perm_identity event
Formato FLAC audio

Formato FLAC – Um MP3 que não tem perda de qualidade

O formato FLAC é comum em grandes distribuidores de música como iTunes e Google Music. Mas o que é FLAC? Será que você, simples produtor de música caseira, deve saber como funciona o formato FLAC?

Este artigo pretende iluminar toda escuridão por trás deste formato de arquivo de áudioFLAC - Formato de Audio Sem Perdas

Contextualizando o formato FLAC

O FLAC, ou Free Lossless Audio Codec (Codec Gratuito de Áudio Sem Perdas) é um formato de arquivo similar ao MP3. É um formato de áudio comprimido, que nos dá a possibilidade de trabalhar com arquivos de menor tamanho, economizando espaço no disco rígido e facilitando a distribuição pela rede.

Diferentemente do formato MP3, o arquivo FLAC não possui perdas na qualidade, ou seja, não haverá nenhum tipo de alteração audível ao ouvinte. Sua distribuição e implementação é livre, não protegido por patentes, e possui código aberto.

O percentual de compressão do Flac pode alcançar 50% do arquivo orginal, em formato CD Wave File. O formato MP3 pode atingir taxas de 80% de compressão.

Por que FLAC é importante

Por ser um formato sem nenhuma perda de áudio, o FLAC torna-se ideal para armazenamento de músicas, principalmente nos casos de backup.

Se um dia você perder o arquivo original, uma cópia em neste é a garantia de uma reprodução exata do arquivo perdido.

É por isso que é sempre importante arquivar, preferencialmente em servidores na nuvem, uma cópia de cada trabalho que você realizar no seu estúdio em formato original e/ou FLAC. Isto pode salvar seu dia ou o seu relacionamento com seu cliente no futuro!

Onde reproduzir arquivos FLAC

Alguns players suportam o formato FLAC nativamente, como o WinAmp e o iTunes.

Correção: o iTunes não suporta nativamente o FLAC, necessitando a instalação de plug-in específico. Agradecimentos ao amigo Gabriel Ribeiro pela informação!

Para reproduzir arquivos FLAC no Windows Media Player, você provavelmente precisará de um pacote de codecs como o Windows Essentials Codec Pack

Se você deseja um programa para converter o este formato de audio para outro formato, como MP3, WAV, WMA, nós sugerimos este: http://www.dbpoweramp.com/

Usei como fonte para este arquivo o site http://flac.sourceforge.net/

Espero ter esclarecido alguma dúvida de vocês!

Para quaisquer outras, sinta-se livre para entrar em contato através do formulário abaixo ou pelo formulário de contato.

Keep Recordin’
Michael Nascimento

TAGS:
Artigos relacionados