16/03/14
Post sobre Isolamento Acústico

Dicas de isolamento acústico para home studio

Uma das dúvidas mais recorrentes no Gravando em Casa é sobre a melhor forma de isolar acusticamente um ambiente.

Os motivos são vários: ruído externo na gravação, vizinhos reclamando do barulho alto, pessoas que moram com crianças ou pessoas doentes. Todos buscam o mesmo objetivo: controlar o som.

Qual o melhor material para isolamento acústico? Construir uma parede de gesso ou madeira ajuda? Isopor para isolamento acústico funciona? Essas e outras dúvidas serão tratadas aqui, agora.

Verdades absolutas sobre isolamento acústico

Quando falamos de transmissão do som, estamos falando de ondas sonoras que são propagadas pelo ar. A movimentação do ar faz com que nosso tímpano se mova, e assim podemos ouvir o som.Ondas SonorasPortanto, para bloquear o som, precisamos bloquear a movimentação do ar. Simples? Nem tanto.

Qualquer objeto que vibra é capaz de mover o ar em torno dele. Uma parede, ao receber uma carga de ar de um lado, vibra e movimenta o ar do outro lado, fazendo com que o som “atravesse”.

Até aqui percebemos duas formas de transmissão do som: pelo ar e pela vibração dos objetos.

Primeiro estágio do isolamento – paredes

Como disse anteriormente, a vibração das paredes faz com que o ar atravesse de um ambiente a outro, mesmo que não haja passagem de ar.

Quanto maior é a resistência à vibração da parede, menor é a transmissão do som para o outro ambiente. Portanto, paredes densas, pesadas, costumam ter maior resistência a transmissão.

Uma forma de se criar uma parede densa é utilizar blocos recheados com areia. Porém, tome cuidado: isso vai depender de cálculos estruturais de engenharia.

Outra forma de segurar a vibração da parede é utilizando material que absorva a energia da onda sonora. Qualquer material que “quebre” as ondas de ar, que retire energia do ar. Aí vale  cortinas, sonex, espumas, colchões ortopédicos, etc.

O que é muito comum de ser feito é o “sanduíche de lã de rocha/vidro”. Entre uma parede de alvenaria e uma dry-wall, usa-se lã de rocha ou lã de vidro.Isolamento acústico - Paredes Separadas

A onda de ar, ao bater na primeira parede (dry-wall), perde pouco de sua energia, e travessa através da vibração. Porém, encontra um material denso e poroso (lã de rocha), que absorve boa parte de sua energia transmitida.

O que não é absorvido chega até a parede de alvenaria, que faz a absorção de mais uma parte do som.

É possível conseguir boa redução do ruído com esta técnica.

Segundo estágio do isolamento – passagem de ar

Para que um isolamento acústico seja efetivo, precisamos verificar todas as possíveis falhas que possibilitarão o ar a passar para o ambiente externo. Os principais elos desta etapa são portas, janelas e ar condicionado.

Se você quer isolar um cômodo da sua casa e não pode lidar com esses objetos, sinto muito: seu isolamento acústico não será tão efetivo.

Existem alternativas às janelas e às portas comuns no mercado, que são preparados para isolar o som. A regra é básica: materiais densos, sem frestas.

Uma boa prática é utilizar contato de borracha com borracha. Por exemplo: em uma porta, utilizar borracha no batente e na folha. Isso vai garantir que o ar não passe.

E a ventilação do estúdio? Vou morrer sufocado lá dentro?

Existem estruturas de ventilação preparadas para absorver as ondas sonoras durante a troca de ar externo e interno. Se seu estúdio é só um hobbie, não compensa nem buscar informações sobre isso.

Trocador de ar

Exemplo de equipamento acústico para troca de ar entre ambientes

O jeito é deixar uma passagem de ar para uma área onde o barulho não seja um incômodo.

Conclusão: será que vale a pena?

Se você realmente quer fazer um isolamento acústico, prepare o bolso. Não é barato, e qualquer solução barata que você encontrar com certeza não vai ser efetiva.

O melhor é isolar as paredes e janelas que estão na direção das fontes sonoras, e negociar com os vizinhos os melhores horários!

Aqui vai um site muito bom, com algumas opções de portas acústicas e acessórios para você usar no seu isolamento acústico: http://www.vibrasom.ind.br/

E você? Fez o isolamento do seu estúdio? Conte como foi!

Tags:,

Artigos relacionados

Comentários

  1. Boa Tarde!
    Sou sindico em um condomínio de casas que possui um salão de festa com cerca de 230m² que possui muito eco tornado insuportável a permanecia no local por muito tempo ; Qual é a melhor forma de acabar ou ao menos diminuir este eco

    Att
    Cleber Augusto

  2. opa,. beleza tudo bem,?
    sou o Rafael ., moro , em embu das artes São Paulo … eu gostaria de saber uma parada sobre as paredes ,. e se vocês puderem, me ajudar ou explicar ,. mandando foto ,. seria eternamente grato,,,
    é tipo assim, eu estou pesquisando sobre home studio a tempos , sei q o bolso tem que estar preparado sim,. porem no caso ,. acho a melhor maneira que eu encontrei é de comprar blocos de cimento e rechear” eles com, areia ou pó de pedra … mais tipo assim, as paredes de espaço que eu tenho pra o meu home studio são germinadas , ou seja , coladas com, 3 vizinhos , na real eu queria saber se eu posso fazer uma outra parede com, um vão de 10 cm., que no caso ,. ja vi varios projetos sendo feitos com, esse vão de 10 cm. ,,, e tipo nesse vão ,. eu poderia ,. estar colocado isopor ou ,. lã de rocha ???.. ( primeiramente peço desculpas pelo texto enorme ,. mai sé uma duvida que eu estou aqui e ninguem, me respondeu ) , continuando ,… por que , é assim, eu estava pensando em fazer o seguinte , fazer mais 4 paredes de bloco de cimento recheadas com areia ou pó de pedra dentro desse espaço ,. e no vão colocar isopor ,, depois da parede feita colocar a lã de rocha depois as placas de gesso e pra finalizar placas de madeira osb” e por ultimo ,. as espumas…
    bom, não sei se o meu projeto esta certo” saka ,.. mais ,. foi o que eu entendi , pesquisando , em sites blogs , etc ..
    no caso só pra finalizar queria saber mesmo ,. se nesse vão de 10cm, da parede feita e a outra a ser construida ,. eu coloco ,. o isopor ,, ou é besteira !? ou ja coloco a lã de rocha ..
    não sei se fui objeto nas palavras mais escrevi do modo q eu estou pensando ,.. peço desculpa pelo testo enorme ,, mai suma vez!
    OBrigado pela atenção … meu tel é 4782 1771 .. meu cel é 986147540 (whatspp ). Valeww.

  3. Ola boa noite!

    Estou fazendo um estudio de 3x4x3,5 (largura, comprimento e altura) metros, onde ja subi as paredes com tijolos comun 8 furos 11,5x19x19cm Cerâmica.

    Vou fazer uma parece com lãn de rocha +!drywall + osb, minha duvida é se fazer ou não o reboco vai fazer alguma diferença (passagem de som para lado externo) no isolamento acústico, local tera somente uma porta sem janelas.

    Onde encontro esse equipamento para troca de ar, qual onnome dele tecnico pois ja pesquisei e nao encontrei nada.

    Uso do estudio sera para musica eletrônica e as frequências sao variadas.

    Obrigado.

  4. Olá. Moro em um sobrado, alugado e desejo transformar um dos cômodos em uma sala ambiente para karaokê. Gostaria de saber quanto custaria mais ou menos para fazer isolamento acústico satisfatório, de modo a não incomodar vizinhos.

  5. Eu tenho uma bandinha de 4 integrantes. Estamos querendo fazer um studio pequeno, nada muito grande por conta de espaço. Queríamos colocar lã de vidro colada direto na parede, e em cima EVA colorido. Isso realmente funciona? Ou é só o povo que fala?
    Obrigado, boa noite, espero a resposta.

  6. Ola! Parabens pela materia! Me escalreceu varias duvidas! Mas tenho uma e achonque junto dela um grande problema! Vou fazer um estudio na minha casa pretendo utilizar os metodos e dicas que voce deu , mas meu problemas é o piso! Pois farei um assoalho de madeira! Pois vai ser no mesanino! Alguma dica para isso?
    Outra coisa, teria outro material que eu poderia substituir pelo gesso ? Tipo aquelas paredes de maderite?(que nao é maderite mas nao sei o nome) abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *