com duas pontas RCA e uma ponta P2 (conexão do PC).

      Infelizmente desta forma vc vai ficar limitado a gravar dois canais de cada vez. Para gravar mais de dois canais, vc vai precisar de uma interface de audio multicanal.

      Grande abraço!

  10. Amigo, tira uma duvida minha, tenho estudiozinho de gravação, só preciso de qualidade na vós porque mexo com propaganda volante, tenho uma mesa da behringer xenix 1002
    e uso ela somente na placa do computador, e estou pensando em comprar um m-audio fast track pro. se eu usar só o m-audo a minha vós fica com mais qualidade do que com a mesa?

    • Fala, Marconi! Seja bem vindo!

      Eu, no seu lugar, investiria em um microfone novo. A interface vai fazer uma boa diferença sim… mas creio que um mic valeria mais a pena… até pq seu objetivo é gravar só voz.

      Abraços!

    • Poderiam me tirar uma dúvida? Pra eu gravar mais de um instrumento ao mesmo tempo (ou voz/violão) , porém que eles saiam em canais diferentes no programa de gravação (para que eu possa editar separadamente), tem que necessariamente ser através de uma Interface ou consigo através da mesa de som?

      • Fala, Tiago!

        Consegue sim através da mesa de som. Basta que vc gire o potenciometro de PAN para cada lado (ex.: violão para esquerda e voz para a direita).

        Aí no DAW você cria 2 canais monos: um deles recebe o canal L (esquerda, que vem o sinal do violão) e o outro o R (direita, com o sinal da voz).

        Se não entender, me avise!

        grande abraço!

  11. Olá, já conhecia esse procedimento com a mesa diretamente ligada ao notebook.
    Porém hoje em dia possuo um notebook que tem uma única entrada mista (para microfone/ e fone de ouvido). Isso é um problema porque conectando a mesa nessa entrada, nenhum programa de gravação encontra esse “microfone externo” ou a mesa por si só.
    Você acha que alguns adaptadores p2 que aumentam o numero de entradas do notebook serviria para sanar o problema ou só uma interface usb resolveria dessa vez?

    obrigado.

    • Fala Yuri!

      Cara, um único plug pra entrada e saída de áudio? Isso é uma cilada, Bino

      O Daw vai ficar doido mesmo, pois se ele usar o canal como entrada, não vai existir saída. E se usar como saída, não tem entrada.

      Eu creio que, mexendo nas configurações, você até consegue gravar. Mas uma interface USB pra você cairia como uma luva. Adeus, problemas!

      Veja as Audiobox 22VSl da Presonus.

      Um grande abraço!

  12. Olá! Sou leigo no assunto ainda, mas gosto muito do assunto e sou músico. Quero atuar na área em três etapas, mesmo por motivos financeiros e também até chegar a terceira etapa eu já estaria com uma boa gama de conhecimentos.
    1° – Pra agora, um esquema básico de gravação caseira com uma certa qualidade, custo bem baixo, gravando voz violão, teclado, talvez baixo e guitarra, mas não precisa ser simultâneo.
    2° – Para um futuro próximo, um home studio com qualidade bem maior que a primeira etapa, para gravar todos os instrumentos e fazer mixagens com qualidade.
    3° – Um studio profissional.

    Gostaria da sua ajuda porque não sei exatamente os equipamentos básicos que devo
    adquirir para cada etapa. Eu tenho hoje um mixer para PC artesanal, destes que vem
    o projeto eletrônico e você monta em casa, mas ainda não usei, ele tem 4 entradas p10 e uma saída p10 e um controle de volume por canal. O que poderia fazer hoje com ele para ter uma qualidade razoável?
    Bom gostaria de saber os equipamentos no seguinte esquema:
    Captação – processamento – interface com o PC – gravação/edição – monitores

    Tudo isto nas três etapas citadas anteriormente.

    Obrigado, grande abraço!
    Parabéns pelo portal!

    • Fala, Leandro! Bem vindo ao blog! 🙂

      Bom. Vou te dar o conselho que acho mais justo, pois já passei pelo começo e hoje tenho um conhecimento “intermediário” sobre o assunto.

      Comprar equipamento barato só vai te dar dor de cabeça. Para gravar teclado, violão, baixo e voz, você pode adquirir uma interface pequena. A ideal é a AudioBox 22VSL, da PreSonus. Inclusive com ela você vai poder usar tua mesa de som para gravar no computador!

      De equipamentos, eu recomendaria você comprar um microfone Shure SM57 e/ou um Beta 58A. Ambos são coringas e essenciais. O Beta 58a é um dos melhores microfones dinâmicos de voz que já usei. E qualquer um que você comprar vai te atender agora, no amadorismo, e depois, quando vc profissionalizar teu trabalho.

      Depois que você quiser crescer, você vai precisar de uma interface maior, mas o mais importante de tudo é o espaço e o tratamento acústico. Aí a gente pode ir conversando conforme você evolui, pq o assunto é exteeeeeenso … rs

      Um grande abraço!

  13. Olá!
    Parabéns pelo trampo. O site consegue reunir e compartilhar informações de forma objetiva, de uma maneira acessível ao pessoal que ainda engatinha nessa área.

    Tenho um macbook, um violão, uma guitarra, algumas ideias e muitas dúvidas. Utilizo o Garageband, plugando os instrumentos direto na entrada de áudio. Vi sua matéria sobre o Direct Box Ativo Behringer Ultra Di 100, e acredito que seja uma solução para melhorar a captação e gravação desses instrumentos.

    Realmente é a melhor solução? Pretendo gravar minhas composições e depois trabalhá-las, o Garageband é o mais indicado? Preciso de uma interface de áudio?

    Desde já, agradecido eternamente por qualquer luz que possa me dar =)

    • Fala, Fábio!

      Muito obrigado pelos comentários!

      Se sua ideia é gravar somente o violão e a guitarra, eu recomendo uma interface de áudio pequena, como a PreSonus Audiobox 22 VSL. A placa de áudio onboard do computador, por melhor que seja, não foi feita para conversão profissional. Serve para você ligar um microfone e participar de conversar via chat, no máximo.

      Pra vc ter uma qualidade legal, você precisa de uma interface. E sim, o Garageband é um software sensacional, principalmente pelo fato de ser muito fácil montar trilhas com os loops que já vem no programa!

      Um grande abraço!

  14. Olá Michael, tudo bem ? Cara parabéns pelo Blog. Sou totalmente leigo no assunto e seu blog já me ajudou a esclarecer algumas dúvidas.
    Bom, tenho algumas outras dúvidas que ficaria muito grato caso vc possa me ajudar.
    Inicialmente gostaria de fazer alguma gravações simples, em casa, envolvendo guitarra, violão e voz ( não necessariamente simultaneamente ). Tenho um notebook no qual sua placa de som é onboard.Para gravação seria necessário a aquisição de uma placa de som off board ? Li sobre algumas placas de som externas. Elas realmente funcionam bem ? Há alguma que vc possa me recomendar, assim como uma mesa de som também ? Lembrando que ambos são para gravações simples, de guitarra ou violão. Vi vários produtos no mercado, mas não tenho um parâmetro de qualidade pra fazer um boa escolha, focando principalmente um bom custo benefício.
    Desde já, muito Obrigado.
    Abraço, fica na paz.!

    • Fala, Ailton! Muito obrigado pelos comentários!

      Se você pretende gravar voz e violão, você precisa de 2 canais de gravação. Mesmo que não grave simultaneamente, as interfaces hoje apresentam este mínimo de canais. A que eu SEMPRE recomendo é a PreSonus Audiobox 22VSL. Não tem erro com ela! Um baita equipamento!

      Você não precisa de uma placa offboard para gravar. Mas, se você busca qualidade, você precisa de uma interface como esta que eu citei.

      Mesa de som, só no caso de você precisar usar em apresentação ao vivo. Aí posso até recomendar a linha XENYX USB da Behringer.

      Um grande abraço!

    • E aí, Miguel! Tudo certo?

      Eu sempre aconselho o Studio One, mas o Cubase e o Pro Tools também são programas top de linha.

      Se você quer gravar com um completo e barato, use o Reaper. Tem tudo que os outros tem, e é gratuito.

      Um grande abraço!

  15. Olá , eu tou fazendo tudo como vc teve explicando mas quando vou gravar a minha voz está a ser gravada pelo mic do pc e não pelo mic que eu liguei na mesa ?

    • Fala, Aleksi! Tudo bom?

      Qual programa de áudio vc está usando? Você precisa acessar as configurações de áudio deste programa e alterar a entrada de áudio de “Microfone integrado” para “Line in”. Estes nomes variam de acordo com o computador, com a placa de áudio, etc., mas são bem similares, e vc com certeza irá identificar facilmente.

      Um grande abraço!

  16. Amigo, mais uma pergunta no programa som de forge 9.0 tem como eu gravar vós e teclado com
    a mesa behringer e o computador windos 7? Se estiver mim esprique como, por favor porque quero tirar minha duvida, tentei gravar mais só que avós ficou bem mais baixa que o som do teclado.

    • Fala, Marconi! Tem como gravar sim! Vc usa alguma interface ou só a mesa?

      Se for só a mesa, vc vai ter que configurar duas pistas no Sound Forge pra receber os dois canais de entrada da sua placa de som do computador.

      Aí, na mesa, vc joga o botão de pan todo para a esquerda de um dos canais, e o outro canal vc joga todo para a direita.

      No Sound Forge, se a pista 1 estiver configurada pra receber o canal LEFT (esquerdo), aquele canal que vc virou o PAN pra esquerda vai ser gravado na pista 1. O mesmo acontece com a pista 2 e o PAN pra direita!

      Se não entender, me avise. Eu te explico até com vídeo, mas o importante é que você entenda!

      Um grande abraço!

  17. ola brother beleza? vc da uma dica legal de como gravar o audio direto da mesa sem usar interface, mais ai que entra minha duvida, esse meio de gravacao pode prejudicar meu computador?

    • Fala, Alexandre!

      Usei o Audacity. Não conheço nenhum programa que faça isso automaticamente, mas o Studio One tem modelos de sessão, onde vc pode abrir a sessão modelo, com as pistas já criadas e com efeitos, e aí é só gravar cada instrumento na pista correspondente (ele abre uma pra voz e outra pra violão).

      Um grande abraço!

    • Fala, Fagner!

      Só com interface de áudio multitrack! Você pode adquirir uma placa de áudio M-Audio Delta 1010 e ligar 8 saídas Direct Out da mesa nas 8 entradas da placa.

      Mas pra isso sua mesa precisa ter as Direct Out, você precisa da placa de áudio e de um computador com slot PCI disponível pra instalar!

      Eu recomendo que você adquira uma PreSonus AudioBox 1818 VSL. Se sua mesa de som tiver os 8 direct out, ainda assim você pode ligá-la na interface e usar a mesa!

      Um grande abraço!

    • Tem sim, John!

      Não vai ficar legal, e você pode acabar queimando a placa do computador. Mas você pode ligar a saída estéreo (MAIN OUT) da mesa na entrada LINE do computador (geralmente de cor azul).

      Aí vc vai precisar de um cabo em “Y”, que em uma das pontas seja P2 estéreo, e nas outras duas P10 mono.

      Abcs!!

  18. Olá Robson tudo bom?

    Eu faço parte da equipe de som da minha igreja e a minha idéia é de gravar os cultos e tudo oque passar por ele.
    Só queria entender qual a diferença de gravar o som direto da mesa para o computador (usando a entra do fone da mesa) e a diferença de gravação usando uma interface usb.
    A parte de gravar direto da mesa eu até entendi mas eu queria saber no que essa interface iria me ajudar na gravação do audio.

    Uma braço!

    • Fala Marco, tudo bom? Espero que sim!

      Basicamente a diferença entre gravar com a interface e gravar direto da mesa vai estar na qualidade do audio.

      O driver de audio do computador, que é usado pra fazer a comunicação com a placa de audio, é bem simples, e pode não aguentar muito tempo de gravação, causando drop outs, falhas e até mesmo parando de gravar do nada…

      Com a interface você resolve esse problema de interrupção, além de chiados, delays, etc.

      Um abraço!

  19. Pingback: caixa de som para contra baixo

  20. Robson, tudo bom? Espero que sim!

    Depende da forma como vc quer gravar. O mais barato possível são as mesas Behringer XENYX FX, das que vem com uma interface UCA.

    Mas pra isso vc vai precisar deixar o som redondo já na mesa de som, e só então vc vai gravar legal!

    Uma opção diferente, porém muito mais cara, é usar interfaces multicanal. Com uma dessas voce grava e depois edita. Aí é bem mais fácil conseguir som de qualidade!

    Um exemplo é a Presonus Firestudio Project.

    Um grande abraço!

  21. oi meu nome robson tenho uma duvida eu tenho uma g2.1u da zoom e uma ibanez370dx e um ampli gs160da meteoro gostaria de saber como faço para gravar um instrumento por ves caseiro mesmo com a minha banda o q eu preciso comprar de mais barato em relaçao de mesa de som. meu imail e robson.a_oliveira@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *