20/11/13
Música de Referencia - Qual a sua?

Música de referencia para mixagem – Qual a sua?

O que me inspirou a escrever este artigo sobre música de referencia para mixagem foi um CD de “Greatest Hits” que comprei do cantor brasileiro Lulu Santos.

Qual seu CD ou música de referencia?

Desde quando comecei a aprender gravação musical por conta própria já baseava minhas mixagens em músicas do mercado. Esta idéia ficou consolidada quando fiz meu primeiro curso de produção musical.

No curso, o instrutor importava para a sessão do DAW três referencias musicais para aquela mixagem. Durante o processo, ele “solava” a pista da música de referencia, ouvia, e trabalhava a música a ser mixada em cima desta audição.

Compartilharei com vocês algumas das minhas referencias.

Lulu Santos – Toca Lulu (2012)

Toca Lulu - Lulu Santos

Toca Lulu – Lulu Santos

São 4 discos, com várias músicas gravadas ao vivo. O que mais gostei nesse pacote é que tenho boas referencias de timbragem de congas, contra-baixo e bateria.Além de ser, é claro, uma obra de arte da música brasileira.

Uso como referência para o estilo de música. Um pop-rock moderado nas distorções e no peso. Gosto muito do som ao vivo, e no terceiro CD, dos sons eletrônicos.

Link do iTunes: https://itunes.apple.com/br/album/toca-lulu/id578334576

Pedrito Martinez – The Pedrito Martinez Group (2013)

Pedrito Martinez Group

Pedrito Martinez Group

Gravação de audiófilo. Ouvir este CD com bons fones de ouvido fazem você viajar para dentro da sala de gravação.

Os sons são tão bem equilibrados que você não vai cansar tão fácil de ouvir cada uma das músicas. Uso como referencia para mixagem para percussão em geral.

O grave do cajón em algumas músicas me faz ter vontade de levantar e sair dançando rumba, mesmo sem saber dançar nem o samba brasileiro…

Link do iTunes: https://itunes.apple.com/br/album/the-pedrito-martinez-group/id684264804

Emerson Nogueira – Versão Acústica, vol. 4 (2008)

Emmerson Nogueira - Versão Acústica 4

Emmerson Nogueira – Versão Acústica 4

Fica claro aqui que este CD é minha referencia para sons de violão e harmonização de coral/voz. Até agora não achei um mais interessante para me basear na hora de captar violão!

Link do iTunes: https://itunes.apple.com/br/album/versao-acustica-vol.-4/id315862021

Sambô – Sambô (Ao Vivo) (2012)

Sambo AO VIVO

Sambo AO VIVO

É raro aparecer algum trabalho de pagode/samba. Mas quando eu brinco com amigos, uso este CD como referencia.

A gravação é bem feita, pulsante, com os timbres muito equilibrados e limpos. Gosto bastante!

Link do iTunes: https://itunes.apple.com/br/album/sambo-ao-vivo/id500231384

E você? Quais são as suas referencias? Qual a sua música de referencia e por quê? Não deixe de nos contar!

Tags:, ,

Artigos relacionados

Comentários

  1. Na minha visão uma boa musica para a mixagem é na verdade uma musica que agrade tanto voce quantos os integrantes da banda ou quem quer que seja seu cliente… ele deve decidir qual a característica do som final que ele quer ouvir.. e claro voce como produtor deve opinar mais saber ouvir o cliente tambem….. uma musica de referencia deve ter sempre uma ótima qualidade, mais nem sempre uma boa mixagem…. temos bandas dos anos 80 por exemplo que nao tinham uma boa mixagem mais a musica deles continuam “foda” tem um link com uma aula que encontrei no youtube que acho que tem ótimas dicas sobre esse tema!

    http://escolademusicaeletronica.com.br/5-dicas-para-melhorar-sua-mixagem-e-masterizacao/

  2. Lendo este artigo fiquei com vontade de postar qual foi minha referencia para compor meus Sambas, mas com minha própria originalidade. Eu tenho como referencia o Zéca Pagodinho, Arlindo Cruz, Bezerra da Silva, Martinho da Vila, jorginho do Império. Estes Compositores e interpretes junto com outros antigos que fizeram o Samba de raiz do rio de Janeiro, apesar de eu ser de São Paulo(Cubatão, Baixada Santista, hoje morando no interior de SP-São Carlos), tenho muita referencia destes autores e cantores de samba, porque também em minha época de juventude fui Mestre de bateria na Baixada, tive muita influencia no Samba da X9 do macuco(Alias estou fazendo um Samba pra ela), onde vinham para a escola de samba X9 lá do Rio de Janeiro muitos compositores e sambistas(Da Mangueira, Portela etc..). Então a influencia no ritmo do Samba das escolas da Baixada santista veio também das escolas do Rio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *