perm_identity event

Como gravar audio da mesa no seu celular

Você anda se perguntando como gravar um audio da mesa de som no celular? Como ligar a mesa de som no celular e fazer a gravação do ensaio da sua banda ou da sua nova composição?

O procedimento que vou mostrar é simples – e pode ser até considerado uma “gambiarra”. Uma adaptação à realidade brasileira de algo que não foi feito pra isso, mas que quebra aquele galho.

A seguir, vou ensinar rapidamente uma forma simples de gravar o audio, usando um cabo de 3 vias que pode ser adaptado de um fone de ouvido de celular velho ou comprado na internet.

Finalmente, ao fim do artigo coloquei alguns exemplos de áudio gravados da mesa de som direto no meu celular, um Motorola Moto G3.

Gravar da mesa de som no celular é difícil?


Não. Você vai conseguir uma qualidade de áudio profissional? Também não. Mas existem situações onde gravar aquela mix que você fez na mesa de som pode ser necessário – ou uma oportunidade de registrar algo importante.

Equipamentos de gravação custam caro, requerem computador (exceto os gravadores portáteis) e são muito especializados, ou possuem limitações. Já a mesa de som você vai ter em mãos em qualquer gig que estiver tocando.

Eu, particularmente, gosto de registrar os ensaios da minha banda, e quando eu comecei a gravar o audio da mesa no celular, tudo se tornou muito mais legal e com melhor qualidade.

O material necessário para gravação

Você vai precisar de uma mesa de som, um celular e um cabo.

Mas não um cabo qualquer: precisa ser um cabo do tipo P2 TRRS (tip, ring, ring, sleeve). Esse cabo geralmente vem com câmeras filmadoras, e possui uma ponta P2 e outra ponta RCA de 3 vias (as famosas vias amarela, vermelha e branca).

Você também pode comprar o cabo em lojas online, através desse link (link de afiliado Loamdee – comprando através desse link, você também ajuda o Gravando em Casa!)

Cabo usado para gravar audio da mesa de som no celuar

Cabo usado para gravar audio da mesa de som no celuar

Caso você tenha alguma habilidade em solda de conectores, também pode fazer um utilizando um cabo de fone de ouvido (daqueles que vem com microfone). Esteja atento se o plug possui dois anéis – precisa ser do tipo TRRS!

Para saber mais sobre mesas de som, veja este artigo sobre mesas de som que criei a algum tempo atrás e ainda faz bastante sucesso aqui no blog.

Qual canal da mesa usar para gravar no celular?

Eu fiz vários testes, e no meu caso a melhor opção foi usar a saída auxiliar AUX 4 (minha mesa de som possui 4 saídas auxiliares). Assim, eu posso fazer uma mixagem de volumes completamente diferente da que está indo para a saída MAIN OUT.

Se você possui uma mesa de som mais simples, é possível utilizar a saída FX, AUX, CONTROL ROOM, etc. Qualquer saída da mesa que tenha um nível de sinal LINE servirá.

Estranhamente no meu caso, a saída REC OUT da mesa não funcionou. Essa saída é uma cópia do sinal MAIN OUT, com conexão RCA. Por isso, precisei usar um adaptador RCA > P10 para a ligação.

Qual aplicativo usado para a gravação

Eu usei um aplicativo chamado Audio Recorder, da Sony. Existe uma infinidade de aplicativos disponíveis nas lojas virtuais, mas achei esse bastante simples de usar e interessante por ter um medidor de nível sonoro.

Aplicativo Audio Recorder da Sony

Aplicativo Audio Recorder da Sony.

Ele também possui um normalizador de audio, que é bom para deixar o nível sonoro padronizado. Você pode gravar várias trilhas com instrumentos e fazer a mixagem no computador posteriormente.

Se você utilizou outro aplicativo, compartilhe com a gente sua experiência!

Alguns testes de gravação no celular

Esses áudios foram gravados no celular ligado à mesa de som. Todos foram gravados utilizando um microfone MXL 990 alimentado pelo phantom power.

Teste de gravação de voz

Teste de gravação de violão

Compartilhe com a gente suas experiências

O objetivo deste artigo foi explicar, de uma forma bastante simples, como eu faço para gravar com o celular os ensaios da minha banda.

Você costuma gravar o audio da mesa de som no seu celular usando algum método diferente? Compartilhe com a gente na nossa página do facebook ou através dos comentários abaixo!

E é isso por hoje.

Keep Recordin’

TAGS:
Artigos relacionados