perm_identity event

Acústica: qual a importância?

Que tal discutirmos sobre acústica no fórum? Clique aqui!

Escuto muito por aí sobre “comprar os melhores monitores para ouvir o som mais flat possível”. Tambem  ouço muito “comprar microfones Neumman para gravar exatamente o que é produzido”.

Galera, prestem atenção: o som que escutamos é completamente alterado pelo ambiente!

E vcs devem estar pensando: “o que que um microfone tem a ver com isso?”


…:::O microfone:::…

O microfone é um instrumento que funciona como o ouvido humano. Capta as ondas sonoras que chegam até ele.

Todo som que produzimos dentro de um determinado espaço sofre influencia dele. As ondas saem do instrumento transmissor (que pode ser um violão, uma bateria ou alguem cantando) e corre para todos os lados. Batem nas paredes, tetos, armarios, até em uma moeda encostada no chão, e refletem para as mais diversas direções, causando interferencias, filtro-pentes, cancelamentos de fase…

Enfim, uma guerra acústica acontece dentro de um ambiente sempre que um som é reproduzido nele!

O microfone, assim como o ouvido, vai captar o som em um determinado pontoo (onde ele está posicionado). Todas as reflexões e problemas acústicos que chegarem até ele vão ser captados também.

Por isso, não pense que se suas gravações estão saindo errado, é culpa do seu equipamento. Não ache que gastar 9 mil reais em um Neumman vai melhorar em 200% a qualidade do audio.

..:: Monitores ::..

Agora imaginem: o som captado pelo microfone sofreu fortes influencias da sala onde foi utilizado. Esse som vai para o seu equipamento, é digitalizado, processado, e volta para os monitores.

Ao sair deles, o som corre por todas as direções.

Agora respondam a minha pergunta: vcs acham que com um Genelec da vida em uma sala acústicamente prejudicada vcs vão estar ouvindo exatamente o que foi gravado?

Um ponto para quem responder um enorme “NÃAAAAAAAAAAAAAAAAO“!

É claro, monitores com resposta plana vão dar um resultado mais próximo da realidade. Se vc comprar monitores baratos e unir à uma sala acústicamente prejudicada, vc vai notar que o que parecia soar maravilhoso em sua sala de mix vai soar estraordinariamente horrível no ambiente em que vc está acostumado a ouvir suas músicas. Duvida? Faça o teste!

…::: Tratamento Acústico x Isolamento Acústico :::..

Passei grande parte da minha vida defendendo que “aquelas caixas de ovo de nada adiantam para fazer um tratamento acústico em uma sala”.

Aí vem o paradoxo: CLARO QUE ADIANTAM!

Tudo o que é colocado dentro de um ambiente vai servir como barreira reflexiva para as ondas sonoras. Uma caixa de ovo com aquele formato ondular (ou perfilado, não sei o nome daquilo) vai funcionar como um difusor de ondas. Claro, as ondas agudas serão mais afetadas.

Porém tem uma galera que defende que usar essas caixas vai “abafar” ou vai “isolar” o som.

Como diria o querido Padre Quevedo: “ISSO NON ECZISTE!”

Realmente o fato de as caixas de ovo serem feitas de papelão podem influenciar na absorção de algumas frequencias agudas. Mas não vai isolar o som de forma alguma.

O que isola o som é CONCRETO!!!!!! COOOOOOONCRETO! E outras coisas mais densas que isso. rsrs

Ah, sim, outro meio de isolar o som é o Vácuo, mas ninguem aqui tem dinheiro para construir um estúdio na Lua, correto?

—-

Ah, mais um fator interessante: sabiam que as vezes um isolamento acústico pode atrapalhar um tratamento acústico?

Mas isso é tema para outro dia….

Um abraço a todos, caros Ácaros de estudio!!!

Keep Recordin’
Michael Nascimento.

Sem tags.
Artigos relacionados