08/11/10

Avid anuncia o Pro Tools 9

Recebi um e-mail legal hoje. A empresa AVID, que surgiu da união da Digidesign + M-Audio, anunciou o lançamento do pro-tools.

Como eu só usei a versão 5, não sei como andava esse DAW. Mas vou falar um pouco das novas (ou não) funcionalidades.

O que eu vou escrever é em comparação com o Pro Tools 5 que usei durante meu trabalho em estúdio de dublagem.

..::: Características :::..

Dentre as funcionalidades que vi neste pro-tools, a que achei mais interessante, mas creio que já tenha saído em versões anteriores, é o fato de agora ele usar não só interfaces M-Audio e Digidesign, mas também qualquer outra interface.

O pro-tools também trabalha em Stand Alone. Pelo o que entendo de “stand alone“, agora não é mais necessário nenhum hardware para abrir o programa.

Outra novidade anunciada é a capacidade de pistas. São até 192 pistas de audio, 128 pistas de instrumentos virtuais, 512 pistas MIDI,  256 subgrupos (buses) internos e 160 canais auxiliares. É uma quantidade bem considerável, não? rs

O pro-tools 9 também vem com diversas outras funcionalidades que facilitam várias tarefasdo programa, desde compensação automatica de delay, beat detective em multicanal até ferramentas para auxílio em trabalhos em grupo.

E claro… suporta a tecnologia Pro-Tools HD, que hoje é padrão dos estúdios profissionais de alto gabarito no mundo todo. E que na miiiiiiiinha e só minha opinião, é completamente desnecessário, já que até uns anos atrás muita coisa boa era gravada e esse pro-tools HD nem existia…

Para comprar o software, o consumidor vai desembolsar US$ 599,00 … Na nossa realidade brasileira, isso seria mais ou menos R$ 1020,00, excluindo os possíveis impostos.

A versão de upgrade para HD custa 349 doletas.. Quase 600 reais na cotação do dollar de hoje.

Pra quem quiser mais informações, clique aqui e visite a pagina da AVID Pro-Tools 9.

E pra quem quiser dar uma de doido e já comprar o software, que na minha opinião está bem justo no preço, (página removida pela Avid).

Uma abraço a todos

@MichaelNasci_

Tags:

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *