perm_identity event

Review: Studio One PreSonus Parte 1

 O programa Studio One, produzido pela PreSonus, é mais uma opção de DAW no mercado. Ele vem na versão Musician (uma versão menos completa) em praticamente todos os hardwares de gravação da PreSonus, que alias é uma ótima marca. Resolvi baixar e fazer um review.

Tentarei fazer algo bem completo e descomplicado. Nunca fiz review na vida, então dêem um desconto! rs Enquanto eu fuço o programa eu vou escrevendo, então provavelmente vcs verão reações de surpresas no post! rs Não liguem, eu sou anormal assim mesmo.



..:: O que diz a fabricante ::..

A empresa promete um software fácil de se usar, leve e simples. De fato o programa é leve, 49 Mb de download.

Ela também apresenta a funcionalidade “drag and drop” (arraste e solte) como um diferencial do software. Praticamente tudo no programa é assim. Criou um preset de plug-in? Ele vai ficar em uma barra de explorer no canto direito. Quer aplicar esse preset em um outro canal? Clique e arraste, jogue em cima do canal. Não precisa nem ter salvo o preset. Ou então clique no plug-in de um canal e arraste para o outro. Ele vai duplicar.

Também temos promessas de interface grafica limpa, de facil localização das principais funções. Pra ser mais prático, vou traduzir da página deles:

Elegante estação de trabalho do tipo single-window (uma janela)
Poderosa função arraste-e-solte
Tracks de audio, midi, bus, canais FX ilimitados
Buscador de Conteúdo com um filtro de busca e um player de pré-visualização
Compensação de delay automática
Automação avançada
Processamento de audio em 32 bits
Função “side-chain” fácil de usar (nota: side-chain é uma função bastante utilizada em compressores)

Ah, e por aí vai… não quero perder muito tempo com isso, vamos investir nas minhas impressões! Mais info? Clique aqui e vá para a página da PreSonus!

..:: O que diz esse que vos escreve::..

Primeiras impressões:
Fui surpreendido por 49 megas de download! Um sistema não muito complicado de registro, mas que deve dar a segurança perfeita contra pirataria, foi o requisito para o download. Achei até divertido fazer o registro, sentir pela primeira vez na vida que eu estava fazendo a coisa certa! rs

 A instalação foi simples. Executei o software, dei de cara com a tela de registro novamente, porém dessa vez foi só colocar a senha, o usuário e o activation code que recebi por e-mail para o programa iniciar. Meu nome até apareceu nele! “Licensed by Michael Nascimento” rs

O programa já fez uma busca pelos plug-ins de audio que tenho no computador. Aqui vai uma info importante: ele não carrega qualquer plug-in! A não ser que vc tenha todos os seus plug-ins devidamente pagos e registrados, o Studio One detecta algumas falhas de registro (principalmente naqueles que usam iLock para funcionar) e avisa que o produto está com a licensa errada. Tudo bem, é só cancelar que ele continua carregando o prorgama, mas esses plug-ins vão ficar indisponíveis.

A tela inicial é de um profile do tipo orkut: vc coloca o seu nome, seu website, o gênero da sua produção e uma foto. Já nessa página vc também configura seu áudio.

Aqui vc já tem as opções “Create a New Project”, “Create a New Song” e a “Open an existing song or project”. Com mais calma eu vou fuçar todas elas.

Criando um novo projeto:
Até agora estou surpreendido com a interface visual do programa. Achei bem simples e bem legal!
Cliquei no Create a New Project, e uma janela abriu para eu escolher nome, local para salvar, etc. como todos os DAW fazem. Ah, o sample rate também é configurado aqui (sample rate do projeto que estou iniciando!)

Continua…
(clique aqui para ir para a segunda parte)

TAGS:
Artigos relacionados