11/04/10
Mesas de Som - Principios Basicos

Sobre mesa de som – parte 1 – Pra que serve, canal da mesa, controles basicos

Considero que um dos equipamentos mais importante em um home studio é a mesa de som. É nela que tudo se mistura e vira um só.

Tanto faz se é  mesa de som analógica, mesa digital, mesa amplificada, mesa de som virtual… a função é a mesma: misturar todos os sons.

A ideia desta série de postagens é explicar sobre o como funciona uma mesa de som de forma geral. Pretendo também exemplificar algumas aplicações da mesa de som em um home studio, ou em gravação de show ao vivo.

Também vou falar sobre alguns modelos de mesa no mercado, quais suas particularidades, vantagens e desvantagens.

Como este assunto é extenso, resolvi dividir em partes.  Nesta primeira parte, começaremos com o básico: quais são os controles básicos de uma mesa de som.

Os controles abordados neste artigo serão os básicos de um Channel Strip: controle de ganho (ou controle de TRIM), equalizador, atenuador de graves (ou filtro passa-altas, ou LOW CUT), mandadas de efeito (FX SEND), Insert, panorama (ou PAN), volume e MAIN OUT (saída principal).

O que faz uma mesa de som?

A mesa de som tem diversas aplicações. Mas o princípio básico é misturar os sons que entram nela por seus canais.

As mesas mais comuns vem somente com canais para conectores P10. Outras, mais sofisticadas (mas nem sempre mais caras) vem com conectores XLR. Leia este artigo para entender mais sobre os conectores de audio.

Mesa de som Wattsom MXs 6 III

Mesa de som Wattsom MXs 6 III

Mesa Behringer Xenyx

Mesa Behringer Xenyx – exemplo de mesa com canal XLR

Cada canal da mesa de som pode possuir duas possibilidades de conexão: uma com conector XLR, para microfones, e outra com conector P10 para entrada nível de linha.

As entradas de microfone possuem um pré-amplificador. Isto por que o microfone envia um sinal extremamente baixo para a mesa de som, e esse sinal precisa ser aumentado (amplificado) até chegar a um nível audível.

Nota: Em alguns casos, as mesas de som vem com conectores P10 que recebem sinal de microfone (ou seja, esta entrada é pré amplificada, como acontece nos conectores XLR).

O que é Channel Strip

Channel strip é o caminho que o sinal de audio percorre em um canal da mesa de som. Neste caminho, o sinal de audio pode passar por diversos processamentos, como equalizador, processador de dinâmica (compressor), e pode ser enviado para outras partes da mesa, através dos FX SEND.

Confira na imagem abaixo um CHANNEL STRIP destacado:

Channel Strip da Mesa Behringer Xenyx 1002

Channel Strip da Mesa Behringer Xenyx 1002

Na imagem acima, destaquei com um quadro vermelho o channel strip do canal 1. O audio entra pelo conector XLR, é amplificado pelo pré-amplificador da mesa de som (regulado pelo controle preto de TRIM), passa pelo equalizador, passa pelos controles de mandadas FX e PAN (panorama), e por último passa pelo controle de volume geral (o knob branco), que em alguns casos são controlados por controles deslizantes (faders). Nesta etapa, após passar pelo controle de volume, o sinal de audio é enviado para a saída principal (MAIN OUT).

Veja abaixo a definição de alguns controles que você irá encontrar no channel strip:

  • Controle de Ganho (ou controle de TRIM ): regula o ganho do sinal. Em outras palavras, controla o quanto o sinal vai ser pré-amplificado.
  • Equalizador: o sinal pode ser modificado em três bandas (no caso desta mesa de som na imagem): agudos, médios e graves. Esses três knobs regulam o ganho ou a atenuação em determinada  faixa de frequências. Consulte o manual da sua mesa de som para saber quais são as frequencias atingidas por este controle.
  • Filtro de passa-altas (ou botão de LOW CUT): serve para fazer uma atenuação acentuada nas frequências sub graves. Ideal para evitar interferências de frequências graves na gravação, como barulhos de pisadas no chão, batidas acidentais no pedestal de microfone, entre outros. Geralmente, o corte é feito por volta de 80 Hz. Não significa que todas as frequências antes dos 80 Hz irão ser canceladas, mas significa que a partir de 80 Hz para trás, as frequencias sofrem uma atenuação acentuada (cerca de 24 dB por oitava).
  • Mandada de efeito (ou FX Send): regula o quanto de sinal de audio irá ser destinado para a saída FX da mesa de som. O audio sai pelo FX Send da mesa geralmente para algum aparelho processador de efeitos externo, onde é processado e retorna à mesa de som por um outro canal da mesa. Existem mesas com entradas FX Return, onde o audio processado retorna para a mesa de som.
  • Inserção de efeito (ou INSERT): Algumas mesas de som possuem uma conexão Insert em cada canal. O Insert é uma conexão de 2 vias (estéreo), onde por uma via o áudio sai para o aparelho processador de efeitos, é processado e retorna para a mesma conexão, através da segunda via. Este tipo de conexão é feito com cabos especiais, estéreos, chamados “cabos Y”.
  • Panorama (ou PAN): com este controle, você irá “direcionar” o audio para o canal esquerdo ou direito da mesa. Com este controle você tem a possibilidade de trabalhar o estéreo do áudio, ou seja, o palco sonoro. Pode posicionar os instrumentos para que sejam audíveis em determinado lado da música. Você pode também, por exemplo, ligar no primeiro canal o microfone do vocal principal e jogá-lo 100% para a saída do lado direito (canal R, ou Right, que em inglês significa “direita”), e no segundo canal ligar outro microfone, do backing vocal, e jogá-lo 100% para a saída da esquerda (canal L, ou Left, que em inglês significa “esquerda”).
  • Volume: neste controle é regulado a quantidade de sinal processado que vai para a saída principal (ou “main out“), que é onde todos os canais da mesa são misturados. A diferença deste controle para o controle de ganho (ou controle de TRIM) é que este não controla a amplificação do sinal de audio. Ele simplesmente controla a quantidade de sinal do audio que vai ser direcionado para o canal Main Out.
  • Saída principal (ou saída MASTER, ou MAIN OUT): É este canal que joga o som da mesa para os conectores da saída, que são ligados nos amplificadores ou caixas de som amplificadas.

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Bom galera, nos próximo post vamos falar sobre os canais estéreos da mesa de som!

Keep Recordin’
Michael Nascimento

 

(Este artigo foi atualizado em 31/05/2013.)

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Comentários

  1. Ola amigo,

    Excelente esse seu artigo, parabéns mesmo.

    Estou iniciando um projeto um pouco novo e gostaria de sua ajuda tá.

    Irei explicar meu setup e cenário para vc entender….
    Irei transmitir eventos e palestras ao vivo, comprei uma filmadora simples Canon Full HD com saída HDMI, usarei uma placa de captura da Blackmagic que captará a imagem vinda da filmadora e em relação ao audio, essa placa tem entrada RCA, que ja sei que posso conectar um par de RCA nele para capturar o audio da mesa de som. Usarei o software OBS Studio para transmitir no facebook.

    Agora vem a questão, pois pesquisei e não achei ainda dicas e macetes 100% convincentes, acredito que irei conseguir aqui.
    Geralmente eu ficarei distante do palco, preciso de uma disponibilidade de 20m de distancia da mesa de som. Quero capturar nessas palestras, tanto o palestrante quando for falar, como tbm apresentações musicais, onde grupos musicais de umas 7 pessoas, 2 violões, etc… irão se apresentar.

    Abaixo seguem minhas duvidas:

    1 – Devido a distancia, eu posso ir na eletrônica e pedir para fazer um cabo RCA/RCA de 20m para conectar na minha placa… Eu terei perca de sinal e ruído? Eu acredito que sim, mas queria uma opinião que quem realmente sabe.

    2 – Seria melhor eu comprar uma mesa de som simples, como por exemplo a Behringer Xenyx 502 e ligar a saída main out da mesa de som que irei capturar(não sei qual conector, acho que P/10 ou XLR) na entrada Line In 1(P10) da minha behringer e da minha mesma mesa behringer, ligar a saída RCA na minha placa de captura? Dessa forma, eu poderia comprar um cabo de 20m? Eliminaria a possibilidade de ruídos e perca de sinal?

    3 – outra opcao seria por exemplo, semelhante a duvida 2, ao invés da mesa de som, usar uma interface de audio behringer U-Phoria UM2. Serviria tbm? A entrada principal dessa interface Mic/Line1 recebe sinal estéreo da mesa de som tranquilamente?

    Me ajuda nessa duvida, sei que vc entende bem desse assunto!!
    Lembre-se de que preciso de ate 20m de distancias ta!!!!

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