11/04/10
Mesas de Som - Principios Basicos

Sobre mesa de som – parte 1 – Pra que serve, canal da mesa, controles basicos

Considero que um dos equipamentos mais importante em um home studio é a mesa de som. É nela que tudo se mistura e vira um só.

Tanto faz se é  mesa de som analógica, mesa digital, mesa amplificada, mesa de som virtual… a função é a mesma: misturar todos os sons.

A ideia desta série de postagens é explicar sobre o como funciona uma mesa de som de forma geral. Pretendo também exemplificar algumas aplicações da mesa de som em um home studio, ou em gravação de show ao vivo.

Também vou falar sobre alguns modelos de mesa no mercado, quais suas particularidades, vantagens e desvantagens.

Como este assunto é extenso, resolvi dividir em partes.  Nesta primeira parte, começaremos com o básico: quais são os controles básicos de uma mesa de som.

Os controles abordados neste artigo serão os básicos de um Channel Strip: controle de ganho (ou controle de TRIM), equalizador, atenuador de graves (ou filtro passa-altas, ou LOW CUT), mandadas de efeito (FX SEND), Insert, panorama (ou PAN), volume e MAIN OUT (saída principal).

O que faz uma mesa de som?

A mesa de som tem diversas aplicações. Mas o princípio básico é misturar os sons que entram nela por seus canais.

As mesas mais comuns vem somente com canais para conectores P10. Outras, mais sofisticadas (mas nem sempre mais caras) vem com conectores XLR. Leia este artigo para entender mais sobre os conectores de audio.

Mesa de som Wattsom MXs 6 III

Mesa de som Wattsom MXs 6 III

Mesa Behringer Xenyx

Mesa Behringer Xenyx – exemplo de mesa com canal XLR

Cada canal da mesa de som pode possuir duas possibilidades de conexão: uma com conector XLR, para microfones, e outra com conector P10 para entrada nível de linha.

As entradas de microfone possuem um pré-amplificador. Isto por que o microfone envia um sinal extremamente baixo para a mesa de som, e esse sinal precisa ser aumentado (amplificado) até chegar a um nível audível.

Nota: Em alguns casos, as mesas de som vem com conectores P10 que recebem sinal de microfone (ou seja, esta entrada é pré amplificada, como acontece nos conectores XLR).

O que é Channel Strip

Channel strip é o caminho que o sinal de audio percorre em um canal da mesa de som. Neste caminho, o sinal de audio pode passar por diversos processamentos, como equalizador, processador de dinâmica (compressor), e pode ser enviado para outras partes da mesa, através dos FX SEND.

Confira na imagem abaixo um CHANNEL STRIP destacado:

Channel Strip da Mesa Behringer Xenyx 1002

Channel Strip da Mesa Behringer Xenyx 1002

Na imagem acima, destaquei com um quadro vermelho o channel strip do canal 1. O audio entra pelo conector XLR, é amplificado pelo pré-amplificador da mesa de som (regulado pelo controle preto de TRIM), passa pelo equalizador, passa pelos controles de mandadas FX e PAN (panorama), e por último passa pelo controle de volume geral (o knob branco), que em alguns casos são controlados por controles deslizantes (faders). Nesta etapa, após passar pelo controle de volume, o sinal de audio é enviado para a saída principal (MAIN OUT).

Veja abaixo a definição de alguns controles que você irá encontrar no channel strip:

  • Controle de Ganho (ou controle de TRIM ): regula o ganho do sinal. Em outras palavras, controla o quanto o sinal vai ser pré-amplificado.
  • Equalizador: o sinal pode ser modificado em três bandas (no caso desta mesa de som na imagem): agudos, médios e graves. Esses três knobs regulam o ganho ou a atenuação em determinada  faixa de frequências. Consulte o manual da sua mesa de som para saber quais são as frequencias atingidas por este controle.
  • Filtro de passa-altas (ou botão de LOW CUT): serve para fazer uma atenuação acentuada nas frequências sub graves. Ideal para evitar interferências de frequências graves na gravação, como barulhos de pisadas no chão, batidas acidentais no pedestal de microfone, entre outros. Geralmente, o corte é feito por volta de 80 Hz. Não significa que todas as frequências antes dos 80 Hz irão ser canceladas, mas significa que a partir de 80 Hz para trás, as frequencias sofrem uma atenuação acentuada (cerca de 24 dB por oitava).
  • Mandada de efeito (ou FX Send): regula o quanto de sinal de audio irá ser destinado para a saída FX da mesa de som. O audio sai pelo FX Send da mesa geralmente para algum aparelho processador de efeitos externo, onde é processado e retorna à mesa de som por um outro canal da mesa. Existem mesas com entradas FX Return, onde o audio processado retorna para a mesa de som.
  • Inserção de efeito (ou INSERT): Algumas mesas de som possuem uma conexão Insert em cada canal. O Insert é uma conexão de 2 vias (estéreo), onde por uma via o áudio sai para o aparelho processador de efeitos, é processado e retorna para a mesma conexão, através da segunda via. Este tipo de conexão é feito com cabos especiais, estéreos, chamados “cabos Y”.
  • Panorama (ou PAN): com este controle, você irá “direcionar” o audio para o canal esquerdo ou direito da mesa. Com este controle você tem a possibilidade de trabalhar o estéreo do áudio, ou seja, o palco sonoro. Pode posicionar os instrumentos para que sejam audíveis em determinado lado da música. Você pode também, por exemplo, ligar no primeiro canal o microfone do vocal principal e jogá-lo 100% para a saída do lado direito (canal R, ou Right, que em inglês significa “direita”), e no segundo canal ligar outro microfone, do backing vocal, e jogá-lo 100% para a saída da esquerda (canal L, ou Left, que em inglês significa “esquerda”).
  • Volume: neste controle é regulado a quantidade de sinal processado que vai para a saída principal (ou “main out“), que é onde todos os canais da mesa são misturados. A diferença deste controle para o controle de ganho (ou controle de TRIM) é que este não controla a amplificação do sinal de audio. Ele simplesmente controla a quantidade de sinal do audio que vai ser direcionado para o canal Main Out.
  • Saída principal (ou saída MASTER, ou MAIN OUT): É este canal que joga o som da mesa para os conectores da saída, que são ligados nos amplificadores ou caixas de som amplificadas.

———————

Bom galera, nos próximo post vamos falar sobre os canais estéreos da mesa de som!

Keep Recordin’
Michael Nascimento

 

(Este artigo foi atualizado em 31/05/2013.)

Tags:, ,

Artigos relacionados

Comentários

  1. Olá Michael, Boa Tarde!
    Michael, comprei uma mesa de som, Wattson, Cicloton, MXM6SA e não tenho conhecimento algum de como conectar o microfone, entre outras coisa nela. Vale lembrar que já tentei de várias formas, li o manual, mas não estou conseguindo, você poderia me descrever o passo à passo de como conectar o microfone pelo menos, pois a guitarra já consegui.
    Obrigado, aguardo retorno!
    Carlos Fonseca

  2. boa noite.. gostaria muito de uma resposta… eu tenho uma controladora midi profissional, ela tem várias saídas, as saídas master são 4 porém, são 2 com plug banana e + 2 com plug rca, minha dúvida é se por acaso eu quiser fazer a loucura de ligar 4 caixas amplificadas ativas uma em cada saída, corro algum risco de danificar minha controladora? obrigado.. ainda não tentei fazer isso sempre uso duas caixas e ligo em 1 dos pares de saida, acabo escolhendo as rca ou banana depende do cabo que estou utilizando no dia porém vou precisar levar meu som de casa que tem entrada aux. para o som ajudar na potencia em local aberto, valeu.

  3. Olá Michel,

    Estou comprando uma Mesa De Som Behringer Xenyx X1622usb e tenho algumas dúvidas. A principal é que notei que a mesma possui 4 canais mono e o restante estéreo. Caso queria ligar mais um violão ou voz além dos 4 canais mono, como faço? Se liga no L ou R, o som do violão ou voz sairão nos dois lados do MAIN? Existem saídas e volumes SUB, para que servem?

    Desde já agradeço.

  4. Olá… utilizo um notebook ligado a uma mesa Behringer 10 canais e esta ligada á uma Caixa Staner 315 A amplificada. A saída do note é p2 estéro que entra na mesa com dois (02) conectores p10 ( logo abaixo das conexões XLR) e a saída Main out da mesa entra no Staner via RCA. PERGUNTA: HÁ UM OUTRO TIPO DE CONEXÃO MAIS ADEQUADA NESTE CASO? De vez em quando o Led dos botões PAN piscam… o que está acontecendo pra isso ocorrer? Quais as dicas para melhor desempenho nesta situação que utilizo? Muito obrigado pela ajuda.

    • complementando meu post…. na mesa Behringer que utilizo, costumo conectar o cabo conector p2 estéro do note na mesa de som através de dois conectores p10. será que não é necessário dois? utilizo apenas UMA CAIXA MONO…. então poderia conectar apenas UM p10 na mesa… ou preciso conectar os dois.. porque vou equalizando o som nas duas colunas… tudo pareado…

  5. Boa tarde, cara eu tenho uma mesa de som coisa simples com 6 canais de entrada de microfone, meio antiga, tenho uma smart tv e algumas caixas de som conectadas a mesa, é possivel eu mandar o som da tv para a mesa e assim o som sair pelas caixas?

  6. Prezado Michel, tenho uma rede de computadores e estou estudado para utilizar uma mesa de som digital em um dos computadores para transmitir o áudio do microfone dos outros computadores da rede nas caixas de som do computador com a mesa digital. É possível realizar esta tarefa? Na minha imaginação, com estão na mesma rede e se tiver algum software que disponibilize as entrada de áudio para definir o IP dos outros computadores eu poderia gerenciar e sair o som nas caixas conectadas a ele.

  7. Comprei um microfone condenser e agora gostaria de ter o efeito reverb, mas não sei como passar pelo reverb antes de ir pra mesa, pois o mesmo só funciona com cabo XLR direto na mesa por causa do phantom . Minha mesa é uma UB 1202 Behringer. Pode me ajudar?

    • Fala, cesar!

      Vc vai precisar ligar o aparelho de reverb através da saída “FX SEND” da sua mesa. O retorno do aparelho para a mesa deve ser ligado em um dos canais da mesa disponíveis.

      Vc controla a quantidade de sinal que vai de determinado canal para o FX SEND através do controle FX.

      Qualquer coisa, estamos aqui!

      Grande abraço!

    • Olá, tenho uma dúvida.
      Tenho uma mesa de som Xenyx 1204FX, gostaria de fazer gravação de audio em varios canais pelo PC, utilizo o Reaper para gravar, existe algum recurso que faz com que eu possa gravar uns 4 canais ao mesmo tempo em faixas diferentes no Reaper?
      Eu sei que posso utilizar um U-control UCA222 para gravar canal por canal, mas e quando eu quizer gravar a bateria microfonada?

      Grato

  8. bom dia
    Tenho uma duvida precisava enviar o áudio de musicas do meu pc para mesa de som repassar as caixas de som. Qual entrada eu conecto da mesa de som que é uma Ciclotron Wattson antiga

  9. Bom dia, sou leigo somos de uma igreja pequena e estamos pensando em comprar um mesa de som de 24 ou 32 canais, pois estamos montando o louvor e precisaremos comprar instrumentos também.
    Waldman Mixer de 32 Canais 4-Bus KSL 32.4UFX , é uma boa mesa? Fácil manutenção?
    Ciclotron Mesa de Som CSM-24 A6 II
    Grato,
    Arnaldo Lustosa

  10. Bom como eu poderia colocar 02 caixas amplificadas e um notebook numa mesa de som.
    Obs: não tenho a mesa de som irei comprar. Pode me sujerir uma de baixo custo.

  11. Tenho mais uma dúvida Michael,
    Estou em um dilema daqueles, preciso fazer minhas gravações de locução publicitária, tenho uma boa mesa, uso a interface UCA 222 da Behringer, porém não tenho um ambiente com acústica tratada nem isolada, e pra piorar meu notebook tem um cooler muito forte, e o som do vento está sendo captado; mesmo usando um gate o ruído continua.
    Tem algum plugin ou alguma forma de eliminar este ruído do vento excessivo?

  12. Olá Michael,
    Não sei se poderá me ajudar, mas tenho uma dúvida, comprei recentemente uma mesa Xenix 1002 FX, no cabo dela informa a Voltagem de 230V, gostaria de saber o que preciso fazer para conseguir usá-la como mixer em meu carro de som!?

    Desde já agradeço!

  13. Olá, bom dia!

    Tenho uma dúvida: quanto a comprar um monitor, que nem o Yamaha HS8… É caro pra caramba. Mas é estritamente necessário? Um bom headphone não dá conta?

    • Fala Leonardo!

      Eu não recomendo você a comprar um monitor, a não ser que vc tenha uma boa sala de audição para poder aproveitar tudo o que um monitor desse tem a oferecer.

      Você costuma ouvir música em caixas de som? Essas caixas de som que você já usa são as ideais. Você já está acostumado com elas.

      Sobre os fones, vale muito a pena. Mas busque um bom fone de ouvido de referência. Geralmente os que são “open back” (aqueles que não são isoladores) são melhores para audição crítica. Não tenha medo de gastar um dinheiro em fones.

      Eu estou juntando uma grana, e pretendo gastar aproximadamente uns mil reais com um bom fone de ouvido. Recomendo isso pra você também. Até lá, use sempre equipamentos com os quais vc já esteja acostumado a ouvir música.

      Grande abraço!!!

  14. Adorei o Site. A gente já era “maluco” …. Agora é que endoidamos de vez!
    Sejam felizes pelos propósitos elencados. Sucesso rapaziada!!! Abraços.

  15. amigo me ajude to quase ficando louco comprei uma xenix qx 1002 usb me falaram ela tinha efeitos mas até jh não consegui achar os efeitos dela ligo ela na potencia e nas caixas, a saída dos cabos eu coloco na principal MAIN OUT mas não vejo efeito algum por favor me de uma luz desde já agradeço abraçosssssssssss

  16. Olá estou querendo comprar uma Behringer Q802 USB para gravar minha gaita junto com um Backingtrack que baixei da net, será que vou consegui um bom áudio, e será que consigo tocar e gravar a gaita diatônica ouvindo o Backingtrack juntos, o microfone que pretendo usar é um shure SM 57
    desde já agradeço

    • Fala, Alexandre!

      Dê uma olhada em interfaces de áudio de 2 canais, como a PreSonus 22VSL. Talvez seja mais útil pra você.

      Mas você consegue gravar tranquilamente com esta mesa, até com boa qualidade. Você também consegue gravar ouvindo a backin track tranquilamente, sem influenciar na sua gravação.

      Um grande abraço!!

      • essa interface iria ajudar muito, mas no momento a mesa Q802 USB é o que cabe no meu orçamento, e estou querendo aprender um pouco de mixagem em mesas analógicas, alem de meu uso também será mais caseiro, ligar um TV para ouvir no fone do PC, e poder conectar outros aparelhos alem da TV, obrigado por tirar minha duvida.
        Parabéns pelo site.

    • Fala, Anderson! Tudo certinho?

      Depende muito da melhora que vc busca. Você precisa ser mais específico. Uma dica de equipamento que você pode ligar no FX Send/Return da sua mesa é um reverber, ou um processador de efeitos digitais qualquer.

      Um grande abraço!!

      • td bem! no começo quando comprei pra min era novidade tava lindo kkkkk mais agora ja quero algo a mais achei o audio dessa mesa q802 muito ruim acho que esse processador de efeitos é interessante mais utilizo os efeitos do programa (editor) vc acha que tem alguma diferença entre o “processador e o editor“? quero melhorar o audio porque utilizo essa mesa pra gravação com playback e voz, e tbm violão e voz, tenho essa mesa um condessador b1, headfone akg, monitores muito bons. abraço!

        • Fala Anderson! Tudo certo?

          Você usa o audacity? Os plugins dele não são muito bons. A mesa que você está usando é ótima! Vc só precisa de um pouco mais de prática.

          Seu equipo tbm está ótimo pra quem tá começando a mexer com gravação.

          Grande abraço!

  17. olá tenho duvida sobre fx send que aparelho conecto e que aparelho posso comprar pra melhorar o audio da mesa que é a msm que esta na foto q802 usb

    • td bem! achei o audio dessa mesa q802 muito ruim acho que esse processador de efeitos é interessante mais utilizo os efeitos do programa (editor) vc acha que tem alguma diferença? quero melhorar o audio porque utilizo essa mesa pra gravação com playback e voz tenho essa mesa e um condessador b1,tenho monitores muito bons. abraço!

  18. Olá Michael,
    Tenho uma dúvida:quero montar um som bom e potente.Uma mesa de 2 canais seria de bom tamanho,visto que não utilizarei microfone?Qualquer coisa a marca e o modelo da mesa é Nanomix na202r.Agradeço pela atenção.

  19. Ola, adorei suas informações, tenho uma duvida, consigo plugar a uca 222 na mesa 302 usb da behringer? consigo deixar tanto a uca e a mesa configuradas no sonar? para gravar os vst pela uca e o violao e voz pela mesa? sou bem leigo em parte tecnica!! vlw

    • Fala, Daniel!

      Pra gravar VST você diz gravar um teclado MIDI e fazer o som do teclado no PC? Se for isso, você precisa de uma interface MIDI, como a E.R. Pires PRELUDE CONECTA.

      Pra você ligar a mesa à interface, use a saída REC OUT da mesa na entrada da UCA, e a saída da UCA você vai ligar no TAPE IN da mesa (rec out e tape in são os conectores vermelho e branco em RCA)

      Qualquer coisa, é só perguntar!

      Grande abraço!

  20. Pingback: Subgrupos na mesa de som (vídeo) - Dicas de Subgrupos de Mixagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *